Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau

Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Aulas prticas no ensino de cincias : a construo do conhecimento cientfico sobre protozorios por alunos do 7 ano do ensino fundamental
Autor(es): Marina Mariani Weber
Palavras-chave [PT]:

Cincias. Aulas prticas. Mapas conceituais. Estudo e ensino. Laboratrio. Construo do conhecimento. Protozorios. Avaliao. Maring. Paran. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Practical classes. Science. Concept maps. Laboratory. Construction of knowledge. Protozoa. Evaluation. Maring. Paran. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Dulcinia Ester Pagani Gianotto [Orientador] - UEM
Patrcia Oliveira Rosa da Silva - UEL
Ana Tiyomi Obara - UEM
Resumo:
Resumo: Na maioria das escolas de nosso pas, grande parte dos estudantes nunca teve a oportunidade de participar de uma aula prtica ou de entrar em um laboratrio didtico de Cincias, no entanto, essa metodologia de ensino pode vir a auxiliar e muito na construo de novos conhecimentos cientficos por parte dos alunos, principalmente por ser um momento onde o aluno o responsvel pela sua prpria aprendizagem. Dessa maneira, este trabalho foi desenvolvido em uma turma de 7 ano do Ensino Fundamental de um colgio da rede pblica do municpio de Maring-PR, visando investigar questes relacionadas construo de conhecimentos, quanto ao tema protozorios, em aulas prticas investigativas da disciplina de Cincias. Para tanto a obteno e anlise de dados foram baseadas em questionrios respondidos pelos alunos, nos dilogos ocorridos durante a aplicao de uma seqncia didtica aplicada e nos Mapas Conceituais prvios e posteriores confeccionados pelos alunos. Desta forma esta pesquisa evidenciou que a construo de conhecimento cientfico por intermdio de aulas prticas e laboratoriais tambm pode ser propiciada em ambientes que no possuam condies to adequadas de trabalho e falta de materiais disponveis e que os Mapas Conceituais constituem uma forma mais fiel de avaliao do ensino aprendizagem, por este ser um instrumento que possibilita verificar o avano do aluno no que compete a aprendizagem significativa.

Abstract: In most schools of our country, many of the students never had the opportunity to participate in a practice class or join a teaching laboratory of science; however, this constructivist methodology of teaching can help a lot in building new scientific knowledge by the students, mainly because it is a time where the student is responsible for their own learning. Thus, this study was conducted in a group of the 7th grade of an elementary public school from Maring-PR, in order to investigate issues related to the building knowledge on the protozoa subject, during investigative practice classes of the Science class. For this, the data acquisition and analysis were based on questionnaires completed by the students during dialogues that occurred in the application of a didactic sequence and in the pre and post concept maps made by the students. The mean results revealed that the construction of scientific knowledge through practical and laboratorial classes can also be afforded in environments that do not have properly working conditions and lack of materials; furthermore, the concept maps are a faithful instrument to evaluate teaching and learning, because it is a tool that permit checking the progress and the meaningful learning of the student.
Data da defesa: 14/11/2013
Cdigo: vtls000211311
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2013
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Dulcinia Ester Pagani Gianotto
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAO - MARINA MARIANI WEBER.pdf
Tamanho: 1634 Kb (1672781 bytes)
Criado: 30-08-2014 12:15
Atualizado: 30-08-2014 12:25
Visitas: 1008
Downloads: 17

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.

Voltar