Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Zootecnia

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Agrrias > Zootecnia > Programa de Ps-Graduao em Zootecnia

Ttulo [PT]: Agrotxicos : uma proposta socioambiental reflexiva para desenvolver conhecimentos qumicos numa perspectiva CTS
Autor(es): Andria Cristina Cunha Buffolo
Palavras-chave [PT]:

Ensino de Qumica. Agrotxicos. Abordagem temtica. Cincia, tecnologia e sociedade. Cincias. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Chemistry Teaching. Pesticides. Thematic approach. Science, technology and society. Sciences. Brazil.
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Maria Aparecida Rodrigues [Orientador] - UEM
Wilson Luiz Pereira dos Santos - UnB
Polonia Alto Fusinato - UEM
Resumo:
Resumo: Os problemas ambientais tm sido alvos constantes de preocupao e se encontram cada vez mais presentes em nossa sociedade. Da a necessidade de se promover um ensino de Qumica que venha refletir efetivamente sobre tais questes, de forma a proporcionar a formao de sujeitos crticos, atingindo, assim, um dos principais objetivos da perspectiva CTS. A abordagem de temas socioambientais vem sendo incentivada por alguns educadores/pesquisadores como forma de contemplar as articuladas relaes entre Cincia-Tecnologia-Sociedade e potencializar o dilogo entre os alunos ao expressarem e compartilharem opinies. Um tema para ser desenvolvido com enfoque CTS deve ser um tema que, ao ser discutido, propicie a reflexo do aluno sobre questes reais do seu contexto social e ambiental, tornando-se comprometido e, se possvel, transformador da sua realidade. Esta pesquisa, de carter qualitativo, teve como objetivo avaliar a contribuio de uma seqncia didtica com o tema agrotxicos na articulao de conhecimentos qumicos e questes socioambientais com alunos do ensino mdio. A referida seqncia, elaborada de acordo com os pressupostos da orientao CTS e dos trs momentos pedaggicos de Delizoicov, foi desenvolvida com vinte e dois alunos da 2 srie desse nvel de ensino de uma escola pblica. Os estudantes participantes da pesquisa, alm de responderem a um questionrio diagnstico sobre o tema, foram envolvidos durante a interveno pedaggica em atividades em grupos, leituras e discusso de textos, resoluo de problemas, pesquisas com agricultores do municpio, seminrios e produo textual. Todos os momentos da interveno, que tiveram a participao verbal ou no dos alunos, foram registrados por um gravador de voz e anotaes em dirio de campo. A anlise dos dados visou verificar se a abordagem do tema socioambiental agrotxicos contribuiu para ampliar a viso dos alunos em relao ao meio ambiente e aos aspectos socioambientais envolvidos nesta temtica. Os resultados obtidos revelaram que, mesmo tendo a grande maioria dos estudantes uma boa compreenso sobre o tema, apresentando poucas dificuldades ao relacion-lo com o conhecimento qumico, as atividades desenvolvidas durante a interveno pedaggica mostrou mudanas positivas nas percepes dos alunos a respeito das implicaes sociais e ambientais provocadas pelo uso inadequado dos agrotxicos. Nesse sentido, a seqncia didtica possibilitou aos alunos uma maior reflexo e compreenso sobre o tema agrotxicos, evidenciando a importncia de introduzir questes socioambientais no Ensino de Qumica em uma perspectiva CTS.

Abstract: Environmental problems have been constant targets of concern and are increasingly present in our society. There is thus a necessity to promote chemistry teaching that effectively reflects such questions, in a way that forms critical subjects and attains one of the main objectives of the STS perspective. The socioenvironmental approach has been encouraged by some educators/researchers as a way to contemplate relationships articulated between science, technology and society and enhance the dialog between students expressing and sharing opinions. A theme with a STS focus should be one that, when discussed, favors reflection of students about questions that deal with their social and environmental context, with the possibility of transforming it. This qualitative research had the objective to evaluate the contribution of a didactic sequence about pesticides in the articulation between chemistry knowledge and socioenvironmental questions with public high school students. This sequence, carried out according to STS presuppositions and the three pedagogical moments of Delizoicov, was developed with twenty-two students (2nd year). They answered a diagnostic questionnaire about the theme and, during the pedagogical intervention, were involved in group activities, readings and discussions of texts, problem resolution, researches with local farmers, seminars and text production. All of the moments of the intervention, which had the verbal and non-verbal participation of the students, were recorded by a voice recorder or written in a field journal. Data analysis aimed to verify if the approach of the socioenvironmental theme pesticides amplified the vision of the students in relation to the environment and the socioenvironmental aspects involved in this theme. The results revealed that most of the students had a good understanding of the theme, and the activities developed during the pedagogical intervention showed positive changes in their perceptions as regards the social and environmental implications caused by the inadequate use of pesticides. In this sense, the didactic sequence enabled the students to reflect and understand more about pesticides, while showing the importance of introducing socioenvironmental questions in chemistry teaching using a STS perspective.
Data da defesa: 28/03/2014
Cdigo: vtls000213685
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Maria Aparecida Rodrigues
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: ANDREIA C C BUFFOLO_ Dissertao Mestrado.pdf
Tamanho: 6587 Kb (6745370 bytes)
Criado: 17-11-2014 10:08
Atualizado: 17-11-2014 11:08
Visitas: 715
Downloads: 23

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.