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Ttulo [PT]: A produo textual na sala de apoio aprendizagem de lngua portuguesa : uma anlise das condies de produo no Caderno Orientaes Pedaggicas
Autor(es): Patrcia Cristina de Oliveira Duarte
Palavras-chave [PT]:

Lngua portuguesa. Composio e exerccios. Gneros textuais. Escrita. Material didtico. Avaliao. Linguagem. Ensino fundamental. Lingstica aplicada. Estudo e ensino. Sala de apoio aprendizagem. Produo textual. Condies de produo. Paran. (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Classes that give support to Learning. Textual Production. Conditions for production. Paran. State. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Snia Aparecida Lopes Benites [Orientador] - UEM
Marilurdes Zanini - UEM
Esther Gomes de Oliveira - UEL
Resumo:
Resumo: luz da Lingustica Aplicada, esta pesquisa, de natureza qualitativo-interpretativa, teve como objetivo analisar e discutir o processo de ensino-aprendizagem da produo textual nas Salas de Apoio Aprendizagem de Lngua Portuguesa do Estado do Paran (doravante SAALP). Para isso, verificamos, na seo de produo textual do Caderno Orientaes Pedaggicas, as formas de apresentao dos comandos de produo de textos, na tentativa de entender, de uma forma mais ampla, quais so as condies de escrita oferecidas, de que forma elas se apresentam e de que maneira essas propostas contribuem para a formao de um produtor de textos competente, conforme postulado dos Parmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e das Diretrizes Curriculares do Estado do Paran (PARAN, 2008). As angstias e inquietaes surgidas do contato com o referido material didtico motivaram-nos a empreender o presente diagnstico. Fundamentando-nos, na perspectiva interacionista de linguagem, conclumos que o material didtico em pauta desconsidera as condies de produo propostas por Bakhtin/Volochinov (1992), sistematizadas por Geraldi (1995), amplamente defendidas nas DCEs (2008) e na fundamentao terico-metodolgica do Caderno Orientaes Pedaggicas. Pudemos constatar que no h produo textual na SAALP, pois o aluno no orientado para produzir textos "na escola" e, sim, "para a escola". O ensino da escrita na SAALP perpetua o ensino da redao escolar, medida que os comandos propiciam um duplo silenciamento: 1) fechamento das possibilidades discursivas, ao silenciar o 'dizer' do aluno, pois no lhe oferecido um motivo real para justificar sua enunciao; 2) fechamento das possibilidades de linguagem, pois no se trabalha com a diversidade dos gneros, mas se realiza uma estereotipao do gnero discursivo. Assim, a sala que deveria servir de apoio serve para acentuar a dificuldade do aluno, pois no lhe oferece condies para se apropriar da escrita, assumindo-a como sujeito; pelo contrrio, a sala exige que o aluno, a todo momento, demonstre competncia enunciativa, uma competncia que um aluno inserido na SAALP no tem.

Abstract: In the light of Applied Linguistics, this research of qualitative-interpretive basis, aimed to analyze and discuss the process of teaching and learning of text production in Classes that give support to the Learning of Portuguese Language of State of Paran (SAALP, Portuguese abbreviation). For this, we verified in the section of the text production of the Pedagogic Guideline Booklet, the forms the instruction were presented to produce writing in order to understand, more broadly, the conditions the writing is offered, how the conditions are presented and how the proposals contribute to the formation of a competent text producer, as postulated in the Parmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) and the Diretrizes Curriculares do Estado do Paran (Paran, 2008). The anxieties and concerns that arose from the experience with the textbooks motivated us to undertake this diagnosis. Basing ourselves in the interactionist perspective of language, we concluded that the textbooks already mentioned, disregard the conditions for writing production proposed by Bakhtin/Volochinov (1992), systematized by Gerald (1995), widely held in DCEs (2008) and in the theoretical methodological fundamental of the Pedagogic Guideline Booklet. We observed lack of textual production in SAALP, as thus, the student is not oriented to produce texts "in school", but, yes, "to school". The teaching of writing in SAALP perpetuates the teaching for school writings, as the commands provide a double silence: 1) the closing of discursive possibilities silences the 'saying' of the student because it does not offer him real reasons to justify his utterance, 2) the closing of language possibilities happens because it does not work with the diversity of genres and so it promotes a stereotyping discourse of gender. Thus, the class that should give support to the student serves to bring him difficulty because it does not offer him conditions to acquire good writing skills; on the contrary, the class requires that the student, at all times, should demonstrate communicative competence, a skill that a student of the SAALP does not have.
Data da defesa: 04/10/2011
Cdigo: vtls000192744
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Snia Aparecida Lopes Benites
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAO VERSO FINAL.pdf
Tamanho: 6660 Kb (6819843 bytes)
Criado: 03-02-2012 15:55
Atualizado: 03-02-2012 16:35
Visitas: 898
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