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Ttulo [PT]: O Transtorno de Dficit de Ateno e Hiperatividade (TDAH) na perspectiva de psiclogos que atuam na clnica e na escola
Autor(es): Roseli de Melo Germano Marques dos Santos
Palavras-chave [PT]:

Psicologia histrico-cultural. Transtorno de Dficit de Ateno e Hiperatividade (TDAH). Ateno voluntria.
Palavras-chave [EN]:
Cultural Historical Psychology. Attention Deficit Hyperactivity Disorder. Voluntary Attention.
rea de concentrao: Constituio do Sujeito e Historicidade
Titulao: Mestre em Psicologia
Banca:
Nilza Sanches Tessaro Leonardo [Orientador] - UEM
Marilene Proena Rebelo de Souza - USP
Zaira Ftima de Rezende Gonzalez Leal - UEM
Resumo:
Resumo: A maioria dos comportamentos considerados inadequados nas crianas tm sido diagnosticados como TDAH (Transtorno de Dficit de Ateno e Hiperatividade), com indicao de uso de medicao para seu controle. E a concepo dominante sobre o TDAH revela uma compreenso que desconsidera os fatores sociais, transformando-os numa das descries mdicas mais usadas para dar vazo ao mecanismo de psicopatologizao das dificuldades que surgem na infncia, especialmente na escola. Considerando isso, este estudo buscou estudar o transtorno por um vis critico, procurando se afastar das concepes organicistas, que entendem os comportamentos hiperativos e desatentos das crianas como decorrentes de transtornos neurolgicos. Para tanto, definiu-se como objetivos: aprofundar o conhecimento sobre a Teoria Histrico-Cultural, focando o desenvolvimento das funes psicolgicas superiores, sobretudo no desenvolvimento da ateno; e investigar a compreenso de psiclogos clnicos e escolares acerca do TDAH, buscando desvendar se eles atuam segundo a perspectiva iologizante/psicopatologizante, isto , tratando como biolgicos ou psicolgicos conflitos que se relacionam com questes sociais, ou delas so sintomas. Tratamos os dados em grupos distintos - um com seis psiclogos escolares da Rede Pblica de Ensino de trs cidades do Paran, outro com seis psiclogos que atendem em clnicas particulares -, na inteno de apurar nos dois ambientes, escola e clnica, se a concepo biologizante/psicopatologizante do TDAH predomina. O referencial terico empregado na fundamentao e anlise dos dados coletados pautou-se, principalmente, nos pressupostos da Psicologia Histrico-Cultural, a qual se fundamenta no Materialismo Histrico-Dialtico de Karl Marx, que considera o homem em suas relaes de produo e em mbito sciohistrico. A coleta dos dados foi realizada pela tcnica de entrevista semiestruturada. As informaes colhidas foram submetidas anlise de contedo e organizadas em categorias. Os resultados apontam que a compreenso a respeito do TDAH por parte das participantes da pesquisa corrompida pelo modelo mdico de atendimento. Observou-se que a prtica habitual tem sido a da admisso do uso da medicao como primeira opo. Verificou-se algumas intenes para a adoo de uma proposta crtica de atuao, fato que permeia a fala de determinados profissionais; no entanto, alguns ainda demonstram estar confusos, o que nos leva a observar a dificuldade de se posicionarem metodologicamente para a prtica. Isso evidencia que h pouca apropriao dos conceitos fundamentais que primam por uma viso mais crtica no exerccio da profisso. O material estudado permitiu concluir que, presentemente, aquilo que se considera como TDAH , antes, um problema decorrente da forma como se estrutura e se organiza a sociedade e suas relaes sociais de produo, tambm expressas na escola, que impede os indivduos de desenvolverem suas funes psquicas superiores (funes eminentemente humanas) de forma plena.

Abstract: Most behaviors considered inadequate in children have been diagnosed as ADHD (Attention Deficit Hyperactivity Disorder), with the indication of the use of medication in order to control it. The dominant conception about ADHD reveals a comprehension that ignores the social factors involved in its diagnosis, transforming it into one of the most adopted medical descriptions used to vent the mechanism of turning the difficulties emerged in childhood into psychopathologies, especially those that are related to school. Regarding this, the current inquiry focused on studying the disorder throughout a critical outlook, concerned about avoiding the Organicist conceptions built on the theme, which interpret hyperactive and distracted behaviors presented by children as consequences of neurological dysfunctions. In order to do so the following objectives have been defined: deepening the knowledge of the concepts of the Cultural-Historic Theory, focusing on the aspects that involve the development of the higher psychological functions, particularly regarding the development of attention; and investigating the comprehension adopted by clinical psychologists and scholars about the ADHD, in an attempt to discover if they operate according to the biological/psychopathological perspective, that is, treating the conflicts related to social issues as a biological or psychological phenomena, of if they function understanding these conflicts as symptoms of those issues. The data was treated within two different groups, one of them counting with six psychologists that work inside the public educational system in three cities located in Paran state, and the other one with six psychologists that work in private clinics, with the objective of investigating if the biological/psychopathological ADHD perspective is the dominant paradigm in both educational and clinical environments. The theoretical framework adopted in the scientific foundation of the current work and the analysis of the collected data was mainly guided by the Cultural-Historic Psychology paradigm, which is based upon Karl Marx's Historical and Dialectic Materialism, a theoretical view that
identifies men in his production relations on a social and historical extent. The data was collected using the semi structured interview technique. The gathered information was subjected to a content analysis and was organized in categories. The results demonstrate that the comprehension of the ADHD by the professionals interviewed in the research is corrupted by the medical treatment approach. It was observed that the common procedure adopted has been the acceptation of the use of medication as a first option of treatment. Intentions to adopt a more critical practice standard have been verified, intentions that permeate the speech of some professionals; however, some of them still demonstrate confusion about the theme, what leads us to observe their difficulty on adopting a ethodological position on the practice. This shows that there is a small adhibition of fundamental concepts that value a more critical vision in the profession. The material studied allows considered to be ADHD is, at first, a problem that is emerged due to the way society and its social production relations are structured and organized, both factors that prevent the individuals from developing their higher psychological functions (eminently human functions) wholly.
Data da defesa: 2012
Cdigo: vtls000202912
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Nilza Sanches Tessaro Leonardo
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes. Programa de Ps-Graduao em Psicologia
Nvel: Dissertao (mestrado em Psicologia)/
UEM: Departamento de Psicologia

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: PPI-UEM_2012_Roseli Germano.pdf
Tamanho: 606 Kb (620286 bytes)
Criado: 01-07-2013 16:43
Atualizado: 01-07-2013 16:47
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