Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Alunos do ensino fundamental e problemas escolares : leitura e interpretao de enunciados e procedimentos de resoluo
Autor(es): Slvia Ednaira Lopes
Palavras-chave [PT]:

Matemtica (Ensino Fundamental). Leitura e interpretao de problemas. Procedimentos de resoluo de problemas. Educao matemtica. Leitura e interpretao de Enunciados. Procedimentos de resoluo. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Mathematical education. Solution of problems. Reading and interpretation of
enunciations. Procedures for solution. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Regina Maria Pavanello [Orientador] - UEM
Valdeni Soliani Franco [Co-orientador] - UEM
Clia Maria Carolino Pires - PUC
Rui Marcos de Oliveira Barros - UEM
Resumo:
Resumo: O objetivo deste trabalho foi estudar os fatores que colaboram ou dificultam na interpretao e na resoluo de problemas escolares de matemtica por alunos de 5 srie e de 8 srie do Ensino Fundamental. Dez alunos de 5 srie (Grupo I) e dez alunos de 8 srie (Grupo II) foram submetidos, individualmente, a uma entrevista clnica na qual lhes era proposta a resoluo de quatro problemas que envolviam conceitos e conhecimentos matemticos elementares. Os resultados obtidos indicam que a complexidade envolvida no ato de resoluo de problemas vai alm da questo da fluncia na leitura ou da utilizao ou no de estratgias ou conhecimentos conceituais isolados. Foi possvel constatar que a compreenso dos enunciados dos problemas e o uso de estratgias ou procedimentos adequados so dependentes de vrios fatores, dentre os quais a compreenso do gnero discursivo "enunciados de problemas escolares de matemtica" e dos termos ou expresses que neles aparecem, a mobilizao de conhecimentos prvios e a reteno ou controle das informaes contidas nos enunciados. Do ponto de vista matemtico, o tempo de escolaridade a mais dos alunos do Grupo II no lhes possibilitou o uso de estratgias de resoluo mais elaboradas do que as utilizadas pelos componentes do Grupo I, nem a utilizao de outros procedimentos seno os aritmticos, empregados por esses ltimos.

Abstract: The factors that he1p or impair the interpretation and the solution of Math problems by 5th and 8th grade primary school students are analyzed. Ten 5th grade students (Group I) and 10 8th grade students (Group II) underwent, at individual leve1, a clinical interview in which they had to solve four Math problems that involved e1ementary mathematical concepts and knowledge. Results indicate that complexity in the problems' solution goes beyond the issue of fluency in reading or also the use or non use of strategies or isolated conceptual knowledge. The comprehension of the problems' enunciation and the use of adequate strategies or procedures actually depend on several factors which include the understanding of the discursive genre "enunciation of school Math problems" and of the terms or expressions that are comprised within them, the mobilization of previous knowledge and the retention or control of the information in the enunciations. From the mathematical point of view, more school duration of the Group II students failed to provide them with more e1aborated strategies for their solutions than those used by Group I. Only the use of arithmetical procedures used by the latter proved of any use.
Data da defesa: 04/06/2007
Cdigo: vtls000164524
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2007
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Regina Maria Pavanello
Co-Orientador: Prof. Dr. Valdeni Soliani Franco
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2007_SILVIA EDNAIRA LOPES.pdf
Tamanho: 899 Kb (920789 bytes)
Criado: 13-10-2010 10:59
Atualizado: 13-10-2010 11:21
Visitas: 2014
Downloads: 30

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.