Resumo: Nas Cantigas de Santa Maria, de Afonso X, figuram inúmeras mulheres sob diferentes perfis, revelando seus vícios, virtudes e o arrependimento pelos pecados praticados, em uma busca contínua para a salvação de suas almas. Esses aspectos intensificam-se nas narrativas milagrosas que retratam as mulheres religiosas, monjas e abadessas, em que o pecado está sempre assombrando o imaginário daquelas que o combatiam incessantemente. Desse modo, o objetivo deste trabalho se constituiu em traçar o perfil feminino em seis cantigas de milagre que se referem a religiosas, no poema e na ilustração correspondente. Para tanto, as cantigas de milagre que compõem o corpus selecionado foram extraídas da edição organizada por Mettmann (1959-1972), enquanto que as miniaturas analisadas pertencem ao Códice Rico (Escorial, T.I.1). Nesta análise a narrativa verbal e não-verbal são consideradas como um processo conjunto de produção de sentidos, emanados do texto e da imagem. Por conseguinte, a problemática da ilustração requer uma reflexão mais específica no que diz respeito à relação com o poema, fundamentada em Aguiar e Silva (1990), Praz (1982), Souriau (1983) e Joly (1996), e no estatuto da imagem na Idade Média, sob as perspectivas de Schmitt (2007), Baschet (1996; 2006) e Groulier (2004). Em seguida, as discussões são conduzidas para a relação entre o texto e a imagem no contexto medieval, com Schapiro (1998). Esse percurso compreende ainda o estudo do Trovadorismo, em que se destaca Tavani (1998; 2002), Vieira (1992), Lapa (1973) e Lopes e Saraiva (1996), e das Cantigas de Santa Maria, por meio de Leão (1997; 2007), Domínguez e Gajardo (2007), Picaza (2002), Serrano (1987), entre outros. Na leitura das Cantigas de Santa Maria, o estudo do texto e da imagem revelou novos aspectos da construção do perfil das mulheres religiosas.
Abstract: In the Cantigas de Santa Maria, by Afonso X, there are innumerable women under different profiles, revealing their addictions, virtues and regrets by the practiced sins, in a continuous search for the salvation of their souls. These aspects are more intense in the miracle narratives that portrait religious women, monks and abbess, where the sin is always haunting the imaginary or those women who fought against it incessantly. The aim of this work is to offer a female profile of six lays of miracle which refer to religious women in the poem e in correspondent illustration. The lays of miracles that compound the selected corpus were taken from the edition organized by Mettmann (1959-1972), while the analyzed miniatures belong to Códice Rico (Escorial, T. I.1). In this analyzes the verbal and non-verbal narratives are considered as a conjoint process of sense production, which derives from the text and the image. Therefore, the problematic of illustration requires a more specific reflection concerned the relation with the poem, based on Aguiar e Silva (1990), Praz (1982), Souriau (1983) e Joly (1996), and in the statute of Medium Age, under the perspectives of Schmitt (2007), Baschet (1996; 2006) and Groulier (2004). Next, it is going to be discussed about the relation between the text and the image in the medieval context, with Schapiro (1998). This study still include the study of Trovadorismo with Tavani (1998; 2002), Vieira (1992), Lapa (1973) e Lopes e Saraiva (1996), and Cantigas de Santa Maria by Leão (1997; 2007), Dominguez e Gajardo (2007), Picaza (2002), Serrano (1987), among others. In the reading of Cantigas de Santa Maria the study of the text and image revealed new aspects in the construction of religious women profile. |