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Ttulo [PT]: Anlise dos argumentos das Diretrizes Curriculares da Educao Bsica do Estado do Paran no ensino de cincias nas sries finais do ensino fundamental
Autor(es): Rosineide de Jesus Oliveira
Palavras-chave [PT]:

Diretrizes Curriculares no Paran. Parmetros Curriculares Nacionais. Ensino de Cincia. Educao bsica. Ensino fundamental. Diretrizes curriculares. Cincias. Polticas pblicas. Educao. Currculo. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Curriculum Guidelines in Paran State. National Curricular Parameters. Education of Sciences. Paran. State. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Luzia Marta Bellini [Orientador] - UEM
Maria das Graas Lima - UEM
Natalina Aparecida Laguna Sicca - Centro Universitrio Moura Lacerda - CUML
Raymundo de Lima - UEM
Resumo:
Resumo: O objeto de estudo desse trabalho foi uma anlise do processo de elaborao e implementao das Diretrizes Curriculares Estaduais - DCE e das Diretrizes Curriculares Estaduais do Ensino de Cincias - DCC em oposio aos PCN, no estado do Paran. Para realizar a investigao os procedimentos metodolgicos foram: anlise dos documentos preliminares e oficiais das Diretrizes deste estado; entrevistas com trs grupos de professores: o grupo elaborador ou sintetizador das Orientaes Curriculares, a SEED, o dos professores do GP (Grupo Permanente) e dos professores da base do ensino, que receberam as instrues para o trabalho efetivo em sala de aula. Os dados coletados foram examinados mediante a Anlise de Contedo proposta por Laurence Bardin (1997). Os resultados de nossa pesquisa demonstraram que as DCC e as DCE mantm, no plano geral, dois marcos tericos: o poltico, delimitado pela escolha do marxismo para afirmar as dimenses sociais que existem em uma sociedade de classes e para se opor a perspectiva neoliberal que a SEED afirma existir nos PCN. O segundo marco est relacionado concepo pedaggica que sustenta a aprendizagem, a teoria de Vygotsky e a teoria cognitivista de Ausubel para a aprendizagem significativa. No plano especfico, as diretrizes estabelecem encaminhamentos metodolgicos que partem dos contedos como principal via de acesso aos conhecimentos cientficos em contraposio pedagogia de projetos e transversalidade de temas sugeridos nos PCN. Temas estes que pem em segundo plano, de acordo com a SEED, os conhecimentos cientficos.

Abstract: The objective of this study is to analyze the process of formulation and implementation of the State Curriculum Guidelines - DCE, and the Science Teaching State Curriculum Guidelines - DCC in opposition to PCN in the state of Paran. To accomplish the investigation the methodological procedures were: analysis of official and preliminary documents of Curriculum Guidelines of Paran state; interviews with three groups of teachers: curriculum guidelines manufacturers or synthesizers, SEED, teachers of GP (Permanent Group) and teachers of basic education who received instructions to work effectively in classroom. The data were examined by Analysis of Content proposed by Laurence Bardin (1997). The results of our research showed that the DCC and the DCE keep, in general terms, two theoretical frameworks: the political, defined by choice of marxism to affirm the social dimensions that exist in a society of classes and to oppose the neoliberal view SEED says existing in PCN. The second point is related to the pedagogical concept that supports learning, Vygostsky theory and Ausubel Cognitivist theory for significant learning. In the specific plan, the Curriculum Guidelines provide methodological ways which start from main contents as principal route of access to scientific knowledge in opposition to pedagogy of projects and transversality of topics suggested in PCN. These issues, according to SEED, make scientific knowlege of a minor importance.
Data da defesa: 21/08/2009
Cdigo: vtls000180940
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2009
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Luzia Marta Bellini
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2009_Dissertao ROSINEIDE DE JESUS OLIVEIRA.pdf
Tamanho: 735 Kb (752910 bytes)
Criado: 09-11-2010 08:12
Atualizado: 09-11-2010 08:26
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