Resumo: As pesquisas a respeito da formação e evolução das redes sociais e como elas afetam as organizações têm se destacado nos estudos de Administração. Nestas pesquisas as redes sociais são apontadas como fator preponderante nos processos de geração da inovação. Assim, para compreender como as redes sociais influenciam a inovação, uma opção de estudo é avaliar as redes sociais por meio da formação e evolução de seus relacionamentos. Neste contexto se insere o presente estudo, o qual objetiva analisar como a formação e a evolução das redes sociais influenciam a inovação em três empresas incubadas na Incubadora Empresarial Santos Dumont, pertencente ao Parque Tecnológico Itaipu, localizado em Foz do Iguaçu, PR. Para se chegar ao objetivo proposto, foi realizado um estudo de casos múltiplos em três empresas em diferentes estágios de incubação, com recorte longitudinal. Foram realizadas duas coleta de dados, com intervalo de seis meses entre elas, utilizando-se entrevistas semiestruturadas aplicadas aos gestores das empresas e a representantes da incubadora como instrumentos para a coleta de dados. Para a interpretação dos dados coletados optou-se pela análise de conteúdo com apoio do software Atlas.ti. Entre os achados desta pesquisa destaca-se a identificação da influência das redes sociais, em sua formação e evolução, na inovação adotada e na evolução desta inovação para três empresas incubadas da IESD, bem como as características particulares da formação e evolução destas redes e seu impacto na busca de recursos e informações para o empreendimento. A pesquisa destaca também o papel da incubadora como mediadora de relacionamentos que resultam em fontes de recursos e informações relevantes para as empresas incubadas.
Abstract: The research on the formation and evolution of social networks and how they affect the organizations has gained attention in the studies of business administration. In these researches, social networks are identified as a major factor in the process of innovation generation. Thus, in order to understand how social networks influence innovation, a possible approach is to evaluate social networks through the formation and evolution of their relationships. This is the context of the present study, which aims to analyze how the formation and evolution of social networks influence innovation in three companies incubated in the Santos Dumont Business Incubator, part of the Itaipu Technological Park, located in Foz do Iguaçu, PR. To achieve the proposed objective, we performed a multiple case study on three companies in different incubation stages, with longitudinal cut. Two data collection were conducted, with an interval of six months between them, using semi-structured interviews as instruments for data collection, taken from incubated companies managers and representatives of the incubator. For the interpretation of the collected data, it was chosen the content analysis method with support of the Atlas.ti software. Among the findings of this study, it is worth mentioning the identification of the influence of social networks, in their formation and evolution, on the adopted innovation and its progression for three incubated companies of the ESDI, and the particular characteristics of the formation and evolution of these networks besides their impact on the search for resources and information for the company. The research also highlights the role of the incubator as a mediator of relationships which provide resources and relevant information sources to the incubated companies. |