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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais (Sociedade e Polticas Pblicas)

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Ttulo [PT]: A relao entre prtica educativa e castigo corporal : uma anlise a partir do projeto de lei n 7672/2010
Ttulo [EN]: The relation between the corporal punishiment and the educative practice: na analysis as from the Project of lar N 7.672/2010
Autor(es): Kathiuscia Aline Galego Pinheiro
Palavras-chave [PT]:

Educao. Violncia. Criana e adolescente. Prtica educativa. Criana e adolescente. Projeto de lei n 7.672/2010. Castigo corporal. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Violence. Corporal punishment. Educative practice. Child and adolescent. Project of law n 7.672/2010. Brazil.
rea de concentrao: Elaborao de Polticas Pblicas
Titulao: Mestre em Polticas Pblicas
Banca:
Geovanio Edervaldo Rossato [Orientador] - UEM
Giovanna de Aquino Fonseca - FAVIP
Vernica Regina Muller - UEM
Resumo:
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar a relao histrica de interdependncia entre castigo corporal, utilizado social e culturalmente como uma prtica educativa e disciplinar para crianas e adolescentes, exercida pelos pais, responsveis, integrantes de famlia, e tambm por aquelas pessoas que esto em ambientes pblicos e so responsveis por educ-los, uida-los, trata-los e proteg-los. Outro objetivo analisar o modo como o Prometo de Lei n' 7.672/2010 contraria essa concepo. Esta proposio visa alterar a lei n' 8.069/1990 do Estatuto da Criana e do Adolescente e a lei n' 9394/1996 da Lei de Diretrzes e Bases da Educao Nacional, a flm de que a criana e o adolescente sejam educados e cuidados sem o uso de castigos fsicos, tratamento cruel ou degradante, mesmo que estes possuam carter educativo ou pedaggico. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliogrfica de carter qualitativo. Este trabalho foi estruturado em trs captulos. No primeiro foi desenvolvido uma breve retrospectiva histrica sobre as origens da concepo de que castigo fsico seja um importante instrumento utilizado como prtica educativa em crianas e adolescentes. No segundo foram expostos conceitos sobre a violncia e suas manifestaes, em especial a violncia fsica. E o terceiro apresenta iniciativas que visam coibir a violncia fsica praticada contra a criana e o adolescente, considerada "moderada", como o caso do Prometo de Lei n' 7.672/2010, o qual conhecido pejorativamente como :'Lei da Palmada". Ao longo dos ltimos anos foram criados documentos oficiais que dispem sobre o rompimento de todas as manifestaes de violncia, somando esforos para que o prometo n' 7.672/20 1 0 se efetive. A discusso em torno da proposio no se resume ao problema de bater ou no bater moderadamente na criana e no adolescente, ela vai muito mais alm. O projeto pretende combater a violncia, e no apenas a palmada.

Abstract: This paper has as initial objective to present the historical relation of interdependence between corporal punishment, utilized as an educative practice for children and adolescente, exercised by the parents, tutors, members ofextended family, and also by those people that are in public environments and are responsible for educating them, taking Gare of them, treating them and protecting them. The secondary objective aims to analyze the way how the Project of Law No.7.672/2010 gos against this conception. This proposition aims to change the law No. 8.069/1990 from the Child and Adolescent Statute and the law No. 9394/1996 from the Law of Directves and National Education Bases, se that the child and the adolescent are educated and cared without the use of physical punishment, cruel and degrading treatment, even if these have educativo or pedagogical character. To such, it was developed a bibliographical research ofqualitative character. This paper was structured in three chapters. In the first one it was developed a historical rescue abou t the origin of this conception of which the physical punishment is an important instrument utilized as educativo practice of children and adolescente. In the second one were exposed some concepts about violence and its manifestations, in special the physical violence. And the third one presente some initiatives which aim to restrain the physical violence practiced against the child and the adolescent, considered moderated, as is the case of the Project of Law No. 7.672/2010, which is known pqoratively as "Spanking Law". Throughout the last years were created ofHicial documents which providos for the disruptions of all the manifestations of violence. They are summing efTorts se that the project No. 7.672/201 0 gain strength. The discussion around the proposition is not summarized to the problem of beating or not beating moderately a child and the adolescent, t goes much further. The project wants to fight violence, and not just the spanking.
Data da defesa: 21/02/2014
Cdigo: vtls000213452
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Geovanio Edervaldo Rossato
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes. Programa de Ps-Graduao em Polticas Publicas
Nvel: Dissertao (Mestrado em Enfermagem)
UEM: Departamento de Cincias Sociais

Responsavel: ademir
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Kathiuscia Aline Galego Pinheiro.pdf
Tamanho: 4745 Kb (4859284 bytes)
Criado: 18-05-2016 16:29
Atualizado: 19-05-2016 09:27
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