Resumo: A geração de resíduos de construção civil (RCC) tem crescido no mundo todo nos últimos anos. Diante dessa realidade, muitos países têm implantado ou adaptado sua legislação ambiental com o objetivo de melhorar seu desempenho nessa questão, bem como tem crescido o interesse no meio acadêmico pelo desenvolvimento de alternativas de gestão que possam auxiliar os municípios nessa tarefa. No Brasil, a Resolução Conama 307/2002 e mais recentemente a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelecem as diretrizes para uma gestão adequada desses resíduos. No entanto, até o momento, a maioria dos municípios se encontra muito aquém do que determina a legislação. Uma das causas disso é a inexistência de informações que subsidiem a tomada de decisões sobre as melhores alternativas para a gestão dos RCC e o estabelecimento de ações objetivas e eficazes nessa tarefa, as quais devem ser específicas para cada município em conseqüência das peculiaridades que cada um apresenta. Diante disso, é essencial a realização de um diagnóstico da gestão desses resíduos, que forneça informações sobre as características do município, sobre os RCC gerados no mesmo, sobre as ações de gestão de RCC existentes, bem como sobre o nível de atendimento à legislação sobre RCC pelo município. Assim, tendo em vista essa necessidade, o presente trabalho teve como objetivos desenvolver um método de realização de diagnóstico de gestão de RCC que possibilite a elaboração de um Plano Integrado de Gerenciamento de RCC (PIGRCC) objetivo e eficaz no atendimento à legislação, bem como um modelo genérico para a elaboração do PIGRCC, que permita a constante atualização do diagnóstico para melhoria da gestão desses resíduos. Para desenvolver o método de diagnóstico, foram utilizadas ferramentas como mapeamento de processos, Diagrama de Ishikawa e 5W1H, as quais permitiram a identificação dos requisitos necessários ao atendimento da legislação e das causas dos problemas de gestão, bem como o planejamento das ações necessárias para elaboração do plano. E para desenvolver o modelo do mesmo foi utilizada como base a NBR ISO 9001:2008, que permitiu uma abordagem por processos e, assim o estabelecimento de ações mais objetivas. Em seguida, para verificar a eficácia do método desenvolvido, foi realizado um estudo de caso no Município de Angra dos Reis, a partir do qual foi possível constatar que o mesmo fornece as informações que se pretendia e, tal como se esperava, não é possível obter um diagnóstico inicial da gestão de RCC, que permita a implementação de um PIGRCC que atenda plenamente à legislação. Porém, a partir do diagnóstico inicial, o PIGRCC deve ser implementado dentro das possibilidades existentes e, a partir de então, será possível a obtenção de informações mais precisas que possibilitem a melhoria continua do mesmo, até que se alcance sua plenitude.
Abstract: The generation of construction and demolition (C&D) waste has increased worldwide in recent years. Given this reality, many countries have implemented or adapted its environmental laws in order to improve their performance on this issue, and has been growing interest in academia for developing management alternatives that may assist municipalities in this task. In Brazil, the Conama Resolution 307/2002 and more recently the National Policy on Solid Waste establish guidelines for proper management of these wastes. However, until now, most municipalities is far short of the law requirements. One cause of this is the lack of information that support decision-making on the best alternatives for the management of C&D waste and the establishment of effective and objective actions in this task, which should be specific for each municipality as a result of the peculiarities that each presents. Therefore, it is essential to carry out a diagnosis of management of these wastes, which provides information on the characteristics of the municipality, on the C&D waste generated therein, about the actions of existing C&D waste management, as well as on the level of compliance with legislation C&D waste by the municipality. Thus, in view of this need, the present study aimed to develop a method for performing diagnostic management of C&D waste that enables the development of an Integrated Management Plan of C&D Waste objective and effective in meeting the legislation and a generic model for the development of this plan, allowing constant updating of diagnosis for improving the management of such waste. To develop the diagnostic method, tools were used as process mapping, Ishikawa Diagram and 5W1H, which allowed the identification of the requirements necessary to meet the legislation on C&D waste and the causes of management problems, and action planning needed to prepare the plan. And to develop the model of the Integrated Management Plan of C&D Waste, was used as the basis ISO 9001:2008, which allowed a process approach and thus establish more objective actions. Then, to validate the developed method, we conducted a case study in the municipality of Angra dos Reis, from which it was established that the method provides the information that was intended and, as expected, you can?t get a initial diagnosis of C&D waste management that allows the implementation of a fully Integrated Management Plan of C&D Waste that meets the laws. However, from the initial diagnosis, the plan must be implemented within existing possibilities and, thereafter, it will be possible to obtain more accurate information to enable their continuous improvement, until it reaches its fullness. |