Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau

Consultar: Programa de Pós-Graduação em Administração

Início > Dissertações e Teses > Ciências Sociais Aplicadas > Administração > Programa de Pós-Graduação em Administração

Título [PT]: A constituição do sujeito biólogo e as formas de poder-controle organizacional em universidades públicas no Estado do Paraná
Autor(es): Pedro Henrique de Gois
Palavras-chave [PT]:

Poder (Filosofia). Foucault, Michel, 1926-1984. Sujeito (Filosofia). Discurso. Dispositivos de normalização e governamentalização. Biologia, Dispositivo de normalização. Relações de poder. Constituição do sujeito. Formações discursivas. Paraná. (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Relations of Power, Michel Foucault, 1926-1984. Constitution of Subject. Discursive formations. Biology. Paraná. State. Brazil.
Área de concentração: Organizações e Empreendedorismo.
Titulação: Mestre em Administração
Banca:
João Marcelo Crubellate [Orientador] - UEM
Sônia Regina Vargas Mansano - UEL
Maurício Reinert do Nascimento - UEM
Resumo:
Resumo: Partindo de uma base teórica fundamentada na filosofia de Michel Foucault, apresenta-se uma perspectiva da constituição do sujeito biólogo em duas universidades paranaenses. Para o desenvolvimento desta proposta, são analisadas as relações de poder vivenciadas pelos sujeitos, buscando demonstrar como funcionam estas relações mediante a concepção de dispositivos de controle cada vez mais sofisticados e difusos no espaço social. Buscou-se caracterizar a constituição do sujeito-biólogo mediante os atravessamentos que o indivíduo vivencia em contato com esses dispositivos no espaço organizacional. Para Foucault (2009), o funcionamento do poder pressupõe que os sujeitos sejam livres, atuando em um espaço de possibilidades no qual buscam subjetivar-se, sendo atravessados por mecanismos que viabilizam e restringem a liberdade. Fundamentalmente, as relações de poder constituem-se também como relações estratégicas de imposição e resistência, ora reforçadas ou contrapostas pelo sujeito, em um deslocamento de forças que busca manter ou criar mecanismos que garantam a continuidade do exercício de poder. Nessa perspectiva, compreendem-se como sendo dispositivos de poder-controle organizacional aqueles enunciados por Foucault como mecanismos vivenciados pelos sujeitos em sua prática profissional, partindo das instituições como elementos de adequação do sujeito à estrutura institucional. Os movimentos de resistência e reforço a tais dispositivos são evidenciados como práticas inerentes à constituição do sujeito, que encontra nas instituições de ensino superior um importante espaço de sua ação profissional, porquanto vivencia e ativamente é influenciado por mecanismos de poder-controle organizacional. A perspectiva de análise adotada nesta dissertação buscou privilegiar as formações discursivas como Foucault as enuncia, procurando evidenciar a peculiaridade dos espaços e o momento em que são construídos e dispostos os discursos pelos sujeitos. Foram utilizados como dados, nesta pesquisa, documentos e legislações pertinentes ao campo científico da biologia, bem como foram realizadas quarenta e duas entrevistas com profissionais-biólogos na Universidade Estadual de Maringá e na Universidade Federal do Paraná, distribuídos em igual número entre as instituições. A análise desenvolvida buscou evidenciar o funcionamento das relações de poder entre os sujeitos e as instituições em que atuam, destacando como esta experiência influi na constituição dos sujeitos. Como conclusões, analisando criticamente os discursos, foi possível destacar que os biólogos entrevistados, na atualidade, requisitam um melhor reconhecimento e diferenciação profissional, mediante as limitações e desafios que enfrentam diante da estrutura burocrática das universidades em que atuam. Outra dimensão destaque é a identificação dos profissionais com a área biológica, sobretudo, quanto destacam as muitas possibilidades de desenvolvimento pessoal e profissional neste campo do conhecimento. Dessa maneira, mesmo diante das restrições inerentes as universidades públicas, configuram estratégias para solucionar os problemas que identificam ao mesmo tempo em que buscam constituir a si mesmos, profissionalmente, desenvolvendo mecanismos de confronto e oposição às limitações que vivenciam.

Abstract: From a theoretical base grounded in the philosophy of Michel Foucault, we present an overview of the constitution of subject biologist at two universities in Parana. To develop this propose, the power relations experienced by the subjects were analyzed, in order to demonstrate how these relationships, working through the design of control devices, become more sophisticated and pervasive in the social space. We sought to characterize the constitution of the subject-biologist through the crossings that the individual experiences in contact with these devices in the organizational space. For Foucault (2009), the operation of power assumes that individuals are free, working in a space of possibilities in which to seek subjectively, being crossed by mechanisms that enable and restrict freedom. Fundamentally, the relation power constitutes itself as strategic relations of imposition and resistance, either reinforced or opposed by the subject in a shift of forces seeking to maintain or create mechanisms to ensure the continuity of the exercise of power. From this perspective, we understand it as organizational power-control mechanisms set out by Foucault as experienced by the subjects in their professional practice, drawing on elements of institutions such as suitability of the subject to the institutional structure. The resistance movements and reinforcement of such devices are shown to be involved in the practical constitution of the subject, which is in higher education institutions an important area of professional actions, because experience and is actively influenced by mechanisms of power-control organization. The analytical perspective adopted in this dissertation sought to focus on the discursive formations as Foucault states seeking to highlight the peculiarity of space and time they are constructed and arranged speeches by the subjects. Research data included documents and legislation relevant to the biology scientific field, as well as forty-two interviews with professional's biologists at the University of Maringá State and Federal University of Parana, equally sampled in both institutions. The analysis sought to demonstrate the operation of power relations among individuals and institutions in which biologists operate, highlighting how this experience influences the constitution of subjects. In conclusion, critically analyzing the speeches, it was noted that biologists interviewed request nowadays a better recognition and professional differentiation, through the constraints and challenges they face on the bureaucratic structure of the universities in which they operate. Another dimension is the identification of prominent professionals in the biological area, especially highlighting many opportunities for personal and professional development in this field of knowledge. Thus, despite the restrictions inherent to public universities, they shape strategies to solve such identified problems, at the same time seeking to establish themselves professionally, developing mechanisms of confrontation and opposition to the limitations they experience.
Data da defesa: 30/07/2012
Código: vtls000199317
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2012
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. João Marcelo Crubellate
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Sociais Aplicada. Departamento de Administração.
Nível: Dissertação (mestrado em Administração)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Administração

Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 003. Pedro Henrique de Gois.pdf
Tamanho: 2610 Kb (2673036 bytes)
Criado: 04-07-2013 13:24
Atualizado: 04-07-2013 13:43
Visitas: 1465
Downloads: 18

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.

Voltar