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Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

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Ttulo [PT]: Aquisio de habilidades motoras aquticas : um programa de interveno estruturado com base na teoria de instruo para crianas jovens
Autor(es): Clarice Alves Teixeira
Palavras-chave [PT]:

Motricidade esportiva. Aprendizagem motora. Esporte. Educao fsica. Desenvolvimento motor. Motricidade. Crianas. Habilidade motora aqutica. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Motor Learning. Sports. Children. Motor development. Brazil.
rea de concentrao: Estudos do Movimento
Titulao: Mestre em Educao Fsica
Banca:
Lenamar Fiorese Vieira [Orientador] - UEM
Ruy Jornada Krebs
Vanildo Rodrigues Pereira
Resumo:
Resumo: O estudo de carter experimental investigou a influencia de um programa de interveno estruturado com base na teoria da instruo na aquisio de habilidades motoras aquticas, em crianas jovens. Foram sujeitos do estudo 75 crianas matriculadas na rede de ensino publico. Os instrumentos utilizados foram: ficha de identificao das crianas jovens; questionrios de percepo de competncia; questionrio de rotina de atividades; teste de desempenho motor (TGMD2); teste de habilidades motora aqutica (ARA) e a implementao de um programa de interveno com base na Predisposio, Estrutura, Seqncia e Reforo de Bruner (2006). Para o programa de interveno motora foram delineados trs grupos: G1 experimental com 3 aulas semanais; G2 experimental com 2 aulas e G3 (grupo controle). A interveno teve durao de 16 semanas. Para a anlise dos dados utilizou-se os testes: Correlao intraclasse, Mdia/SD e freqncia relativa; Teste t pareado; One Way Anova, Post Hoc (Tukey HSD) e General Linear Model (medidas repetidas) e Wilks`Lambada e anlise qualitativa tipo categorial. Os resultados demonstraram que no houveram ganhos significativos no quociente motor dos grupos G1 e G2. Entretanto, nas habilidades de locomoo, ganhos significativos foram obtidos no grupo G1 e G2, aceitando parcialmente a hiptese H1; as habilidades motoras aquticas apresentaram mudanas significativas nos grupos G1 e G2, evidenciando interao significativa no fator tempo e grupo, fator tempo e no efeito do grupo, aceitando a hiptese H2; na percepo de competncia total, os grupos G1 e o G2, no apresentaram mudanas significativas, enquanto o G3 demonstrou que houve mudana significativa nos trs tempos, rejeitando a hiptese H3; os resultados demonstraram ainda que houve correlao positiva, moderada e significativa da habilidade motora aqutica com o desempenho motor amplo total (r=387*); o G1 apresentou correlao positiva, moderada e significativa nas habilidades motoras aquticas com o desempenho motor amplo (r=0,460*); o G2 no apresentou correlaes e o G3 demonstrou correlao positiva, moderada e significativa (r=0,520*) nas mesmas variveis; a influencia do programa de interveno motora aqutica com diferentes freqncias, demonstrou mudanas significativas nas aquisies de habilidades motoras aquticas nos grupos G1 e G2 quando comparados ao G3, aceitando a hiptese H4. Entretanto, no houve diferena significativa nas aquisies de habilidades motoras aquticas entre os grupos G1 e G2, rejeitando a hiptese H5. Assim conclui-se: o programa de interveno estruturado com base na teoria de instruo de crianas jovens teve influncia significativa na aquisio de habilidades motoras aquticas, nos grupos experimentais G1 e G2.

Abstract: The study with experimental character investigated the influence of a structured intervention program based on the instruction theory for the acquisition of aquatic motor skills, in young children. Were subjects of the study 75 children enrolled in the public teaching network. As instruments were used: an identification chart for young children; perceived competence questionnaire; activities routine questionnaire; motor performance test (TGMD2); aquatic motor skills test (ARA) and the implementation of an intervention program based on Predisposition, Structure, Sequence and Reinforcement from Bruner (2006). Three groups were delineated for the motor intervention program: G1 experimental with 3 classes; G2 experimental with 2 classes and G3 (control group). The intervention occurred in 16 weeks. For the data analysis were used the tests: Interclass correlation, Mean and SD and relative frequency; paired t test; One Way nova, Post Hoc (Tukey HSD), General Linear Model (repeated measures), Wilks Lambda and categorical quantitative analysis. The results demonstrated: there were no significant gains in the motor quotient from G1 and G2 groups, however, for the locomotion skills significant gains were fond for the children from the intervention program, accepting partially the H1 hypothesis; the aquatic motor skills showed significant changes in the G1 and G2 groups, evidencing significant interactions in the time and groups factors, time factor and group effect, accepting the H2 hypothesis; as for general perceived competence, the G1 and G2 groups did not show significant changes, while G3 demonstrated a significant change in all the three times, rejecting the H3 hypothesis; as for the correlations, the results evidenced that there was a positive, moderate and significant correlation among the aquatic motor skill and total vast motor performance (r=0,387*); G1 presented a positive, moderate and significant correlation among the aquatic motor skill and total vast motor performance (r=0,460*); G2 did not show a correlation and G3 demonstrated a positive, moderate and significant correlation among the same variables (r=0,520*); the influence of the aquatic motor intervention program with different frequencies demonstrated significant changes in the aquatic motor skills acquisition in the groups (G1 and G2) when compared to G3, accepting the H4 hypothesis, however, there were no significant differences in the acquisition of aquatic motor skills between G1 and G2, rejecting the hypothesis H5. So I is concluded that: the intervention program structured with bases in the instruction theory for young children had a significant influence in the acquisition of aquatic motor skills, in the groups experimental G1 and G2.
Data da defesa: 22/12/2008
Cdigo: vtls000170593
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2008
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Lenamar Fiorese Vieira
Co-Orientador: Prof. Dr. Nadia Cristina Valentini
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Educao Fsica , Universidade Estadual de Londrina . Centro de Educao Fsica e Esporte
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao Fsica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao Fsica
UEL: Programa de Ps-Graduao em Educao Fsica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao_CLARICE.atual2009.pdf
Tamanho: 956 Kb (978583 bytes)
Criado: 18-06-2009 15:03
Atualizado: 18-06-2009 15:09
Visitas: 1677
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