Resumo: Com a crescente demanda da indústria e do comércio por sistemas e soluções informatizadas, cresceu também o número de empresas que prestam serviços nas áreas de tecnologia em geral, com objetivo de atender a esta grande demanda. Como consequência desse aumento, tornou-se mais difícil encontrar bons profissionais de TI disponíveis, pois estes são extremamente visados pelo mercado. Uma solução que vem se destacando, principalmente entre as grandes empresas, é o Desenvolvimento Distribuído de Software (DDS), que consiste basicamente na distribuição das equipes em diversas unidades, presentes em cidades, estados e até mesmo em países distintos. Desta forma, é possível encontrar mão de obra qualificada onde quer que ela esteja, e muitas vezes com um custo bastante reduzido. Porém, devido à distribuição das equipes, surgem alguns problemas que não existem no desenvolvimento co-localizado, tais como diferenças de fuso-horário e de idioma, dificuldades de comunicação, falta de espírito de equipe e confiança nos demais membros, principalmente nos que se encontram mais distantes, falta de motivação e diferenças sócio-culturais, que será o tema central deste estudo. Neste trabalho é apresentada uma estratégia que visa amenizar as consequências que os aspectos sócio-culturais geram no DDS. A estratégia é formada por oito fases: identificação dos problemas, observação, análise, elaboração do plano de ação, execução, verificação, padronização e conclusão. Toda a estratégia foi avaliada por gerentes de projetos distribuídos de desenvolvimento de software.
Abstract: The growing computerization of nowadays society also increased the number of enterprises in service sector, which develops software and automatized solutions to industrial and commercial sectors. The growing demand made difficult to find qualified I. T. professionals, considering that there is a great demand to hire their work force. The solution found by the great corporations is D.S.D (distributed software development) which consists in fractionating software creation process to professionals residents all over the world, all of them working on the development of the same projects. By doing so, it is possible to hire skilled workers everywhere in the world at relatively low wages (costs). However, task distribuition generates some problems - that does no exist when software is deveolped by a colocated team - such as: difficulty on language and communication, conflict of time zones, lack of team-mate spirit, lack of confidence in each other - specially between those who are in remote places - and also and principally problems generated by socio-cultural aspects, which will be the nuclear theme of this research. This article will work on strategies which aims to provide support for chairman and managers of software businesses, easing to solve troubles caused by the social singularities between workers from different places. |