Resumo: A presente dissertação é resultado de pesquisa bibliográfica realizada no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (2010-2011) e atrela-se à Área de Concentração Constituição do Sujeito e Historicidade e ao Projeto Psicologia histórico-cultural e defectologia: estudo das contribuições/implicações teóricometodológicas soviéticas para a apropriação da linguagem verbal por alunos com deficiências e para a constituição das suas subjetividades (UEM, 2007-2013). Tem como temática o estudo da atividade criativa no contexto do trabalho. Justifica-se a sua elaboração pela experiência nessa área como psicóloga e como docente e, sobretudo, pela escassez de pesquisas e de publicações a respeito. Elege-se como objetivo geral: investigar, sob os fundamentos da psicologia histórico-cultural, a manifestação criativa na idade adulta e sua relação com o processo de formação humana para vida produtiva, com vistas a contribuições para formação do psicólogo no campo educacional e do trabalho. Resulta de pesquisa bibliográfico-conceitual, tendo como pressupostos teóricos o marxismo e o arcabouço da Psicologia Histórico-Cultural. Dos procedimentos, houve o mapeamento de como a temática da criatividade relacionada à Psicologia do Trabalho vem sendo abordada, as perspectivas teóricas eleitas. Estudaram-se as formulações hegemônicas atuais sobre a criatividade no trabalho, para identificar como se apresentam o conceito de criatividade e as abordagens teóricas que subsidiam as pesquisas sobre este tema. Aprofundou-se, pois, nos estudos: de elaborações de L. S. Vigotski e demais autores da Psicologia Histórico-Cultural; de publicações sobre as condições materiais da antiga URSS que constituíram o contexto de tal psicologia; de publicações de Taylor, Ford e Ohno acerca da organização dos trabalhadores no processo produtivo capitalista, seu desenvolvimento psicológico subordinado à eficiência do processo produtivo e as implicações disso para sua capacidade criativa. Como resultados, destacam-se: a necessidade em se conceituar e explicar o desenvolvimento dos processos criativos, considerando-se a predominância de publicações nesta temática que conceituam criatividade de maneira imprecisa, multidimensionada; a importância de o psicólogo do trabalho conhecer o contexto atual que envolve a relação capital/trabalho ante a reestruturação produtiva, suas consequências para classe trabalhadora e a sua própria profissão. Conclui-se que, apesar da obra de Vigotski datar do início do século XX, suas proposições apresentam-se atuais, por afirmar uma concepção de sujeito e do seu psiquismo como síntese de múltiplas determinações do real, compreendido historicamente e em sua totalidade. Destaca-se a importância da história como ferramenta teórica e metodológica para o avanço nos estudos da ciência psicológica de modo a não individualizar e não naturalizar o homem, seu psiquismo, sua falta de criatividade.
Abstract: This dissertation is the result of a bibliographical research carried out in the Postgraduate Program in Psychology at the State University of Maringá (2010-2011), and is joined to the study area of Constitution of the Subject and Historicity as well as the project entitled Psicologia histórico-cultural e defectologia: estudo das contribuições/implicações teóricometodológicas soviéticas para a apropriação da linguagem verbal por alunos com deficiências e para a constituição das suas subjetividades (UEM, 2007-2013). It concerns the creative activity in the work setting. It is justified by the researcher's experience in this field as a psychologist and as a teacher, and especially, by the evidence of lack of research and writings about its subject matter. It aims at investigating, on the groundwork of historicalcultural psychology, the creative manifestation at the adult age and its relationship with the process of human education for the productive life in order to contribute to the education of psychologists in the education and work fields. It results from a bibliographical-conceptual research based on the Marxist theoretical framework and historical-cultural psychology foregrounding. Regarding its proceedings, a mapping of how well the creativity theme in work psychology has been approached as well as the adopted theoretical perspectives was conducted. Current hegemonic formulations about creativity at work were examined in an effort to identify how the concept of creativity is being introduced and which theoretical approach supports researches on this theme. A profound study of L. S. Vygotsky's elaborations and other scholars' from historical-cultural psychology, writings concerning the material conditions of URSS which constituted such psychology, Taylor's, Ford's and Ohno's writings on the organization of workers in the capitalist productive process, his or her psychological development subjected to the efficiency of the productive process and their implications for the creative capability was made. The outcomes of this study show the need for conceptualizing and explaining the development of the creative processes, taking into consideration the great presence of writings on this theme that conceptualize creativity inconsistently, multidimentionally; the relevance for the work psychologist to get to know about the current setting that deals with a capital and work relationship in face of a productive reestablishment, its consequences to the working class and his or her own profession. In conclusion, it acknowledged that despite Vygotsky's work dates from the early twentieth century, his statements are present for asserting a conception of subject and his or her psyche as a synthesis of multiple determinations of the real, historically and wholly understood. It is important to remark history as a theoretical and methodological instrument for the advancement in psychological science studies so as neither individualizing nor naturalizing man, his or her psyche, his or her lack of creativity. |