Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau

Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Memrias escolares de travestis : a formao dos sujeitos nos discursos da cincia
Autor(es): Joyce Mayumi Shimura
Palavras-chave [PT]:

Travestis. Educao, Cincias ocultas e sexo. Abordagem interdisciplinar do conhecimento. Prticas sociais. Ensino de cincias. Discurso cientfico. Histria oral. Subjetividade.
Palavras-chave [EN]:
Science education. Scientific discourse. Oral history. Travesti. Subjectivity.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Patrcia Lessa dos Santos [Orientador] - UEM
Luzia Margareth Rago - UNICAMP
Eliane Ribeiro Pardo - UEPel
Luzia Marta Bellini - UEM
Ana Maria Teresa Benevides-Pereira - UEM
Resumo:
Resumo: O presente estudo tem como objetivo entender as experincias de vida de travestis por meio das narrativas de suas prticas sociais relacionadas com a educao e a cincia. Esta pesquisa fundamenta-se nos estudos feministas e nos estudos de Foucault, particularmente nos conceitos de vida infame, sexualidade e sexo. Tais estudos consideram a sexualidade como um dispositivo de poder que tem como fundamento a insero do sexo em sistemas de regulao do poder. Alm disso, questionam a evidncia de um binarismo hegemnico, que regulam tanto a linguagem quanto as prticas sociais e sexuais. Todavia, a pesquisa questiona se os corpos travestis so transformados em sujeitos ou se tais corpos ao debaterem com o discurso de poder so transformados em sujeitos infames. Os discursos mdicos e as polticas pblicas para os corpos travestis seriam formas de transformar tais corpos em sujeitos? Assim, sexo, sexualidade, gnero, corpo e as memrias escolares foram focos na anlise das entrevistas registradas por meio da histria oral. As anlises evidenciaram que pessoas travestis desestabilizam as ordens do sexo binrio, evidenciam as imposies sobre modelo masculino/feminino, normal/anormal, macho/fmea, que tornam os corpos submetidos ao poder simblico e material. Desse modo, por um lado, os corpos travestis se encontram como sujeitos, expressos por discursos mdicos e polticas pblicas; por outro lado, vivenciam a infmia.

Abstract: The present research is aimed at understanding the travestis' narrative life through their narratives about their experiences and social practices related to education and science. This research is based on the feminist and Foucault studies, particularly on the infamous life; sexuality and sex concepts. These studies consider sexuality as a dispositive of power that is based on the inclusion of sex into the systems of power regulation. Moreover, they question the evidence of a hegemonic binarism that regulate language, social and sexual practices. However, this research questions if the travestis bodies are transformed into subject or if such bodies are transformed into infamous subject when shocked against the power. Would the medical discourses and the public policy for the travesties bodies be ways to transform those bodies into subjects? Thus, sex, sexuality, gender, body and scholar memory were the focus on the analysis of interviews recorded through the method of oral history. The analyses showed that the travesti destabilizes the orders of binary sex and the impositions of masculine/feminine, normal/abnormal, male/female models, which make the bodies subordinated to the symbolic power and material. On the one hand, the travestis bodies are subject, expressed by medical discourses and public policies and on the other hand these bodies live infamously.
Data da defesa: 24/02/2012
Cdigo: vtls000199866
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Patrcia Lessa dos Santos
Co-Orientador: Prof. Dr. Ana Maria Teresa Benevides-Pereira
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Joyce_Shimura_dissertao.pdf
Tamanho: 1360 Kb (1393069 bytes)
Criado: 03-07-2013 15:04
Atualizado: 03-07-2013 15:09
Visitas: 1519
Downloads: 55

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.

Voltar