Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Concepes de professores de qumica do ensino mdio sobre educao ambiental
Autor(es): Rosana Franzen Leite
Palavras-chave [PT]:

Meio ambiente. Qumica. Ensino mdio. Educao ambiental. Estudo e ensino.
Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Environment. Environmental Education. Chemistry Teaching. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Maria Aparecida Rodrigues [Orientador] - UEM
Ana Tiyomi Obara - UEM
Maria Regina Dubeux Kawamura - USP
Resumo:
Resumo: Nas ltimas dcadas, as questes ambientais tm sido consideradas importantes para serem desenvolvidas nos espaos escolares. A disciplina de qumica possui uma grande quantidade de contedos que podem abordar essas questes. Nesse contexto, a Educao Ambiental toma corpo e assume seu papel interdisciplinar, contribuindo para um ensino cujo objetivo a ser priorizado formar cidados crticos e responsveis por suas decises. Temas sociais como o meio ambiente, considerando seus aspectos polticos, econmicos, sociais e ticos, integram e caracterizam esse tipo de ensino. Com o intuito de investigar como esse tema desenvolvido nas aulas de qumica, levando em considerao os princpios de uma educao ambiental crtica, transformadora ou emancipatria, este trabalho teve como objetivo geral verificar como o professor de qumica do ensino mdio desenvolve o tema meio ambiente em suas aulas. Para tanto, participaram desta pesquisa treze professores de qumica do ensino mdio de um municpio do estado do Paran, que responderam a entrevistas semi-estruturadas. Do contedo das entrevistas, emergiram as prioridades de trabalho do professor, as dificuldades inerentes profisso e os modelos de ensino que ainda vigoram. Alm disso, em tais entrevistas, ficaram em evidncia as lacunas deixadas pelo curso de graduao e no preenchidas pela formao continuada e, principalmente, o tipo de Educao Ambiental ainda desenvolvido. Quanto ao tema meio ambiente, os professores apresentaram representaes conservacionistas/preservacionistas, resolutivas, socioambientais ou antropocntricas de meio ambiente. Com exceo da representao socioambiental, as demais se caracterizaram como fatores importantes na abordagem do tema para ilustrar conceitos qumicos. Isso caracteriza um ensino propedutico, tambm revelado pelos professores, identificando a necessidade de mudanas, desde que estas no sejam impostas. Dessa forma, do prprio professor que deve partir a mudana de hbitos e atitudes que resultem em alteraes na maneira de ensinar qumica, de modo que temas sociais como o meio ambiente sejam efetivamente trabalhados.

Abstract: In the last decades, environmental issues has been considered important to be developed at school. The Chemistry subject has several contents that can approach these issues. In this context, Environmental Education increases and takes over its interdisciplinary role, contributing to a teaching whose main purpose is to form critical and responsible citizens in respect to their own decisions. Social themes such as the environment, considering its political, economic, social and ethical respects, integrate and characterize this kind of education. In order to investigate how this theme is developed in Chemistry classes, taking into account the principles of a critical, transformative or emancipatory environmental education, this research had as main aim to verify how the High School Chemistry teacher develops the environment theme in his/her classes. Therefore, thirteen High School Chemistry teachers of a Paran state's city took part in this research. They answered to semi-structured interviews. From these interviews, the priorities of teacher's work, the profession's difficulties and the teaching methods still present were emphasized. Moreover, the interviews put in evidence that the graduation course left gaps unfilled by continuing education and mainly by Environmental Education still developed. Concerning to environment theme, the teachers presented conservationist/preservationist, resolutive, socio-environmental or anthropocentric representations about environment. Excepting the socio-environmental representation, the others are characterized as important factors in the approach of the theme to illustrate chemical concepts. It features a propaedeutic teaching, also revealed by teachers, identifying the need for changes, since that these ones are not imposed. Thus, it is the teacher who must start changing habits and attitudes that result in changes in the way of teaching Chemistry, so that social themes like the environment are effectively worked.
Data da defesa: 07/12/2009
Cdigo: vtls000180938
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2009
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Maria Aparecida Rodrigues
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2209_Dissertao ROSANA FRANZEN LEITE.pdf
Tamanho: 1710 Kb (1751418 bytes)
Criado: 11-11-2010 09:57
Atualizado: 11-11-2010 10:06
Visitas: 2133
Downloads: 80

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.