Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau

Consultar: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Sociedade e Políticas Públicas)

Início > Dissertações e Teses > Ciências Humanas > Sociologia > Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Sociedade e Políticas Públicas)

Título [PT]: Em campo : organização, drama e performance no futebol profissional brasileiro
Autor(es): Victor Garcia Miranda
Palavras-chave [PT]:

Etnografia do futebol. Cultura organizacional. Estética do futebol. Narrativa. Dramas sociais. Narrativa de dramas sociais. Atlético Clube Paranavaí. Paranavaí. Paraná. (Estado). Brasil.
Área de concentração: Sociedade e Políticas Públicas
Titulação: Mestre em Ciências Sociais
Banca:
Wânia Rezende Silva [Orientador] - UEM
Fábio Viana Ribeiro - UEM
Geovânio Edervaldo Rossato - UEM
Paulo Bassani - UEL
Resumo:
Resumo: Este trabalho visa proceder a uma interpretação de como se faz o futebolprofissional em uma organização clubística, especificamente no Atlético Clube Paranavaí. Procura-se por meio deste trabalho interpretar etnograficamente o futebol do ACP ao longo do campeonato paranaense de futebol profissional de 2010, como produto estético em meio a um sistema cultural estabelecido pela ação dos sujeitos sociais no bojo da organização do clube e articulado ao discurso social comum a eles. Em outras palavras, busca-se saber como o futebol do ACP foi expresso esteticamente ao longo do campeonato e compreender como se deram as relações organizacionais entre os jogadores, a comissão técnica, diretores, torcedores e outros atores sociais que compuseram o clube - em suas desiguais condições de participação ante a construção daquele produto cultural - durante o período da citada competição. Para o dito intento, apropriou-se de três distintos - embora não antagônicos - referenciais teórico-metodológicos: performance e Drama Social (especialmente tratado por Richard Schechner, Victor Turner e outros antropólogos), Micro-história (balizado por Giovanni Levi) e descrição densa (sob a menção de Clifford Geertz e sua antropologia dos significados culturais). Tomam-se como objetivos de pesquisa desta dissertação: a) proceder a um estudo referente ao Atlético Clube Paranavaí com o intuito de se interpretar como foi produzido o futebol no clube, sobretudo por meio de seus aspectos estéticos e das relações sociais estabelecidas na citada organização; b)conhecer os aspectos organizacionais do clube desde os seus elementos estruturais, os seus sujeitos sociais e as suas relações com o poder público municipal de Paranavaí; c) construir uma narrativa atinente à realidade dos acontecimentos no clube e ao processo de disputa pelo mesmo do campeonato paranaense de futebol de 2010; d) analisar o processo de produção do futebol pelo clube, no que diz respeito aos diferentes atores da organização e, principalmente, aos sujeitos responsáveis diretamente pelos atos de jogar futebol: os atletas acepeanos.
Data da defesa: 28/02/2011
Código: vtls000188770
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2011
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Wânia Rezende Silva
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Nível: Dissertação (mestrado em Ciências Sociais)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Victor Garcia Miranda.pdf
Tamanho: 8036 Kb (8228402 bytes)
Criado: 26-09-2011 09:44
Atualizado: 26-09-2011 09:59
Visitas: 1851
Downloads: 24

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.

Voltar