Resumo: Analisa-se no romance Brick Lane (2003), de Monica Ali, a experiência diaspórica de imigrantes bangladeshianos na Inglaterra e a convivialidade multicultural entre a sociedade branca britânica e a comunidade diaspórica bangladeshiana, no contexto da literatura negra britânica. A obra retrata, principalmente, sujeitos diaspóricos bangladeshianos vivendo na Inglaterra supostamente materna e multicultural, onde vivenciam uma luta entre a tradição e a libertação das regras que lhes são etnicamente impostas, para construir o seu próprio espaço na capital britânica. O objetivo principal é analisar como se estabelecem as relações sociais e o processo de interação entre os sujeitos diaspóricos bangladeshianos e a sociedade hegemônica britânica, mediante a observação dos conflitos existentes entre culturas díspares, o tipo de tratamento que os sujeitos diaspóricos bangladeshianos têm no contexto londrino, a negociação no ambiente hegemônico e como a autora, por meio da ficção, problematiza a política de convivência do multiculturalismo. Investiga-se, à luz da teoria pós-colonial, de um lado, a diáspora contemporânea, e do outro, o multiculturalismo como estratégia política para tentar governar os problemas oriundos das diásporas globalizantes. Os teóricos a quem se recorreu para a discussão da diáspora são Hall, Brah, Ashcroft e Cohen; em relação ao multiculturalismo, embasam esta teoria Hall, Semprini, Gilroy, Wieviorka e outros. Os resultados mostram que a convivialidade multicultural pode levar alguns sujeitos diaspóricos a viverem reclusos da sociedade hegemônica e fechados para qualquer tentativa de interação com o país adotado, principalmente quando este contexto é permeado pelo rígido racismo e maldisfarçada discriminação contra o imigrante. Em contrapartida, verifica-se que quando o ambiente hegemônico revela atitudes de construção de comunidades multiculturais em que o preconceito dérmico e a exclusão deixam de existir, a convivialidade e a integração podem ser consolidadas.
Abstract: The diasporic experience of Bangladeshi immigrants in England and the multicultural conviviality between white British society and the Bangladeshi diasporic community within the context of British Black Literature is analyzed in Monica Ali's Brick Lane (2003). The novel portraits Bangladeshi diasporic people living in the United Kingdom, supposed to have "motherly" attitudes towards ex-colonials. However, in a multicultural milieu they face a struggle between their tradition and a liberation trend in the British capital from the rules ethnically imposed upon. The dissertation's principal aim is an analysis of the social relationships and the interaction processes between the Bangladeshi diasporic people and the hegemonic British society, with special emphasis on the conflicts between different cultures, the type of treatment given to Bangladeshi diasporic people in London, negotiations within a hegemonic context and the coexistence politics of multiculturalism. Contemporary diaspora, multiculturalism as a political strategy and globalizing Diasporas are investigated from the principles of postcolonial theory. The theories on which the discussion on diaspora are based come from Hall, Brah, Ashcroft and Cohen; with regard to multiculturalism, theories hail from the works by Hall, Semprini, Gilroy, Wieviorka and others. Results show that multicultural conviviality may lead certain diasporic people to live apart from and hermetically closed to the hegemonic society, or rather, they fail in their attempt to interact with the adopted country, especially since this context is permeated with racism and discrimination directed to the immigrants. Contrastingly when the hegemonic context reveals attitudes of multicultural communities building, in which racial prejudice and exclusion are minimized, conviviality and integration may be consolidated. |