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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Psicologia

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Ttulo [PT]: O processo de escolarizao do deficiente intelectual da educao bsica e os desafios da prtica docente : um debate relevante ao ensino superior.
Ttulo [EN]: The process of schooling intellectual poor basic education and the challenges of teaching practice : a relevant higher education debate.
Autor(es): Walria Henrique dos Santos Leonel
Palavras-chave [PT]:

Psicologia aplicada educao especial. Educao especial. Incapacidade intelectual. Deficiente intelectual. Humanizao. Educao bsica. Acessibilidade. Ensino superior. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Intellectual disabilities. Intellectual accessibility. Basic Education. Higher education. Humanization. Brazil.
rea de concentrao: Constituio do Sujeito e Historicidade
Titulao: Mestre em Psicologia
Banca:
Nilza Sanches Tessaro Leonardo [Orientador] - PPI/UEM
Elizabeth Piemonte Constantino - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Campus de Bauru (Unesp)
Sonia Mari Shima Barroco - PPI/UEM
Resumo:
Resumo: O propsito desta anlise avaliar o processo de escolarizao do deficiente intelectual nas escolas de educao bsica na modalidade de educao especial e identificar se este processo promove o desenvolvimento psquico do aluno, permitindo-lhe avanar da educao bsica at o ensino superior. O estudo fundamentou-se na Psicologia Histrico-Cultural, a qual tem Vigotski1, Luria e Leontiev como seus principais representantes. Trata-se de uma pesquisa bibliogrfica e emprica. Realizamos o resgate histrico da histria da deficincia e da educao especial, buscando compreender a educabilidade do deficiente, sobretudo do deficiente intelectual. Analisamos as polticas pblicas para a educao especial, refletindo sobre a educao bsica na modalidade de educao especial, as polticas pblicas na educao bsica no estado do Paran. Discutimos a Poltica Nacional para a Educao Especial da educao inclusiva e as polticas pblicas para o ensino superior, com o propsito de compreender como a educao especial est estruturada e se constitui em termos legais, garantindo assim os direitos dos alunos com deficincia. Em seguida, para entender o processo de desenvolvimento psquico da criana, sobretudo da criana deficiente, realizamos uma anlise dos principais pressupostos da teoria vigotskiana, a fim de abordar o homem em sua dimenso scio-histrica. A pesquisa emprica foi desenvolvida em duas escolas de educao bsica na modalidade de educao especial para deficiente intelectual Associao de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs ) localizadas no interior do estado do Paran. O estudo contou com a participao de oito professoras das sries iniciais do ensino fundamental, sendo quatro de cada escola. Os dados foram coletados mediante a tcnica de entrevista semiestruturada, baseada em um roteiro contendo dez questes. Foram analisadas a partir do contedo proposta por Bardin (1977). Ainda, de posse da matriz curricular do ensino fundamental, analisamos o documento para compreender como os conhecimentos cientficos esto sendo ofertados nas escolas participantes. Complementamos a anlise com as observaes realizadas no contexto de sala de aula das participantes da pesquisa. Os resultados permitiram compreender que as participantes da pesquisa no tm uma compreenso clara sobre os princpios tericos que norteiam sua prtica pedaggica. A pesquisa apontou que a nvel superior, os cursos de graduao e ps-graduao parecem no oferecer os subsdios suficientes para essa formao terica e metodolgica necessria escolarizao do aluno deficiente intelectual, emergindo a necessidade de novas pesquisas sobre a temtica. Quanto aprendizagem e ao desenvolvimento do aluno, identificamos que elas os consideram lentos, justificando esse fato pela limitao do aluno. Os resultados ainda revelam que a mediao docente no vista pelas participantes como de importncia fundamental para o aprendizado e desenvolvimento dos alunos. Quanto s metodologias didticas, ficou evidente que elas acreditam que a aprendizagem s pode ocorrer por meio de variados recursos pedaggicos, priorizando os concretos e os que fazem parte da vivncia do aluno. Em relao ao currculo, pudemos verificar o documento norteador das escolas em questo que apresenta um currculo adequado que contempla o conhecimento cientfico do aluno, porm na prtica os contedos so adaptados e so priorizados aqueles considerados de mais fcil compreenso pelos alunos. Pelos resultados foi possvel perceber que as escolas pesquisadas ainda esto em processo de construo e que necessitam rever suas prticas, assim como sua compreenso sobre o papel do mediador no processo ensino-aprendizagem.

Abstract: This study aimed at understanding how the process of schooling by intellectually disabled people has been developed in elementary schools, particularly in special education. It identifies whether this process fosters their psychic development by providing opportunities for their advancement from early elementary school up to higher education. This was based on the Cultural-Historical Psychology perspective, which has Vygotsky, Luria and Leontiev as its main representatives. The method is Karl Marx's dialectical and historical materialism, that focuses on the recognition of the phenomenon studied within a historical and cultural context, and also, seeks to identify the existing contradictions. It is a bibliographical and empirical research. At first, in the bibliographical study we reviewed the history of disabilities and special education in order to understand disabled people's educability, especially intellectually disabled ones. After that, we analyzed special education public policies reflecting upon schooling in special education and public policies in school in the State of Paran. Moreover, we discussed the special education national policy in inclusive education, and higher education public policies in an effort to understand how special education has been structured and legally constituted, thereby ensuring the rights of students with disabilities. We carried out a study of Vygotskian theory's main assumptions to understand human beings in their social historical dimensions so as to understand the process of a child's psychic development, mainly a disabled one. The empirical study was conducted in two elementary schools in the special education domain of intellectually disabled children (APAE - Associao de Pais e Amigos dos Excepcionais) in the State of Paran. Eight early elementary school teachers, four each school, took part in the study. Data collection was carried out through semi-structured interview technique, based on a script containing ten questions. These were analyzed by a participants' speech selection. Also, the elementary school curriculum document was examined in order to understand how scientific knowledge has been delivered to the participating schools. The results allowed us to understand that research participants have a clear understanding of the theoretical principles that guide their practice. Our study showed that the top-level, post-graduate courses and seem to offer sufficient subsidies to the theoretical and methodological training needed to schooling intellectual disabled student, the emerging need for further research on the topic .With regard to learning and student development , identify what they consider the slow , justifying this fact by limiting the student. The results also reveal that teacher mediation is not seen by participants as crucial for learning and development of students . Regarding teaching methodologies , it became clear that they believe that learning can only occur through various learning resources , prioritizing the concrete and forming part of the work of the student. Regarding the curriculum, we observed that the guiding document of the schools in question presents an appropriate curriculum that includes the scientific knowledge of the student , but in practice the content is adapted and prioritized are those considered more easily understood by students . From the results it is noted that the schools surveyed are still under construction and they need to review their practices as well as their understanding of the role of mediator in the teaching- learning process.
Data da defesa: 11/03/2014
Cdigo: vtls000212683
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Nilza Sanches Tessaro Leonardo
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Psicologia
Nvel: Dissertao (mestrado em Psicologia) /
UEM. Programa de Ps-Graduao em Psicologia

Responsavel: salete
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Leonel-Waleria Henrique dos Santos-2014-ME.pdf
Tamanho: 1492 Kb (1528016 bytes)
Criado: 27-03-2014 18:24
Atualizado: 09-04-2016 10:01
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