Resumo: O processo de urbanização nas grandes cidades, a diminuição da quantidade e tamanho dos aterros, o crescimento populacional e a maior utilização de materiais descartáveis geram um expressivo aumento do número de resíduos gerados para o ambiente. Nas últimas décadas, tem-se observado o reaproveitamento de alguns tipos de resíduos, como por exemplo, aqueles produzidos pela construção civil. Porém, a mesma situação não ocorre para outros tipos de resíduos, como por exemplo, a borracha proveniente dos pneus de automóveis. Uma alternativa para o reaproveitamento de pneus inservíveis consiste na utilização do pó de borracha como material de substituição parcial do agregado miúdo em concretos. No presente trabalho, são apresentados resultados experimentais de concretos de baixa resistência com diferentes taxas de adição de pó de borracha. Finalmente, os resultados obtidos revelam que é possível se obter uma taxa ótima de adição sem que ocorram perdas significativas para a resistência à compressão e à tração do concreto com adições.
Abstract: The process of urbanization of great cities, the diminishing in the number of landfills, the increasing in the population growth rate and the major utilization of disposable materials have been generating an expressive volume of waste materials for the environment. Some waste materials have been reused in the last years, as for example, the residue generated by the civil construction. However, other kind of residue materials does not have been experiencing the same situation, as for example, the rubber from tires. One alternative for the reutilization of this residue material consist in use their powder in substitution of the fine aggregate in concrete. In the present paper, some experimental results concerning the mechanical properties of low strength concrete mixed with different rates of powder are presented. Finally, the experimental research reveals that is possible to obtain an ideal rate of powder incorporation without harm the strength of concrete. |