Resumo: Neste trabalho, foram estudados os fatos que colaboram ou dificultam a interpretação e a resolução de problemas matemáticos escolares por alunos do sistema de Educação de Jovens e Adultos, que estavam cursando a Fase II do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Os sujeitos foram submetidos a uma entrevista clínica semi-estruturada, com proposta de resolução de problemas que envolviam conceitos e conhecimentos matemáticos elementares, individualmente. Os resultados obtidos indicaram que a complexidade envolvida no ato de resolução de problemas extrapola a questão da fluência na leitura ou da utilização ou não de certas estratégias ou conhecimentos conceituais isolados. Percebemos que a compreensão dos enunciados dos problemas e as conseqüentes abordagens adequadas são dependentes de vários fatores, dentre os quais citamos a compreensão dos termos dos enunciados, os conhecimentos prévios daqueles que tentam resolvê-los e a coordenação das informações essenciais contidas no enunciado. Foi possível supor que, do ponto de vista matemático, o tempo de escolaridade a mais dos alunos do grupo II parece não proporcionar influência alguma, ou seja, não possibilitou ampliação dos conhecimentos que os sujeitos trouxeram da vida; enquanto que o fato de alguns alunos usarem determinados conhecimentos matemáticos na prática, demonstrou permitir maior facilidade na mobilização de procedimentos para a resolução e explicação dos problemas. Em decorrência dos resultados obtidos, surge uma indagação que poderá ser foco de um próximo trabalho, qual seja: Se repetíssemos essa pesquisa com um número maior de pessoas, e se os resultados se repetissem, o que isso nos indicaria?.
Abstract: In this work, were studied the facts that collaborate or difficult the interpretation and the resolution of school mathematical problems for students of the system of Education of Youngs and Adults, that were studying the Phase II of the Fundamental Teaching and the Medium Teaching. The subjects were submitted to a semi-structured clinical interview, with proposal of resolution of problems that involved concepts and elementary mathematical knowledge, individually. The obtained results indicated that the complexity involved in the action of resolution of problems extrapolates either of the use or the subject of the fluency in the reading not of certain strategies or isolated conceptual knowledge. We noticed that the understanding of the statements of the problems and the consequent appropriate approaches are dependent of several factors, among which we mentioned the understanding of the terms of the statements, the previous knowledge of those that try solve them and the coordination of the essential information contained in the statement. It was possible to suppose that, of the mathematical point of view, the time of education the more of the students of the group II it seems not to provide any influence, in other words, it didn't make possible enlargement of the knowledge that the subjects brought of the life; while the fact of some students to use certain mathematical knowledge in practice, it demonstrated to allow larger easiness in the mobilization of procedures for the resolution and explanation of the problems. Due to the obtained results, an inquiry that can be focus of a next work, which is appears: If we repeated this research with a larger number of people, and if the results repeated, what would that indicate us?. |