Resumo: Manuel da Fonseca é considerado um dos maiores escritores do Neorrealismo português, tendo se destacado como poeta, contista e romancista. Mas, seu engajamento com as questões políticas e sociais do seu país vai além de uma mera adesão doutrinária ao movimento neorrealista, fazendo com que sua produção literária evidencie uma ética e uma estética cuja essência se traduz em um profundo envolvimento com o ser humano. No entanto, os estudos sobre a poesia neorrealista e especificamente a produção poética de Manuel da Fonseca são escassos, justificando assim a presente pesquisa, que pretende contribuir tanto nas investigações sobre a poesia de um escritor que soube como poucos prestigiar o Neorrealismo, a língua e a literatura portuguesa quanto para a ampliação das pesquisas sobre a poesia neorrealista. Considerando isso, o objetivo desta dissertação é abordar questões referentes à poesia lírica e aos estudos sobre o neorrealismo português. Através da análise de poemas contidos na Obra Poética, do escritor português Manuel da Fonseca, procura-se examinar as estratégias discursivas empregadas pelo poeta com a finalidade de estabelecer um espaço de crítica social. Com o propósito de evidenciar tais estratégias, procura-se demonstrar que a imagem da região portuguesa do Alentejo é central na poesia lírica de Manuel da Fonseca. Para tanto, esta pesquisa se utilizará de conceitos de teóricos como Cara, Jakobson, Moisés, D'Onofrio, Benjamin e Staiger referentes à poesia lírica e suas características, bem como adotará o posicionamento de alguns teóricos como Adorno, Gullar, Eliot e Mukarovsky a fim de estabelecer as possíveis relações entre poesia lírica e sociedade. Levaremos em consideração, também, os conceitos que fazem parte da estética neorrealista e do seu contexto histórico-cultural, sob os pressupostos teóricos de Torres, Birmingham, Lourenço e Reis.
Abstract: Manuel da Fonseca is considered one of the greatest writers of the Portuguese Neorealism, and has distinguished himself as a poet, storywriter and novelist. But his engagement with the political and social issues of his country goes beyond a mere doctrinal adherence to neorealism movement, making his literature to evidence an ethic and aesthetic whose essence is translated into a deep involvement with the human being. However, the studies about the neorealism poetry and specifically the poetic production of Manuel da Fonseca are scarce, justifying then the present research, which aims to contribute both in researches on the poetry of a writer who, as few, knew how to honor the Neorealism, the language and the Portuguese literature, as to expand the researches on the neorealism poetry. Considering this, the objective of this paper is to discuss issues relating to lyrical poetry and to the studies on the Portuguese Neorealism. Through the analysis of poems contained in "Obra Poética", from the Portuguese writer Manuel da Fonseca, it seeks to examine the discursive strategies used by the poet in order to establish an area of social criticism. In order to emphasize these strategies, it seeks to show that the image of the Portuguese region of Alentejo is central in the lyrical poetry of Manuel da Fonseca. To do so, this research will use theoretical concepts as Cara, Jakobson, Moisés, D'Onofrio, Benjamin and Staiger related to lyrical poetry and its characteristics, as well as shall adopt the position of certain theorists like Adorno, Gullar, Eliot and the Mukarovsky in order to establish the possible relations between lyrical poetry and society. We will take into consideration, as well, the concepts that are part of the neorealism aesthetic and its historical and cultural context, under the theoretical assumptions of Torres, Birmingham, Lourenço and Reis. |