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Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

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Ttulo [PT]: Formao inicial para docncia : relaes entre estgio supervisionado, universidade e escola
Ttulo [EN]: Initial training for teaching relations between supervised curricular internship, university and school
Autor(es): Camila Rinaldi Bisconsini
Palavras-chave [PT]:

Professores universitrios. Formao. Paran. Docncia. Estgio curricular supervisionado. Ensino. Formao docente. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Teacher training. Supervised curricular internship. Teaching. Brazil.
rea de concentrao: Prticas Sociais em Educao Fsica
Titulao: Mestre em Educao Fsica
Banca:
Amauri Aparecido Bssoli de Oliveira [Orientador] - UEM
ngela Pereira Teixeira Victria Palma
Larissa Michelle Lara
Resumo:
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi mapear a estrutura e o desenvolvimento do estgio curricular supervisionado em cursos de licenciatura de uma IES pblica do Norte do Paran e sua relao com a futura atuao profissional. Utilizou-se a metodologia do tipo descritiva de caracterstica qualitativa. Os cursos de licenciatura integrantes da pesquisa so Cincias Biolgicas, Educao Fsica, Geografia, Letras (Portugus e Literaturas de Lngua Portuguesa), Histria e Pedagogia. O total de sujeitos foi de 142, dos quais 130 eram estagirios, seis eram coordenadores de estgio e seis professores supervisores. Os instrumentos para a coleta de dados se prenderam entrevista semiestruturada e a um questionrio com questes fechadas e abertas. Os dados foram tratados a partir da anlise estatstica descritiva e por meio da metodologia anlise de contedo. Os resultados demonstraram que, apesar de no haver um padro a ser seguido por todas as licenciaturas no que diz respeito organizao do estgio, h aproximaes entre a percepo dos sujeitos no que se refere aos seguintes aspectos: a necessidade de maior relao entre as disciplinas do curso e as exigncias de sala de aula; a importncia do acompanhamento e visitas dos orientadores s escolas; o entendimento de que o estgio contribui para a formao docente, mas que ainda falta maior preparao dos discentes para enfrentar a realidade escolar; o domnio de contedo como foco da avaliao dos professores supervisores e a elaborao do plano de aula para os orientadores; a falta de tempo para os orientadores supervisionarem todos os estagirios; e a necessidade de maior auxlio dos orientadores quanto escolha e organizao dos contedos a serem trabalhados nas regncias. J os distanciamentos entre as respostas referem-se aos seguintes aspectos: a periodicidade das visitas s escolas realizadas pelos orientadores; a viso dos discentes sobre as disciplinas que mais os ajudaram nas aes no estgio; os motivos pelos quais os professores supervisores apreciam ou no receber estagirios em suas turmas; e a forma de avaliao da disciplina de Estgio Supervisionado. Percebe-se que algumas dificuldades so comuns entre todas as licenciaturas pesquisadas, e incluem: o baixo nmero de professores disponvel nos departamentos para orientar estagirios; a falta de tempo para o acompanhamento das aes; o distanciamento entre universidade e a escola; a falta de comprometimento de alguns discentes para com sua formao; a avaliao reduzida dos planos de aula; e o excesso de trabalho dos coordenadores, professores supervisores e orientadores, o que dificulta o acompanhamento profcuo dos estgios. Por fim, entende-se que seja necessrio organizar momentos especficos que envolvam coordenadores de estgio, orientadores, professores supervisores e estagirios, favorecendo a preparao para a futura atuao docente.

Abstract: The aim of this research was to map the structure and development of supervised curricular internship in a public university in Northern Paran, and its relationship to future professional performance. We used the methodology of a descriptive qualitative characteristic. The undergraduate members of the research are, Biological Sciences, Physical Education, Geography, Literature (Portuguese and Literature), History and Pedagogy. The total number of subjects was 142, with 130 intern, 6 internship coordinators and 6 supervisors teachers. The instruments for data collection was semistructured interview and questionnaire with closed-ended and open-ended questions. The data were processed from the descriptive statistical analysis and through the methodology of content analysis. Data were tabulated and further analyzed and interpreted with the use of basic statistics and content analysis. The results showed that, although there is a standard being followed by all degrees with respect to the organization of internship, there are similarities between subjects? perceptions with regard to the need for larger subjects relationship between the course and the demands of the classroom, the importance of monitoring and guiding of visits to schools; understanding that supervised curricular internship contributes to teacher training, but they still lack the most preparation of students for school face reality; mastery of content and focus the evaluation of teachers and supervisors preparing the lesson plan for the coordinators and the lack of time for the supervisors supervise all interns and the need for greater aid of guiding the choice and organization of content to be worked in regencies. Since the distances between the responses refer to frequency of visits to schools, made by advisors, student' s views on the subjects that most helped to the actions on internship, the reasons why teachers do not appreciate or supervisors receive interns in their classes, and how to evaluate the Supervised Curricular Internship discipline. It is noticed that some difficulties are common among all graduates surveyed, and include the low number of teachers available to guide interns in departments, lack of time for follow-up actions, the gap between university and school, the lack of commitment some students towards their education; strictly bureaucratic assessment of lesson plans, and the extra work of coordinators, teachers and counselors working in the school, making it difficult to follow efficiently the internship. Finally, it is understood that it is necessary to organize specific moments involving internship coordinators, counselors, teachers, supervisors and interns, encouraging preparation for future teaching performance.
Data da defesa: 28/02/2013
Cdigo: vtls000206358
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2013
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Amauri Aparecido Bssoli de Oliveira
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias da Sade. Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL. Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Educao Fsica
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao Fsica)/
UEM: Departamento de Educao Fsica
UEL: Departamento de Educao Fsica

Responsavel: anezia
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Bisconsini, Camila Rinaldi.pdf
Tamanho: 1425 Kb (1459642 bytes)
Criado: 20-09-2013 07:46
Atualizado: 20-09-2013 08:12
Visitas: 872
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