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Ttulo [PT]: A educao de jovens e adultos e a resoluo de problemas matemticos
Autor(es): Nelma Sgarbosa Roman de Arajo
Palavras-chave [PT]:

Educao de jovens e adultos. Matemtica. Ensino. Resoluo de problemas. interpretao e resoluo de problemas matemticos. Linguagem. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Education of youngs and adults. Interpretation and resolution of mathematical problems. Language. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Doherty Andrade [Orientador] - UEM
Regina Maria Pavanello - UEM
Dione Lucchesi de Carvalho - UNICAMP
Luzia Marta Bellini - UEM
Resumo:
Resumo: Neste trabalho, foram estudados os fatos que colaboram ou dificultam a interpretao e a resoluo de problemas matemticos escolares por alunos do sistema de Educao de Jovens e Adultos, que estavam cursando a Fase II do Ensino Fundamental e o Ensino Mdio. Os sujeitos foram submetidos a uma entrevista clnica semi-estruturada, com proposta de resoluo de problemas que envolviam conceitos e conhecimentos matemticos elementares, individualmente. Os resultados obtidos indicaram que a complexidade envolvida no ato de resoluo de problemas extrapola a questo da fluncia na leitura ou da utilizao ou no de certas estratgias ou conhecimentos conceituais isolados. Percebemos que a compreenso dos enunciados dos problemas e as conseqentes abordagens adequadas so dependentes de vrios fatores, dentre os quais citamos a compreenso dos termos dos enunciados, os conhecimentos prvios daqueles que tentam resolv-los e a coordenao das informaes essenciais contidas no enunciado. Foi possvel supor que, do ponto de vista matemtico, o tempo de escolaridade a mais dos alunos do grupo II parece no proporcionar influncia alguma, ou seja, no possibilitou ampliao dos conhecimentos que os sujeitos trouxeram da vida; enquanto que o fato de alguns alunos usarem determinados conhecimentos matemticos na prtica, demonstrou permitir maior facilidade na mobilizao de procedimentos para a resoluo e explicao dos problemas. Em decorrncia dos resultados obtidos, surge uma indagao que poder ser foco de um prximo trabalho, qual seja: Se repetssemos essa pesquisa com um nmero maior de pessoas, e se os resultados se repetissem, o que isso nos indicaria?.

Abstract: In this work, were studied the facts that collaborate or difficult the interpretation and the resolution of school mathematical problems for students of the system of Education of Youngs and Adults, that were studying the Phase II of the Fundamental Teaching and the Medium Teaching. The subjects were submitted to a semi-structured clinical interview, with proposal of resolution of problems that involved concepts and elementary mathematical knowledge, individually. The obtained results indicated that the complexity involved in the action of resolution of problems extrapolates either of the use or the subject of the fluency in the reading not of certain strategies or isolated conceptual knowledge. We noticed that the understanding of the statements of the problems and the consequent appropriate approaches are dependent of several factors, among which we mentioned the understanding of the terms of the statements, the previous knowledge of those that try solve them and the coordination of the essential information contained in the statement. It was possible to suppose that, of the mathematical point of view, the time of education the more of the students of the group II it seems not to provide any influence, in other words, it didn't make possible enlargement of the knowledge that the subjects brought of the life; while the fact of some students to use certain mathematical knowledge in practice, it demonstrated to allow larger easiness in the mobilization of procedures for the resolution and explanation of the problems. Due to the obtained results, an inquiry that can be focus of a next work, which is appears: If we repeated this research with a larger number of people, and if the results repeated, what would that indicate us?.
Data da defesa: 20/04/2007
Cdigo: vtls000166286
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2007
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Doherty Andrade
Co-Orientador: Prof. Dr. Regina Maria Pavanello
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 0d5890043226ce9.pdf
Tamanho: 374 Kb (383219 bytes)
Criado: 07-12-2010 11:18
Atualizado: 07-12-2010 11:42
Visitas: 1137
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