Resumo: O crescimento urbano desordenado sem planejamento adequado para os sistemas urbanos resulta em problemas ambientais, sanitários, sociais e econômicos. Dentre eles, os resíduos sólidos urbanos tornaram-se um dos maiores problemas enfrentados pelas administrações públicas brasileiras. Neste contexto, o presente trabalho teve por objetivo diagnosticar a gestão dos resíduos sólidos urbanos nos municípios da bacia hidrográfica do Rio do Índio, estado do Paraná, Brasil. Os procedimentos metodológicos contemplaram a caracterização dos municípios pesquisados, aplicação de questionários, visitas técnicas in loco e avaliação das unidades de disposição final de resíduos domiciliares e comerciais utilizando-se para isso, o Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos (IQR). Os resultados obtidos demonstraram que a estrutura administrativa para a gestão de resíduos contempla a utilização de 187 pessoas trabalhando na forma de emprego direto remunerado. A responsabilidade pelo gerenciamento de resíduos sólidos é executada pela administração pública direta, assim como de forma terceirizada. Os municípios pesquisados geram, em média, 1.813 t/mês de resíduos sólidos domésticos e comerciais, cuja geração per capita média é de 0,518 kg/hab./dia. A coleta convencional esta presente em 100% dos domicílios urbanos. Quanto à Coleta seletiva, observou-se que existem 41 catadores de materiais recicláveis, mas apenas os municípios de Cianorte/PR e São Tomé/PR têm programas implantados. Os resíduos da construção e demolição são coletados pelo poder público municipal e em Cianorte também por empresas privadas. A disposição final destes resíduos ocorre em áreas de depósitos irregulares, assim como em aterro de inertes. Para a gestão dos resíduos industriais verificou-se que a maioria dos municípios não realiza a coleta, sendo esta de responsabilidade dos geradores. Os resíduos especiais não contemplam com a utilização de programas de gerenciamento, mas apenas algumas iniciativas. Em relação à disposição final dos resíduos domiciliares e comerciais, esta pesquisa permitiu concluir que 80% dos resíduos gerados são dispostos de forma adequada para aterros sanitários e 20% são dispostos de forma inadequada para aterros controlados ou lixões.
Abstract: Disordered urban growth, without appropriate planning for the urban systems, results in environmental, sanitary, social and economic problems. Among them, urban solid waste has become one of the greatest problems faced by the Brazilian public administration. In such context, this present study has had the objective of diagnosing the management of urban solid waste in the tows of "Rio do Índio" hydrographic basin, in the state of Paraná, Brazil. The methodological procedures observed the characterization of the researched towns, the application of questionnaires, technical in loco visitations and the evaluation of final disposition Units of domiciliary and commercial waste, utilizing, in order to accomplish so, the Waste Landfill Quality Standards (Portuguese: IQR - Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos). The obtained results demonstrated that the administrative structure for management of waste contemplates the utilization of 187 people, working as direct remunerated workers. The responsibility for the management of waste is performed by direct public administration, as well as by outsourced companies. The researched tows generated, in average, 1.813 ton/month of domestic and commercial solid waste, whose per capita generation average is 0,518 kg/inhab./day. Conventional waste collection is present for 100% of urban houses. About selective collection, it was observed the existence of 41 collectors of recyclable materials, but only the towns of Cianorte/PR and São Tomé/PR have implanted programs. Construction and demolition waste are collected by the municipal public administration and also by outsourced private companies. The final disposition of these residues occurs in irregular disposal areas, as well as in inert waste landfill areas. For the industrial waste management, it was observed that most of the towns do not perform its collection, which becomes the generator?s responsibility. Special waste does not observe the utilization of management programs, but only a few initiatives. Regarding the final disposition of domiciliary and commercial waste, this study enabled us to conclude that 80% of generated residues are disposed in form of adequate sanitary landfill, while 20% of it is disposed in form of inadequate controlled landfill or waste yards. |