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Ttulo [PT]: O corpo em-cena : a sociedade administrada e o trauma nas Body modifications
Ttulo [EN]: Body in scene : the administraded society and the Body Modifications.
Autor(es): Alexandra Arnold Rodrigues
Palavras-chave [PT]:

Psicanlise. Teoria crtica. Body Modifications. Sociedade administrada. Trauma. Excesso. Corpo. Privao. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Psychoanalysis. Critical theory. Body Modification. Society administered.
Trauma. Brazil.
rea de concentrao: Constituio do Sujeito e Historicidade
Titulao: Mestre em Psicologia
Banca:
ngela Maria Pires Caniato [Orientador] - UEM
Josaida de Oliveira Gondar - UNIRIO-RJ
Luiz Hermenegildo Fabiano - UEM
Resumo:
Resumo: Este trabalho teve como objeto de estudo o fenmeno das Body Modifications. O objetivo foi identificar e compreender as injunes culturais contemporneas que impregnam a concepo de corpo na sociedade ocidental e que culminam em seu hiper-investimento sensrio e esttico. Visou ainda desvelar as motivaes psquicas que garantem a adeso dos indivduos a tais prticas. Para tanto, props-se um dilogo entre a Teoria Critica e a Psicanlise na elaborao da pesquisa bibliogrfica. O material para anlise derivou de sites como o "www.bmezine.com": relatos e entrevistas com adeptos; imagens, vdeos e espao de compra e publicidade (www.bmeshop.com). A priori, falar em Body Modifications falar de uma sofrida busca pelo que h de abjeto, por um corpo violado em suas funes biolgicas, psquicas e sociais; falar de corpos mut(i)lados - "mut" (mutao) dos possveis "lados" desse corpo - ou, etimologicamente, corpo estropiado, que sofre diminuies. Historicamente, prticas de modificao corporal foram usadas a contragosto para solapar a autonomia de indivduos em processos de tortura, ou ainda, correspondiam a ritos de passagem e garantiam uma pertena social necessrias em tribos indgenas ou em algumas culturas orientais. Entretanto, com sua insero-assimilao cultura ocidental contempornea, tais prticas so fetichizadas e naturalizadas por discursos totalizantes prprios do mercado: de fato, no correspondem mais a busca de uma identidade cultural especfica e nem a um registro histrico coletivo. Correspondem sim a reprodues alienadas de prticas milenares. Elas so prticas estereotipadas, que amarradas a uma razo comprometida, pois instrumental, calculam e metrificam o territrio corporal em prol da eficcia do aparato tcnico-cientfico que as sustentam. De forma que a promessa de uma razo emancipatria sucumbe instrumentalidade e um novo mito predomina: o domnio da mercadoria sobre o corpo homem reincidindo na menoridade kantiana e na semi-formao. Apesar das inmeras novidades os corpos encontram-se, como nunca, envoltos em uma urea mtica, como ponderam Adorno e Horkheimer (1947), "o corpo tabu, objeto de atrao e repulso" - alicerce para dominao dos homens. Entretanto, isso no se d sem interferir na economia libidinal dos indivduos. Tanto a pele como a dor, so elementos estruturantes do psiquismo humano, mas, os excessos atuais que massacram os sentidos, anunciam fragilizaes na instncia egica. Haveria hoje, nessa pele corrompida (constante e onipotentemente) pelas modificaes corporais e no esgarar da memria individual e coletiva (em que a materialidade corporal aparece como a ltima tbua de salvao), uma falha na funo narcsica protetora dos indivduos. Por isso, estariam mais vulnerveis ao estado de trauma 'providenciado' pela sociedade administrada. A atual paixo pelo real, apresentada por Zizek, tem como correlato subjetivo uma 'desintrincao pulsional': pulso de morte assentada num masoquismo mortfero, que se expressa na repetio compulsiva de prticas como as Body Modifications. Por isso vemos uma negao manaca das pulses de vida (auto-conservao e sexualidade), por exemplo, na costura de orifcios e na castrao. Tensionar com uma crtica imanente o glamour impresso nessa mortificao corprea (Krper) pode ser o primeiro passo para (re)conquistar o corpo vivo (Leib).

Abstract: This dissertation had as object of study the phenomenon of Body Modifications. The goal was identify and understand the contemporary cultural injunctions that impregnate the body in Western society and culminate in its hyper-investiment sensory and aesthetic. Also it aimed to uncover the motivations psychic that guarantee compliance of individuals to such practices. For this, it was proposed a dialogue between Critical Theory and Psychoanalysis in elaboration of the research literature. The material to analysis is derived from sites like the "www.bmezine.com": reports and interviews with fans; images, videos and space buying and advertising (www.bmeshop.com). At first, talk about Body Modifications is talk about a suffered looking for which is abject, for a broken body in its biological functions, psychic and social; is talk of bodies multiladed, etymologically, mangled body that suffers decreases. Historically, practices of body modification have been used to undermine grudgingly the autonomy of individuals in processes of torture, or, it corresponded with rites of passage and it ensured a social membership in Indian tribes or necessary in some cultures Orientals. However, it with its integration-assimilation into contemporary western culture, these practices are fetishized and naturalized by totalizing discourses own of market: Indeed, it doesn't correspond more the search for a specific identity cultural and nor a collective historical record. It matches with alienated reproductions of millenarian practices. They are stereotyped practices which lashed with a compromised due, because instrumental, calculate and metrical the territory of body in favor of the effectiveness of technical and scientific apparatus that sustain them. The way that the promise of emancipatory reason falls in instrumentality and a new myth predominates: the domain of merchandise over the body- man backsliding on minority Kantian and in the semi-formation. Despite numerous new the bodies are, as ever, wrapped in a mythical golden, as ponder Adorno and Horkheimer (1947), "the body is taboo, the subject of attraction and repulsion - foundation for the domination of men. However, this does not happen without interfering in the economy libidinal of individuals. Both the skin and pain are structural elements of the psyche human, but the excess current that butchering the senses announces fragilization in instance of ego. Would exist today, this corrupted skin (constant and omnipotent) by body modifications and in the rip of individual and collective memory (which the materiality body appears as the last hope of salvation), a fault in the protective narcissistic function of individuals. Therefore, they would be more vulnerable to state trauma 'arranged' by the managed society. The current passion for real, presented by Zizek, has as subjective correlate a "unfusion pulsion": pulsion of death seated in a deadly masochism, which is expressed in compulsive repetition of practices as the Body Modifications. So we see a manic denial of life drives (self- conservation and sexuality), for example, the stitching holes and castration. Tension with an immanent critique the glamorous printed in thismortification body (Krper) can be the first step towards (re) conquer the living body (Leib).
Data da defesa: 25/03/2011
Cdigo: vtls000186211
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. ngela Maria Pires Caniato
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Psicologia)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Psicologia

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: PPI-UEM_2011_Alexandra.pdf
Tamanho: 5828 Kb (5968340 bytes)
Criado: 19-07-2011 13:53
Atualizado: 19-07-2011 14:10
Visitas: 1252
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