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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Interaes discursivas e elaborao de contedos cientficos no ensino mdio
Autor(es): Alessandra Claudia Ribeiro
Palavras-chave [PT]:

Interaes discursivas. Biologia. Ensino. Interao professor/conhecimento/aluno. Cincias. Aprendizagem. Ensino de Biologia. Desenvolvimento do pensamento conceitual. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Discursive interactivity. Teaching Biology. Development of conceptual thought. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica
Banca:
Maria Jlia Corazza Nunes [Orientador] - UEM
Maria Terezinha Bellanda Galuch - UEM
lvaro Lorencini Junior - UEL
Resumo:
Resumo: Vrios estudos demonstram que a aprendizagem um processo gradual, que antes de passar para o plano individual, subjetivo, deve estar explcito na relao professor/conhecimento/aluno. Objetivamos com este trabalho contribuir para a reflexo e anlise qualitativa da importncia das interaes discursivas entre professor/aluno, aluno/professor e aluno/aluno na dimenso e organizao do processo de ensino e aprendizagem de Biologia no Ensino Mdio, verificando se as interaes discursivas estabelecidas em sala de aula propiciam o desenvolvimento do pensamento conceitual nos estudantes. Fundamentamos nossa pesquisa na Teoria Histrico-Cultural, uma vez que encontrarmos nessa matriz terica subsdios consistentes para entender o processo de desenvolvimento do conhecimento espontneo e cientfico, alm de nortear as ligaes entre as especificidades do ensino escolar e do papel do professor enquanto mediador do conhecimento, no sentido de aluno apreender os conhecimentos cientficos sistematizados ensinados na escola. Para o desenvolvimento da pesquisa, realizamos anlises de aulas em duas turmas de primeiro ano do Ensino Mdio em duas escolas localizadas em dois pequenos municpios do Estado do Paran. As aulas observadas foram documentadas por meio da gravao das vozes e registros descritivos. A anlise dos dados permitiu formular cinco categorias discursivas: solilquios; sugerir resposta; um dilogo de surdos; propondo situaes desafiadoras; e como se os alunos j soubessem. Verificamos um esvaziamento discursivo nas aulas observadas. Conclumos que, apesar de um grande nmero de pesquisas ressaltar a importncia da interao dialgica em sala de aula, essas pesquisas ainda no esto influenciando a organizao do ensino.

Abstract: Several studies show that learning is a gradual process which should be explicit in the teacher-knowledge-pupil relationship, rior to turning to the individual subjective level. Current research contributes towards reflection and qualitative analysis of the importance of discursive interactions between the teacher and pupil, pupil and teacher, and pupil and pupil within the organization of teaching and learning process of Biology in high school. Research also verifies whether discursive interactions established in the classroom cause the development of conceptual thoughts in the students. Current essay is based on the Historical and Cultural Theory since it foregrounds the process of development of spontaneous and scientific knowledge and links the specificities of school teaching to the teacher's role. The latter is actually the mediator of knowledge for the student's apprehension and progress of systematized scientific knowledge learned in the school. Research consisted of an analysis of lectures in two first year classes of the senior high school in two schools of two small municipalities of the state of Paran, Brazil. Lessons were recorded and descriptive registers taken. Data analysis identified tive discursive categories: soliloquies; suggesting answers; deaf man's dialogue; proposing challenging situations; as-if-the-students-knew attitude. A discursive emptiness has been registered in the lessons under analysis. Conclusions show that, in spite of the fact that a high number of research exists enhancing the importance of dialogic interactivity in the classroom, no true effect has been pinpointed in the organization of learning.
Data da defesa: 17/04/2008
Cdigo: vtls000166283
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2008
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Maria Jlia Corazza Nunes
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2008_ALESSANDRA CLAUDIA RIBEIRO.pdf
Tamanho: 782 Kb (800444 bytes)
Criado: 13-10-2010 10:38
Atualizado: 13-10-2010 10:53
Visitas: 1273
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