Resumo: A relação entre a cultura e o Investimento Direto Estrangeiro (IDE) é um tema com extensa discussão acadêmica, porém com divergências teóricas empíricas entre as pesquisas. Contribui-se aos estudos de negócios internacionais testando empiricamente a influência da cultura no IDE, suportada pela teoria da familiaridade e da distância psíquica, por meio de metodologia quantitativa utilizando as técnicas de Análise de Redes com testes de regressões múltiplas entre matrizes quadradas (Multiple Regression Quadratic Assignment Procedure - MRQAP). Dessa maneira o modelo matemático testa hipóteses de que semelhança e presença de valores culturais influenciam o IDE entre os países, pela ótica de imersão social e discutindo o conceito de distância cultural. São utilizados dados secundários de IDE, dos índices de valores culturais pesquisados por Hofstede (1980) e outros dados de organizações internacionais e de outras pesquisas científicas. A unidade de análise é o relacionamento de IDE entre os países em amostra de 45 países dos quais se obtiveram dados tanto de IDE quanto dos índices de valores culturais. Os resultados demonstram que apenas a semelhança dos valores culturais da dimensão Distância do Poder favorecem as relações de IDE, e a presença de Alta Aversão à Incerteza prejudica os laços de IDE. As semelhanças em relação às dimensões culturais Individualismo, Masculinidade e Aversão à Incerteza não interferem no IDE entre os países. Os resultados demonstram que em apenas um caso a diferença cultural significou uma distância, ou barreira, entre os países e que, portanto, a teoria da familiaridade ou da distância psíquica é válida para a dimensão de valor cultural Distância do Poder, mas não para as outras dimensões de valores culturais. Como limitação destaca-se a ausência de dados de atributos dos países imposta pela metodologia utilizada. As maiores contribuições deste trabalho são: (1) a utilização de uma metodologia inovadora; (2) os resultados empíricos que comprovam a imersão social de ações econômicas; (3) o aprofundamento das teorias distância psíquica e familiaridade e (4) a identificação de quais valores culturais interferem no IDE.
Abstract: The relationship between culture and Foreign Direct Investment (FDI) is a topic with extensive academic discussion, but with theoretical and empirical divergences. This paper contribute to the international business studies testing empirically the influence of culture on the FDI, supported by the theory of familiarity and psychic distance, through quantitative methodology, using Network Analysis techniques and testing multiple regressions between square matrices (Multiple Regression Quadratic Assignment Procedure - MRQAP). Thus the mathematical model tests the hypothesis that the presence of similarity in cultural values influences FDI between countries, from the perspective of social embeddedness and discussing the concept of cultural distance. Was used secondary data from IDE, the index of cultural values surveyed by Hofstede (1980) and more data from international organizations and others scientific researches. The unit of analysis is the relationship of FDI between countries in a sample of 45 which data for both FDI and cultural values index was obtained. The results shows that only the similarity of the cultural values imension Power Distance has FDI influences, and the presence of High Uncertainty Aversion negatively affect the FDI. The similarity of the cultural dimensions Individualism, Masculinity and Uncertainty Avoidance do not interfere in FDI between countries. The results shows that in one case the cultural difference meant a distance or barrier between countries. The theory of familiarity or the psychic distance is valid only for Power Distance cultural value dimension, and not for the others cultural values dimensions. The absence of attributes data is a methodological limitation. The major contributions of this study are: (1) an innovative methodology, (2) the empirical results that demonstrate the social embeddedness of economic actions, (3) the psychic distance and familiarity theories improvement, and (4) the identification of which cultural values interfere on the FDI. |