Resumo: Este trabalho pretende abordar o fenômeno amoroso em suas várias facetas, dentro da perspectiva da teoria da sedução generalizada de Jean Laplanche, tomando como recurso analítico algumas obras da escritora Carson McCullers. A hipótese teórica levantada foi a de que o amor se encontra entre duas dimensões: do lado da mensagem enigmática, por seu caráter persistente e repetitivo, e do lado da tradução, conforme se verifica nas construções fantasmáticas, idealísticas e ideológicas do humano. A organização do trabalho girou em torno de três eixos do amor: o aspecto sublimado, o aspecto erótico e o laço amoroso como fruto de sínteses tradutivas. Ao final, considerou-se que o amor, como todo fenômeno humano, é o resultado do jogo entre as forças pulsionais, de morte e de vida, que ganha relevos específicos diante das experiências de vida particulares de cada um.
Abstract: This work intends to approach the love as a phenomenon in its various facets, in the perspective of the theory of general seduction of Jean Laplanche, taking as an analytical resource some works of the writer Carson McCullers. The theoretical hypothesis was that love is between two dimensions: by the side of the enigmatic message, by its character of persistence and repetition, and by the side of the traduction, as is noted in phantasmal, idealistic and ideological human's constructions. The organization of the work moved around three focal points of the love: the sublime aspect, the erotic aspect and the love bound which is result of translate synthesis. By the end, it was considered that love, as all human phenomenon, is the result of the game between the pulsional forces of death and life, which takes specific shapes before the particular life experiences of which one of us. |