Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau

Consultar: Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Início > Dissertações e Teses > Ciências Humanas > Psicologia > Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Título [PT]: Defectologia soviética e a deficiência intelectual : contribuições para a formação e atuação do psicólogo para o atendimento educacional especializado
Autor(es): Aline Cardoso da Silva
Palavras-chave [PT]:

Psicologia. Deficiência intelectual. Avaliação. Teoria vygotskiana. Teoria Histórico-Cultural. Deficiência Intelectual. Defectologia soviética. Formação e atuação do psicólogo. Crítica a psicometria.
Palavras-chave [EN]:
Intellectual Disabilities. Defectology Soviet Training and Performance Psychologist, Critique of Psychometry.
Área de concentração: Constituição do Sujeito eHistoricidade
Titulação: Mestre em Psicologia
Banca:
Sonia Mari Shiina Barroco [Orientador] - UEM
Marilene Proença Rebello de Souza - USP
Marilda Gonçalves Dias Facci - UEM
Maria Julia Lemes Ribeiro - UEM
Resumo:
Resumo: A presente dissertação resulta de pesquisa bibliográfica, desenvolvida no período de 2009-2011, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (PPI-UEM). A pesquisa teve como tema as contribuições dos estudos da defectologia soviética voltados à deficiência intelectual para a formação do psicólogo e da sua atuação junto à educação especial ou ao atendimento educacional especializado. Os objetivos foram: identificar as críticas e proposições de Vygotski e de outros autores contemporâneos seus a defectologia russa, com enfoque à deficiência intelectual; aprofundar nas elaborações teórico-metodológicas da psicologia histórico-cultural a respeito de como a pessoa com deficiência intelectual aprende e se desenvolve; discutir contribuições para a formação e a atuação do psicólogo junto ao atendimento educacional especializado. Justifica-se a sua realização ante a sua vinculação à linha de pesquisa constituição psicossocial da subjetividade e do conhecimento e ao projeto de pesquisa Psicologia Histórico-Cultural e Defectología: estudo das contribuições/implicações teórico-metodológicas soviéticas para a apropriação da linguagem verbal por alunos com deficiências e para a constituição das suas subjetividades. A pesquisa teve como referencial a Psicologia Histórico-Cultural e a Defectología Soviética. Elegeram-se como fontes primárias às obras específicas de Vygotski e como fontes secundárias autores e colaboradores que referenciam o autor russo e sua teoria. Destaca-se, com o investigado, que a teoria vygotskiana oferece nossos rumos à formação teórica e atuação do psicólogo, bem como novas concepções de homem seja ele deficiente ou não. Ante o exposto, conclui-se que a prática do psicólogo da forma como vem sendo realizada contribui para a manutenção de uma ideologia social vigente, e através da apropriação da teoria vygotskiana é possível romper com essa forma de atuação e propor uma psicologia comprometida com transformações sociais.

Abstract: This dissertation is the result of literature search, carried out from 2009-2011, linked to the Graduate Program in Psychology, State University of Maringá (UEM-PPI).The research theme was the contributions of Soviet studies of disabilities focused on intellectual disability for the training of psychologists and their work with special education or specialized educational services. The objectives were to identify and propositions of Vygotsky and other contemporary authors to their Defectology Russian, with a focus on intellectual disabilities; further elaborations on the theoretical and methodological approaches of historical-cultural psychology as to how the person with intellectual disabilities to learn and develops, to discuss contributions to the formation and work of a psychologist with the specialized educational services. Justified their achievement compared to their line of research linking psychosocial constitution of subjectivity and knowledge and the research project Historical-Cultural Psychology and Defectology: a study of contributions / theoretical and methodological implications for the Soviet appropriation of verbal language by students with disabilities and the constitution of their subjectivities. The research followed the Historic-Cultural Psychology and the Soviet Defectology. He was elected as the primary sources of cognition in specific works and secondary sources such as authors and employees that reference the Russian author and its theory. It stands out, with the investigation, the Vygotskia theory offers directions to our classroom and the psychologist, as well as new conceptions of man he is poor or not. Based on the foregoing, we conclude that the practice of a psychologist at the way they are being performed helps to maintain an ideology of social force, and through the appropriation of Vygotskia theory it is possible to break this form of action and propose a psychology engaged transformations social.
Data da defesa: 16/03/2011
Código: vtls000202997
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2011
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Sonia Mari Shiina Barroco
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Nível: Dissertação (mestrado em Psicologia)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: PPI-UEM_2011_AlineCardoso.pdf
Tamanho: 718 Kb (735035 bytes)
Criado: 03-07-2013 18:08
Atualizado: 03-07-2013 18:20
Visitas: 1546
Downloads: 56

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.

Voltar