Resumo: Em decorrência dos intensos declínios da biodiversidade e de habitats, causados pelas atividades humanas nos últimos séculos, este momento tem sido chamado de período de aniquilação biológica. Da Mata Atlântica, um hotspot de biodiversidade do Brasil, apenas 28% de sua área original permanece, e apenas 9% em áreas protegidas. A mudança no uso da terra é uma das principais causas dessa destruição de habitats, onde a vegetação nativa original tem sido convertida em áreas rurais e urbanas. Fundamentados nesse cenário, estudos têm testado se essa mudança pode causar homogeneização biótica. Ademais, perturbações na paisagem e condições ambientais podem remover ou adicionar elos na cadeia alimentar, ecossistemas perturbados podem apresentar cadeias alimentares mais curtas, por exemplo. Entre as estratégias de mitigação dos impactos ambientais, a educação ambiental desempenha um papel fundamental. No entanto, considerando a influência que a paisagem exerce sobre o ambiente, surge a questão se ela pode afetar pessoas de diferentes realidades. As comunidades rurais têm uma melhor percepção ambiental do que os habitantes urbanos? Portanto, o objetivo foi investigar como os padrões de biodiversidade são afetados por diferentes usos da terra na bacia hidrográfica; se a cadeia alimentar é afetada pelo uso da terra; se a paisagem afeta a percepção ambiental das pessoas; e se um único ato de educação ambiental pode mudar a percepção dos estudantes. Para tanto, foram amostrados e analisados dados de dezessete riachos e escolas próximas, em usos da terra rural, urbano e protegido. Não foi identificada homogeneização biótica nas análises dos resultados, mas a composição e dominância das espécies sugerem que a Mata Atlântica pode estar homogeneizada. Ademais, o comprimento da cadeia alimentar foi afetado por distúrbios na paisagem, portanto, eles desempenham um papel nos ecossistemas de água doce. A paisagem influencia a percepção ambiental dos alunos, os periféricos apresentaram pontuações menores em comparação com outros grupos (por exemplo, rural). Considerando as ações de sensibilização, um único ato de educação ambiental pode realmente mudar a percepção dos alunos, portanto, há esperança. A partir dos resultados, sugere-se que as autoridades comecem a i) monitorar e divulgar indicadores de conservação, e também a ii) investir na restauração da vegetação ripária. Ademais, a educação ambiental é vital para a conservação, e mesmo um único ato pode melhorar a percepção ambiental dos alunos. Portanto, um programa regional de educação ambiental deve ser desenvolvido e implementado, com foco na biota nativa, conservação da paisagem e reconexão entre humanos e natureza.
Abstract: Due to the intense biodiversity and habitat loss caused by human activities in the last centuries, this moment has been named biological annihilation period. From the original Atlantic Forest, a biodiversity hotspot in Brazil, just 28% remains, and only 9%ispreserved in protected areas. Among the causes, land use change is a major one, original native vegetation is often converted into anthropogenic land use, destroying habitats. Rooted in this scenario, studies have tested whether this change may cause biotic homogenisation. Moreover, disturbances in the landscape and environmental conditions may remove or add links from the food chain, disturbed ecosystems could present shorter food chains, for example. Among the mitigation strategies, environmental education plays a pivotal role. However, considering the influence that landscape has over the environment, one might ask whether it also affects people from different backgrounds. Do rural communities have a better environmental perception than urban dwellers? Thus, we aimed to investigate how biodiversity patterns are affected by different land uses in the watershed; whether the food chain is affected by land use; whether landscape affects people’s environmental perception; and whether a single act of environmental education could change the perception of students. Therefore, we sampled and analysed data from seventeen streams and nearby schools, in rural, urban and protected land uses. Our results showed that biotic homogenisation does not explain them, but species composition and dominance suggest that the Atlantic Forest could already be homogenised. Also, the food chain length was affected by disturbance, thus disturbances in the landscape play a role in the freshwater ecosystems. Moreover, landscape plays a role in students’ environmental perception, peripheral students showed lower scores compared to other groups (e.g. rural). And finally, a single act of environmental education can indeed change students’ perception, thus, there is hope. Based on our results, we suggest that conservation authorities start i) monitoring and communicating conservation indicators, and also ii) investing in restoration of riparian vegetation. Furthermore, environmental education is a conservation key, and even a single act can increase students’ environmental perception. Thus, a regional program of environmental education should be developed and implemented, focusing on native biota, landscape conservation and human-nature connectedness. |