Resumo: Investigamos neste trabalho as possibilidades de re-significação da comédia As Relações Naturais, escrita em 1866 por Qorpo-Santo; e encenada em 1968 pelo grupo Teatro Jovem, sob a direção de Luiz Carlos Maciel. Apreendemos este produto cultural numa leitura também produtiva, confirmando, com Roger Chartier, que "anular o corte entre produzir e consumir é antes de tudo afirmar que a obra só adquire sentido através da diversidade de interpretações que constroem as suas significações". Situamos o texto e seu autor no contexto histórico do século XIX; e a encenação de Maciel em seu contexto, num período de grandes embates estéticos e políticos, a década de 1960. Depois analisamos o acirramento da crítica de Yan Michalski sobre esta encenação. Empreendemos, a seguir, uma leitura semiológica sobre o corpus principal desta investigação, constituída de: texto da comédia As Relações Naturais, de Qorpo-Santo; e entrevista com Luiz Carlos Maciel, realizada por nós em 2006, a qual se constitui em nosso documento oral. Descobrimos, com Maciel, o poder de representação do teatro de invenção e o aproximamos, por nosso lado, do conceito de defasagem entre a cena e o texto, que liberta a encenação da necessidade de seguir ao pé da letra o que diz o texto.
Abstract: This work investigates the re-meaning possibilities of the comedy As relações naturais, written by Qorpo Santo, played in 1968 by the Teatro Jovem company, and directed by Luiz Carlos Maciel. The understanding of this cultural product occurs also through a productive reading, confirming, according to Roger Chartier, that annul the cut between producing and consuming is before affirming the work acquires meaning only through the diversity of understandings that construct their meanings. The text and its author are considered into the historic context of the 19th century; and the Maciel's staging in his context, in a period of strong aesthetic and political clashes, the 1960's decade. After analyzing the Yan Michalski's critical point of view about this staging, the procedure was the understanding of a semiological reading about the main corpus of this investigation, constituted by: the text of the comedy As relações naturais, by Qorpo Santo, and the interview with Luiz Carlos Maciel, achieved in 2006, that constitutes an oral document. According to Maciel, the power of representation of the theater of invention can be approached to the concept of imbalance between the scene and the text, that frees the staging from the needy to follow what the text means literally. |