Resumo: Esse estudo tem como proposta compreender as vivências de pessoas que experienciam a morte de um ente por câncer, ou seja, des-velar seu existir-no-mundo enlutados. Para isso, o método utilizado foi a pesquisa qualitativa, norteada pela Fenomenologia Existência de Martin Heidegger, que possibilitou a compreensão do momento vivenciado pelas pessoas. A população foi composta de sete pessoas, enlutadas por um período inferior a um ano, residentes em Cascavel-PR, cujos familiares dos falecidos estiveram em atendimento pelo Programa de Assistência e Internamento Domiciliar - PAID. As entrevistas foram realizadas entre os meses de maio e junho de 2008, em seus domicílios. A fim de captar os discursos dos sujeitos, utilizei a seguinte questão norteadora: "Como você está vivenciando a morte de seu familiar" Durante as entrevistas, busquei observar o que era expresso não só pelo discurso, mas por seus silêncios, suas expressões faciais, enfim, o que a corporeidade revelava. Na interpretação da linguagem dos sujeitos, evidenciei alguns sentimentos convergentes em seus discursos: entendimento de sua situação existencial enquanto ser finito, satisfação pelos cuidados prestados em vida à pessoa falecida, incompreensão de sua situação existencial, dos quais emergiu a temática existencial: compreendendo a temporalidade dos familiares enlutados. A análise desvelou-me que existir no mundo enlutado é buscar no futuro o entendimento, o passado é o caminho das lembranças e o presente é o tempo de sentir as vicissitudes do luto. Dessa forma, entendo que o cuidado para com a pessoa enlutada deve transpor os limites físicos e biológicos, em favor de uma postura compreensiva em relação às pessoas que estão vivenciando o luto. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê Permanente de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da Universidade Estadual de Maringá, sob Parecer 012/2009.
Abstract: Current research deals with people's experience after the death by cancer of a relative, or rather, the disclosing of their existence through mourning. Qualitative research methodology, based on the Martin Heidegger's Existential Phenomenology, was employed to understand the instance experienced by the above-mentioned people. Seven persons, living in Cascavel-PR Brazil, who lost a relative by cancer in less than a year, were interviewed. The dead people had been attended by the Assistance and Home Internment Program and their relatives were interviewed between May and June 2008 in their homes. "How are you experiencing the death of your relative" was the highlighted question through which the subjects' discourses couldbe analyzed. Interviews were analyzed not merely on what was said but especially on the silences, facial expressions and other corporeal traces. Converging feelings in discourses could be detected in the subjects' discourse: the understanding of the existential situation as a finite being; satisfaction that the subject has given all the care which the deceased needed; lack of comprehension of the existential situation. These items produced the existential theme: understanding the temporality of the mourning relatives. Analysis revealed that existing in a mourning-pervaded milieu is equivalent to seeking future understanding, the past is the path of remembrance and the present is the period in which one feels the vicissitudes of mourning. Results show that care for the mourning person goes beyond the physical and biological limits in favor of a comprehensive stance with mourning people. Current research was approved by the Permanent Ethics Committee in Research with Humans of the State University of Maringá (register 012/2009) .
Resumen: Ese estudio tiene como propuesta comprender las vivencias de personas que tuvieron la experiencia de la muerte de un ente por cáncer, o sea, des-velar su existir-en el-mundo enlutados. Para eso, el método utilizado fue la investigación cualitativa, orientada por la fenomenologia existencial de martín heidegger, que posibilitó la comprensión del momento vivenciado por las personas. La populación fue compuesta de siete personas, enlutadas por um período inferior a un año, residentes en Cascavel-PR, cuyos familiares fallecidos estuvieron en atención por el Programa de Asistencia e Onternamiento Domiciliar - PAID. Lãs entrevistas fueron realizadas entre los meses de mayo y junio de 2008, en sus domicilios. A fin de captar los discursos de los sujetos, utilicé la siguiente cuestión orientadora: "¿Cómo usted está vivenciando la muerte de su familiar?" durante las entrevistas, busqué observar lo que era expreso no sólo por el discurso, pero también por sus silencios, sus expresiones faciales, en fin, lo que la corporeidad revelaba. En la interpretación del lenguaje de los sujetos evidencié algunos sentimientos convergentes en sus discursos: entendimiento de su ituación existencial como ser finito, satisfacción por los cuidados prestados en vida a la persona fallecida, incomprensión de su situación existencial, de los cuales emergió la temática existencial: comprendiendo la temporalidad de los familiares enlutados. El análisis me desveló que existir en el mundo enlutado es buscar en el futuro el entendimiento, el pasado es el camino de los recuerdos y el presente es el tiempo de sentir las vicisitudes del luto. De esa forma, entiendo que el cuidado para con la persona enlutada debe transponer los limites físicos y biológicos, en favor de una postura comprensiva en relación a las personas que están vivenciando el luto. Esta investigación fue aprobada por el Comité Permanente de Ética em Investigación Abarcando Seres Humanos de la Universidad Estadual de Maringá, bajo Parecer 012/2009. |