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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Enfermagem

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Ttulo [PT]: Avaliao do acolhimento com classificao de risco em servio hospitalar de emergncia
Autor(es): Jos Aparecido Bellucci Jnior
Palavras-chave [PT]:

Enfermagem de emergncia. Gesto de enfermagem. Avaliao de risco. Humanizao dos servios de sade. Servio Hospitalar de Emergncia. Atendimento hospitalar. Servio de sade. Qualidade. Assistncia ambulatorial. Qualidade de assistncia sade. Gerncia. Acolhimento. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Nursing. Emergency Hospital Service. Management. User Embracement. Quality of Health Care. Brazil.
Titulao: Mestre em Enfermagem
Banca:
Laura Misue Matsuda [Orientador] - UEM
Mrcia Regina Antonietto da Costa Melo - USP/Ribeiro Preto
Magda Lcia Flix de Oliveira - UEM
Resumo:
Resumo: Na atualidade, a qualidade da assistncia em sade tem se tornada preocupao dos profissionais que atuam nessa rea porque, entre outros fatores, h crescente exigncia dos usurios por melhorias no atendimento prestado. Em Servio Hospitalar de Emergncia (SHE), os principais desafios encontrados qualidade do atendimento se referem: superlotao; ao processo de trabalho fragmentado; aos conflitos e assimetrias de poder; demora pelo atendimento; baixa resolutividade e humanizao no tratamento; entre outros. H que se destacar que somado a esses problemas, o elevado nmero de pacientes que poderiam ser atendidos na rede bsica de sade fator agravante, pois coopera para que ocorra abordagem ao usurio de acordo com a ordem de chegada. Ante os desafios apresentados e, associados necessidade de se atender a todos de maneira resolutiva e acolhedora, no menor intervalo de tempo possvel, o Ministrio da Sade props, em 2004, a diretriz Acolhimento com Classificao e Avaliao de Risco (ACCR). Em SHE, a referida diretriz tem como principal objetivo, acolher e classificar o risco do usurio em nveis de prioridades baseados na gravidade de cada caso. Este estudo, do tipo Metodolgico, teve como objetivo geral investigar sobre Gesto de Enfermagem e Acolhimento com Classificao de Risco em Servio Hospitalar de Emergncia. Foi desenvolvido por meio de abordagens qualitativas e quantitativas, durante o perodo de outubro de 2009 a abril de 2011, por meio de cinco etapas: anlise de publicaes sobre gerenciamento qualidade em SHE; relato da atuao do enfermeiro no processo de implantao do ACCR; comparao do fluxo de atendimento de dois SHE; construo e validao de instrumento para avaliar o ACCR; avaliao do ACCR implantado no SHE de um hospital de ensino pblico. Dentre os principais resultados obtidos nas etapas do estudo constatou-se que nos ltimos dez anos, as publicaes que versam a respeito da atuao do enfermeiro no gerenciamento qualidade em SHE se concentraram em propagar conceitos de humanizao para o cuidado e ao cuidador. Outro resultado dessa etapa foi a constatao de vrios artigos que referiam o ACCR como estratgia eficaz promoo da qualidade em SHE. No tocante ao processo de implantao do ACCR em SHE, verificou-se que o enfermeiro o principal responsvel pelo planejamento, acompanhamento e avaliao da referida diretriz. Com relao anlise do fluxo de usurio foi observado que o SHE que possui o ACCR no atendimento mais organizado e h responsabilizao dos profissionais pelo atendimento e criao de vnculos com o usurio (cliente e familiares). Em se tratando da construo e validao de Instrumento para avaliar o ACCR, considera-se que o Instrumento final, constitudo por 21 questes divididas nas trs dimenses Donabedianas de Avaliao em Sade (Estrutura, Processo e Resultado), possui validade de contedo e de aparncia. Com relao avaliao do ACCR, por meio da aplicao do Instrumento de Avaliao aos trabalhadores de enfermagem de um SHE de Hospital Pblico de Ensino, as trs dimenses e o ACCR como um todo foi classificado como Bom. De maneira especfica vale ressaltar que dentre os 21 itens avaliados, 7 se classificaram como timo; 4 Bom; 9 Regular e 1 Precrio. Conclui-se que a diretriz ACCR uma das principais estratgias utilizadas na promoo da qualidade em SHE, pois no servio que atua de acordo com as suas condutas os fluxos de atendimento so mais organizados e resolutivos, alm de se evidenciar a presena de aes gerenciais de enfermagem as quais valorizam a humanizao do cuidado e do cuidador. Com relao avaliao do ACCR, conclui-se ainda que a utilizao de Instrumento quantitativo para avaliar a Estrutura, o Processo e Resultado do ACCR, em um Hospital de Ensino Pblico, possibilitou quantificar as opinies dos trabalhadores, indicar as potencialidades e fragilidades da diretriz implantada e orientar condutas para melhoria da qualidade de cada item avaliado.

Abstract: Currently the quality of health care has become concerns of professionals working in this area because, among other factors, there is growing demand from users for improvements in the care provided. In Emergency Hospital Service (EHS), the main challenges facing the quality of care concern: overcrowding; fragmented labor process, conflict and power asymmetries, the service delay, low resolution and humane treatment, among others. It is worth noting that in addition to these problems, the high number of patients could be treated in primary healthcare because it is an aggravating factor for the occurrence of cooperative approach to user according to the order of arrival. Presented and the challenges associated with the need to serve all so warm and resolute in the shortest possible time, the Ministry of Health proposed the directive in 2004 with User Embracement with Risk Rating (UERR). In EHS, this guideline has as main objective to receive and classify the risk levels of the user's priorities based on the severity of each case. This methodological study of its kind, aimed to investigate the general management and Nursing User Embracement by Risk Rating in Emergency Hospital Service. It was developed through qualitative and quantitative approaches during the period October 2009 to April 2011, through five steps: analysis of publications on quality management in EHS; account of the role of a nurse in the process of implementation of the UERR, comparison of the two flow EHS care, construction and validation of an instrument to assess the UERR; assessment UERR EHS implanted in a hospital public education. Among the main results obtained in the steps of the study found that in the last ten years, the publications that deal about the role of nurses in the quality of EHS management focused on spreading the concepts of humane care and for the caregiver. Another result of this step was the realization of several articles which reported the UERR as an effective strategy to promote quality in EHS. Regarding the implementation process of the UERR in EHS has revealed that the nurse is primarily responsible for planning, monitoring and evaluation of this guideline. With respect to the flow analysis that the user has been observed that EHS has the UERR in care is more organized and professional accountability for the care and forging links with the user (client and family). Concerning the construction and validation of instruments for assessing the UERR, it is considered that the final instrument, consisting of 21 questions divided into the three dimensions of Donabedian Health Evaluation (Structure, Process and Outcome) is valid for content and appearance. Regarding the evaluation of the UERR through the application of the Assessment Instrument for nursing staff in a EHS Public Teaching Hospital, the three dimensions and the UERR as a whole were classified as Good. Specifically it is noteworthy that among the 21 items surveyed, seven were classified as Excellent, Good 4, 9 and 1 Regular Price list. We conclude that the guideline UEER is a major strategy used in the promotion of quality EHS because the service that operates in accordance with their service flows behaviors are more organized and determined as well as to highlight the presence of nursing management actions who value the humane care and caregiver. As to the evaluation of the UERR, it concludes that the use of quantitative tools to assess the structure, processes and outcomes of the UERR in a Public Teaching Hospital made it possible to quantify the views of employees, indicate the strengths and weaknesses of the policy in place and of guiding to improve the quality of each item evaluated.
Data da defesa: 22/07/2011
Cdigo: vtls000188757
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Laura Misue Matsuda
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias da Sade
Nvel: Dissertao (mestrado em Enfermagem)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Enfermagem

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: jose_aparecido.pdf
Tamanho: 2119 Kb (2170261 bytes)
Criado: 19-09-2011 10:07
Atualizado: 26-09-2011 11:49
Visitas: 2619
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