Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau

Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: As polticas educacionais do estado do Paran no perodo de 2003 a 2010 e o desenvolvimento profissional dos professores de matemtica
Autor(es): Susimeire Vivien Rosotti de Andrade
Palavras-chave [PT]:

Poltica educacional. Professor de matemtica. Desenvolvimento profissional. Educao. Paran. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Educational policy. Math teacher. Professional development. Education. Paran. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Regina Maria Pavanello [Orientador] - UEM
Patrcia Sndalo Pereira - UFMS
Luzia Marta Bellini - UEM
Resumo:
Resumo: O professor do Paran, no decorrer da sua carreira, vivencia diferentes propostas para a educao, que apresentam vrios discursos sobre como ele pode se desenvolver profissionalmente com propostas de formao continuada, que um dos fatores que contribui, mas no nico, como ser estudado neste trabalho. Enquanto professora da Educao Bsica observava com certa angstia, os discursos relativos s polticas educacionais do governo do Paran no perodo de 2003 a 2010, entendia a necessidade de investigar quais os fatores que contribuem ou no para proporcionar o desenvolvimento profissional do professor e como as polticas educacionais possibilitam ou no tal desenvolvimento. Diante deste fato, o presente trabalho objetiva investigar como um grupo de professores que ensina matemtica na Rede Estadual de Ensino de Foz do Iguau, que participou de vrias modalidades de formao continuada realizadas no governo do Paran no perodo de 2003 a 2010, v as polticas educacionais ento implantadas e as possveis contribuies por elas proporcionadas para seu desenvolvimento profissional. Tendo como contribuies tericas de Day (2001), Shulman (1986), Tardif (2008), Nvoa (1999), Imbernn (2009), Zeichner (2008), Fiorentini (2009), Pimenta (2010), Libneo (2010), Contreras (2002) e Sacristn (1999), que enfatizam a necessidade de entender que o desenvolvimento profissional dos professores um processo complexo e que vrios so os fatores que contribuem para isso. Ento, necessrio respeit-lo como um sujeito que tem saberes e cuja profisso perpassa por uma complexidade de situaes, desta forma, fundamental que ele compreenda a rede complexa de intercmbios, na qual realiza sua atuao. Nestas perspectivas, para elaborar este estudo optou-se pela realizao de uma pesquisa social de cunho exploratrio, obedecendo aos padres de anlise qualitativa. Como estudo exploratrio, esta pesquisa se compe de levantamento bibliogrfico, anlise documental, anlise textual discursiva e levantamento de campo. Foi constitudo um grupo de oito professores com formao especfica em matemtica, da rede Estadual de Foz Iguau, que vivenciou o processo de elaborao e implantao da mudana curricular no estado do Paran. A entrevista utilizada foi aberta e estimulou os participantes a expressarem, de maneira espontnea, suas opinies a respeito das polticas educacionais propostas pelo governo Requio e os demais governos de que haviam participado na sua trajetria enquanto professor. Foram analisadas as prticas dos professores que enfatizaram que as propostas do governo em estudo proporcionaram mudanas em suas prticas.

Abstract: The teacher of Paran, in the course of its career, experience different proposals for education, which present several speeches about how the teacher can develop professionally with proposals for continuing education, which is one of the contributing factors, but not unique, as it will be studied in this work. While I was a basic education teacher I watched with some anxiety the discourses on educational politics by the government of Paran from 2003 to 2010 and I could understand the necessity to investigate what factors contribute or not to provide the professional development of teachers and how educational politics can or cannot make such development possible. Given this fact, this study aims to investigate how a group of teachers who teaches mathematics at the State Schools in Foz do Iguacu, who participated in various forms of continuing education undertaken by the government Requio from 2003 to 2010, sees the implemented educational politics and then the possible contributions provided by them for their professional development. With the theoretical contributions by Day (2001), Shulman (1986), Tardif (2008), Nvoa (1999), Imbernn (2009), Zeichner (2008), Fiorentini (2009), Pimenta (2010), Libneo (2004), Contreras (2002) and Sacristn (1999), who emphasize the need to understand that the professional development of teachers is a complex process and that there are several factors that contribute to it. Therefore, you must respect them as people who have knowledge and whose profession goes through a complexity of situations, thus it is essential to understand the complex network of exchanges, in which they conduct their execution. In these perspectives, to develop this study we chose to conduct a survey of social exploratory, according to the standards of qualitative analysis. As an exploratory study, this research consists of literature review, document analysis, text analysis and discursive field survey. group was comprised by eight teachers with specific training in mathematics, the State staff of Foz do Iguacu, who experienced the process of elaboration and implementation of the curriculum change in the state of Paran. The interview used was open and it encouraged participants to express themselves spontaneously their opinions about the educational politics proposed by the government Requio and other governments that had participated in their career as teachers. We analyzed the practices of teachers who stressed that the proposals of the government provided changes in their practices.
Data da defesa: 28/06/2012
Cdigo: vtls000200267
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Regina Maria Pavanello
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a
Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: AS POLTICAS EDUCACIONAIS DO ESTADO DO PARAN NO PERODO DE 2003 A 2010 E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES ~1.pdf
Tamanho: 1337 Kb (1369015 bytes)
Criado: 16-03-2015 14:38
Atualizado: 16-03-2015 14:46
Visitas: 777
Downloads: 13

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.

Voltar