Resumo: O desenvolvimento distribuído de software (DDS) tem sido uma abordagem cada vez mais adotada pelas empresas. No entanto, gerenciar a distribuição de etapas de um processo de desenvolvimento entre equipes distribuídas trazem desafios quanto aos elementos que poderiam ser considerados. Assim, definir estratégias que consideram aspectos sócio técnicos envolvendo pessoas, tecnologia e processo podem oferecer o apoio necessário. Esta dissertação de mestrado apresenta uma estratégia para auxiliar o gerente de projetos durante a atividade de distribuição da etapa de especificação de requisitos considerando dois aspectos: (1) identificar e analisar um conjunto de métricas que leve em conta características da etapa de especificação de requisitos em DDS, com o intuito de encontrar evidências de que essas métricas possam ser utilizadas como indicadores, e; (2) elaborar uma estratégia que permite definir indicadores para distribuição da etapa de especificação de requisitos em DDS por meio de métricas. Para tanto, foi considerada a métrica estimativa de esforço. Buscou-se estabelecer (co)relações desta com métricas relacionadas a fatores de comunicação. Para avaliação do uso da métrica estimativa de esforço e a correlação estabelecida usou-se o Goal Qustion Metric (GQM). Além destas, foram consideradas também as métricas distancia geográfica e temporal entre as equipes. Foi também realizado um experimento usando três equipes distribuídas em nível global, caracterizando assim o modelo offshore outsourcing. Os resultados obtidos com o experimento apresentam evidencias que tais métricas podem ser utilizadas como indicadores adequados para alocar a etapa de especificação de requisitos em DDS no modelo offshore outsourcing.
Abstract: Distributed development of software (DSD) has been an approach increasingly adopted by companies. However, rnanaging the distribution of steps in a process of development among distributed teams bring chailenges regarding elements that could be considered. Thus, define strategies that consider socio technical aspects involving people, process and technology can provide the necessary support. This dissertation presents a strategy to support the project manager during the activity distribution the requirements specification stage. It considers two aspects: (1) identify and analyze a set of metrics that take into account the requirements specification stage in DDS , in order to find evidence that these metrics can be used as indicators, and (2) develop a strategy for defining indicators for the distribution requirements specification stage in DSD using metrics. So, the metric effort estimation was considered. Also, (co) relationship between effort and metrics related to factors of communication were established. To evaluate the effort estimation and correlation established we use the Goal Question Metric (GQM). Besides these, metrics considering geographical and temporal distance between the teams were considered .An experiment considering three globally distributed teams, characterizing the offshore outsourcing model was also carried out . The results of the experiment show evidence that such metrics can be used as appropriated indicators to aliocate the requirements specification. stage in model offshore outsourcing. |