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Ttulo [PT]: Mang : um estudo de sua forma ficcional e de sua recepo enquanto prtica de letramento literrio no Municpio de Maring - Paran
Autor(es): Leticia Toniete Izeppe Bisconcim
Palavras-chave [PT]:

Letramento literrio. Letramento literrio. Multimodalidades. Mang. Maring. Paran. (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Manga. Multimodalities. Literary literacy. Maring. Paran. State. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Literrios
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Mirian Hisae Yaegashi Zappone [Orientador] - UEM
Mrcio Roberto do Prado - UEM
Clia Regina Delcio Fernandes - UFGD
Resumo:
Resumo: Mang: um estudo de sua forma ficcional e de sua recepo enquanto prtica de letramento consiste na investigao das formas ficcionais dos mangs no Brasil, as histrias em quadrinhos que ultrapassam fronteiras tornando-se efetivas prticas de leitura de grande nmero de brasileiros. O trabalho se justifica na medida em que prope entender a leitura de mangs como prticas de letramento literrio, abrindo espao para que tais estudos sejam inseridos no campo literrio e no apenas analisados por socilogos, ou roteiristas de histrias em quadrinhos. Para tanto, foi necessrio discutir conceitos acerca da prpria literatura, optando por autores que consideram seu aspecto social em vises no essencialistas a seu respeito, tais como Escarpit (1969) e Culler (1999). Em seguida, buscou-se refletir sobre conceitos de letramento, partindo da definio apresentada inicialmente por Street (1995), para problematizar, neste contexto, o letramento literrio. Como se trata de prtica letrada presente na cultura contempornea, marcada profundamente pelos meios digitais, o tema foi inserido nas discusses acerca das multimodalidades, globalizao e cultura no ciberespao, a partir de consideraes de autores como Lvy (1999), Hall (2006) e Canclini (2008). Em relao anlise de nosso objeto de estudo, optamos por fazer uma pesquisa bibliogrfica, investigando estudos que abordam os mangs, desde sua origem aos nossos dias, delineando suas caractersticas principais, com destaque a Luyten (2005) e Molin (2004). Buscamos aplicar a teoria de Eisner (1989) e McCloud (2000, 2006, 2008) a respeito das histrias em quadrinhos na anlise dos mangs, especificamente, e, a fim de exemplificao, em Death Note, objeto de anlise. Alm dessa obra, optamos por complementar, o estudo das imagens, com as cenas de One Piece. Propusemos, ainda, um estudo da recepo de mangs, por meio de questionrio estruturado, aplicado em frequentadores de comrcio especializado em quadrinhos, card games, figuras de ao, dentre outros do gnero. Desse modo, foi possvel identificar o perfil dos leitores de mangs, especificamente na cidade de Maring, no Paran: jovens, que so ao mesmo tempo leitores (de mangs), espectadores (de anims) e internautas (de tantas outras modalidades), interessados em histrias de aventuras, vivenciadas por personagens bem construdas e bem caracterizadas, atuando em histrias surpreendentes e inovadoras. So leitores assduos que conhecem as caractersticas dos modos e dedicam algum tempo para realizar tais prticas de letramento literrio. Entende-se, assim, serem diversos os gneros capazes de formar a identidade leitora do nosso pas. Esta pesquisa procura mostrar e estudar o mang enquanto uma dessas inmeras prticas de leitura efetiva, sinalizando que ns, enquanto educadores, precisamos nos atentar a esses modos, que clamam ser descobertos, reconhecidos e reinventados a cada dia, nesse mundo de mudanas constantes.

Abstract: Manga: a study of fictional form and its reception as literacy practise claims to investigate ways of fictional manga in Brazil, the comics, which transcend borders becoming effective Reading practises of large number of Brazilian people. The work is justified in that proposes to understand the reading manga as literary literacy practises, opening space so that these studies be able to be included in the literary field and analyzed not only by sociologists, writers and drawers. Therefore, it was necessary to discuss concepts about literature itself, opting for authors who consider its social aspect and not only essentialist views about the theme, such as Escarpit (1969) and Culler (1999). Then we tried to reflect on concepts of literacy, from the definition presented initially by Street (1995), to discuss in this context, the literary literacy. Considering that the literary pratice in our contemporary culture is deeply marked by digital media, the issue was inserted into the discussions about the multimodalities, globalizations, and culture in cyberspace, from considerations of authors such as Levy (1999), Hall (2006) and Canclini (2008). Furthermore, in relation to the analyses of our subject, we decided to do a literature search, investigating studies that address the manga from its origins to the presente day, outlining some of its features, especially Luyten (2005) and Molin (2004). Deepening this study, we attempted to apply the theory of Eisner (1989) and McCloud (2000, 2006) about the manga comics in the analysis, specifically, in order to exemplify, in Death Note, the object of analysis. In this work, we chose to exemplify our images, some scenes of One Piece. It has been proposed, yet, a study of manga reception, through a structured uestionnaire, applied to attendees of trade specializing in comics, card games, action figures, among others in the genre. Thereby it was possible to identify the profile of readers of the manga viewers especifically here in Maringa City of Parana State: Young people, who are both readers (manga), viewers (anime) and surfers (many other modalities), interested in adventure stories experienced by characters well buit and well characterized, working on innovative and amazing stories. They are assiduous readers who know the characteristics of the modes and take the time to carry out such literary literacy practices. It is understood, therefore, several readings are capable of forming the identity reader of our country. This research intends to show the manga as only one of these reading practices, sinalizing that, as educators, we must pay attention to these modes, which claim to be discovered, recognized and reinvented every day in this world of sustained changes.
Data da defesa: 24/09/2012
Cdigo: vtls000200862
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Mirian Hisae Yaegashi Zappone
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertacao-Leticia-Toniete-Izeppe-Bisconcim.pdf
Tamanho: 6444 Kb (6598167 bytes)
Criado: 08-07-2013 16:14
Atualizado: 08-07-2013 16:23
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