Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: A recepo de O menino do pijama listrado por leitores adultos da Biblioteca Municipal de Maring
Autor(es): Lgia Ribeiro de Souza Zotesso
Palavras-chave [PT]:

Recepo literria. Literatura. Formao do leitor. Leitura. O Menino do Pijama Listrado. Recepo. Leitores adultos. Clube de Leitura da Biblioteca Municipal de Maring. Maring. Paran. (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
The Boy in the Striped Pajamas. Reception. Adult readers. Reader training. Reading Club Municipal Library of Maring. Maring. Paran. State. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Literrios
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Vera Helena Gomes Wielewicki [Orientador] - UEM
Alice Aurea Penteado Martha - UEM
Leon Astride Barzotto - UFGD/Dourados-MS
Resumo:
Resumo: Esta dissertao relata resultados de uma investigao da anlise da recepo do livro O Menino do Pijama Listrado (The Boy In The Striped Pajamas, 2006), de autoria do irlands John Boyne, em sua forma traduzida para a lngua portuguesa, por leitores adultos do Clube de Leitura da Biblioteca Municipal de Maring. O livro indica, em sua ficha catalogrfica, o pblico infantojuvenil para a sua recepo, entretanto, a sua anlise ocorre por meio da recepo de um pblico diferente daquele apresentado. Dessa forma, verificamos qual o efeito dessa discrepncia entre o endereamento e a recepo na leitura desse grupo especfico. Para o desenvolvimento deste trabalho foi observado um encontro com os leitores da Biblioteca Municipal de Maring (Clube de Leitura) para a discusso do livro. Os comentrios dos leitores foram analisados com o apoio de Teorias da Recepo: Esttica da Recepo (JAUSS, 1994) e Teoria do Efeito Esttico (ISER, 1996; 1999a; 1999b). Por meio dessa anlise conclumos que a recepo do texto causa diferentes efeitos para cada pblico leitor. A fase em que se encontra o leitor para receber determinado livro, de acordo com sua faixa etria, por exemplo, pode interferir na recepo. Dessa forma, acreditamos que a discrepncia entre o endereamento e a recepo possa ter contribudo para as crticas ao autor quanto sua forma de utilizar o Holocausto como pano de fundo para a narrativa e pela linguagem "simplificada" presente no livro.

Abstract: This dissertation relates results of the analysis of the reception of the Portuguese translation of the John Boyne's book The Boy in the Striped Pajamas (2006) by adult readers of the Reading Club Municipal Library of Maring. The book indicates in its catalog, for its reception. However, the book was analyzed by a group of adult readers, other than that indicated in the catalog of the book. Thus, we analyze the addressing of a book directed at children and youth, but with the reception by a group of adult readers. To develop this work, we observed a meeting was held with the readers of the Maring Municipal Library to discuss the book The Boy in the Striped Pajamas. The comments from readers were analyzed relying on Theories of Reception: Reception Aesthetics (Jauss, 1994), Theory of Aesthetic Effect (ISER, 1996, 1999a, 1999b). With this analysis, we conclude that the reception of the text has different effects for each reading public. The phase in which the reader is to receive a particular book, according to his/her age, for example, interferes in the reception. Thus, we believe that the discrepancy between the public addressed by the another and the actual public that read the book has contributed to the various criticisms to the author for, using the Holocaust as a background to the development of the narrative and language "simplified" in this book, for instance.
Data da defesa: 26/09/2011
Cdigo: vtls000193635
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Vera Helena Gomes Wielewicki
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: A Recepo de O Menino do Pijama Listrado por Leitores Adultos da Biblioteca Municipal de Maring.pdf
Tamanho: 1343 Kb (1375075 bytes)
Criado: 24-02-2012 10:39
Atualizado: 24-02-2012 11:28
Visitas: 867
Downloads: 12

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.