Resumo: Ao desenvolver essa pesquisa, meu objetivo foi compreender como ocorre a construção dos significados dos bens de consumo voltados, especificamente, às mulheres negras no setor das indústrias de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, e como esses significados são percebidos, construídos ou reconstruídos por meio do consumo realizado por essa população. Com base numa abordagem interpretativa e antropológica de entendimento de cultura e do fenômeno do consumo, busquei investigar como a dinâmica cultural brasileira constitui as representações e a reprodução cultural das mulheres negras no ambiente em estudo, no que se refere, em especial, à dinâmica mercadológica. Esse processo demonstrou-se ocorrer em uma dinâmica de construção que tem efeitos reais, materiais e simbólicos, os quais posicionam os indivíduos no mundo e, no contexto aqui analisado, como mulher negra. Nesse contexto, discuto como os bens de consumo são constituídos dos significados culturais presentes nesse ambiente e são utilizados como mecanismo de representações e de reprodução cultural no ambiente no qual estão imersos esta população e os bens de consumo. Sendo assim, foram entrevistadas onze mulheres negras, no período de dezenove de abril a trinta de julho de 2009, resultando, nessa pesquisa, evidências do corpo das mulheres negras como lócus simbólico e material, onde são construídos os estigmas associados a esta população. Este também representa as estratégias de negociação dos conflitos étnicos e raciais brasileiros. Nesse aspecto, o consumo, para as mulheres negras, é uma prática material e simbólica que expressa pertencimento social e étnico, em especial quando relacionados aos cabelos crespos, pois a manipulação destes reflete os conflitos sociais e étnicos, nos quais estas mulheres são constantemente envolvidas na sociedade brasileira, constituindo-se, também, como mecanismo de reprodução cultural.
Abstract: In developing this research, my goal was to understand how the construction of the meanings of consumer goods is aimed specifically at black women in the industry sector of personal hygiene, perfumery and cosmetics, and how these meanings are perceived, constructed or reconstructed through consumption performed by this population. Based on an interpretive approach and anthropological understanding of culture and the phenomenon of consumption, I sought to investigate how the dynamics of Brazilian culture is the cultural representation and reproduction of black women in the study environment as regards, in particular the dynamics of marketing. This process has shown to occur in a dynamic construction that has real effects, both material and symbolic, which position individuals in the world and in the context analyzed here, as a black woman. In this context, I discuss how consumer goods are made up of cultural meanings in this environment, and are used as a mechanism for representation and reproduction of cultural environment in which they are this population and consumer goods are dumped. Therefore, we interviewed eleven women in black period of nineteen of the April and thirty of the July 2009, where the main results of research show the bodies of black women as the locus symbolic and material, where they built the stigmas associated with this population. This also represents the trading strategies of ethnic and racial conflicts in Brazil. In this respect, the consumption, for black women, is a practical and symbolic material that expresses ethnic and social belonging, especially when related to curly hair, because the handling of these reflect the social and ethnic conflicts which these women are constantly involved in Brazilian society, it also constitutes a mechanism of cultural reproduction. |