Resumo: Esta dissertação tem como propósito estudar o Movimento Moderno em Arquitetura no interior do Paraná, especificamente na cidade de Maringá. Trata-se da análise da arquitetura brasileira e do processo de apropriação do vocabulário formal modernista, propiciado a partir de choques culturais em uma zona de "fronteira", definindo esse conceito não como uma divisa territorial, mas como um lugar de encontros, em que diferentes contextos sociais interagem. Tem-se como objeto a arquitetura residencial de Maringá construída nas décadas de 1950 a 1970, período coincidente com o auge do modernismo brasileiro. Entendendo as residências como fontes históricas, busca-se compreender, através da análise dos projetos arquitetônicos, fotografias, reportagens da época, entrevistas e trabalhos de outros teóricos sobre o tema, como essa "nova' arquitetura se difundiu pelo país, ultrapassando balizas socioeconômicas e se disseminando entre vários segmentos sociais. Enfim, procura-se apreender e evidenciar que essas moradias modernistas, mesmo não apresentando em sua totalidade os princípios Modernos, representam o resultado da apropriação da população maringaense em relação a uma nova identidade construtiva e cultural que simboliza uma passagem importante da história da cidade.
Abstract: This thesis has as objective to study the Modern Movement in Architecture in Brazil, specifically in Maringa city. This work was concerned about an analysis of Brazilian architecture and the process of appropriation of modernist formal vocabulary, favored from culture clashes in a borderline zone, understanding this concept, not as a territorial boundary, but as a place of encounters, where different social contexts interact. The main point of this research was the residential architecture of Maringá from 1950's to 1970's, a period coinciding with the peak of Brazilian modernism. By understanding of the residences as historical sources, we seek to understand through the analysis of architectural designs, photographs, news of the day, interviews and other theoretical work on the subject, as this "new" architecture spread throughout the country, surpassing socioeconomic barriers and spreading out among various social segments. Anyway, we seek to grasp and to demonstrate that these modernist houses, even not entirely showing Modern principies, are the resuit of the appropriation of the population of Maringa for a new constructive and cultural identity that symbolizes a passage in the history of the city. |