Resumo: Esta dissertação teve como objetivo geral analisar os trinta anos de poesia do escritor Sérgio Capparelli, desde a publicação de Boi da cara preta (1981) até seu livro mais recente, A lua dentro do coco (2010). Com a análise dos textos selecionados, pretendeu-se verificar o trajeto desse escritor contemporâneo, a partir do levantamento dos temas por ele trabalhados, bem como dos recursos textuais, elementos estéticos e imagéticos de sua obra. A análise contemplou um corpus de doze livros de poesia, abrangendo os destinados ao público infantil e ao público juvenil. A pesquisa sobre a obra, a análise do corpus e da entrevista de Capparelli propiciaram respostas às questões propostas pelo projeto, possibilitando uma visão acerca da obra literária do autor, que pode contribuir de modo importante para a organização e para o reconhecimento dessa produção, delimitando sua relevância no contexto da literatura infantojuvenil brasileira, mais especificamente no que concerne à lírica. Os teóricos que embasaram a dissertação foram Erza Pound (1885-1972), Thomas Stearns Eliot (1888 -1965) Antonio Candido (1918-), Johan Huinzinga (1872-1945), Hans Robert Jauss (1921-1997), Octavio Paz (1914-1998) e Hugo Friedrich (1904-1978), além de historiadores e críticos da literatura infantojuvenil brasileira, como Regina Zilberman, Maria da Glória Bordini, Vera Teixeira de Aguiar e João Luís Ceccantini, entre outros.
Abstract: This research has as an objective to analyze Sérgio Capparelli's poetry for the past thirty years, since his publishing Boi da cara preta (1981) until his last work, A lua dentro do coco (2010). Considering the selected texts, this work has aimed to verify the contemporary author's trajectory by identifying the developed themes, textual features, esthetic and imagistic elements as well. Analysis consisted a twelve poetry book corpus which were destined to infant and juvenile public. The research on author's work, the corpus analysis and Capparelli's interview propitiated the answers required for this project which made possible a point of view on Capparelli's literary work, who significantly contributed to its organization and production recognition. This also remarked its relevance on Brazilian infant-juvenile literature, with a special regard to lyric. In order to give a theoretical support to this work, it has been used Erza Pound (1885-1972), Thomas Stearns Eliot (1888 -1965) Antonio Candido (1918-), Johan Huinzinga (1872-1945), Hans Robert Jauss (1921-1997), Octavio Paz (1914-1998) and Hugo Friedrich (1904-1978), historians and Brazilian infant-juvenile literary critics such as como Regina Zilberman, Maria da Glória Bordini, Vera Teixeira de Aguiar and João Luís Ceccantini were also used as references to this work. |