Resumo: Esta pesquisa tem o propósito de investigar os fatores internos e externos ao campo científico que estão "prejudicando" os Programas de Pós-Graduação Stricto sensu da Universidade Estadual de Londrina (UEL) junto à avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para tanto, apresenta-se uma reflexão sociológica (conjunto de representações sociais que legitimam o campo da pós-graduação) sobre a estrutura da pós-graduação, bem como os elementos e as estratégias para uma política de consolidação dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu da UEL. Seguindo a teoria dos campos de Pierre Bourdieu (2004), o campo científico possui um conjunto de representações condicionadas pelo capital simbólico, ou seja, os dominantes do campo por ocuparem posições estratégicas (onde são definidas às políticas de financiamento das pesquisas científicas e da pós-graduação e o sistema de avaliação da pós-graduação), tendem a estratificar a estrutura e dificultar a ascensão dos grupos com capital simbólico incipiente. Desta forma, procurou-se analisar e interpretar de forma qualitativa e quantitativa os documentos oficiais produzidos pelos órgãos e agentes interlocutores do campo científico (fichas de avaliação, regulamentos dos programas, resoluções, editais, documentos das áreas de avaliação, etc.), tanto da UEL como da CAPES, bem como de outras agências que se imbricam no sistema nacional de pós-graduação, buscando elucidar as relações objetivadas na estrutura do campo (relações de poder).
Abstract: This research aims to investigate the internal and external factors to the scientific field who are "hurting" the Post-graduate Programs at the State University of Londrina (UEL) by the evaluation of the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). To this end, we present a sociological reflection (set of social representations that legitimize the field of post-graduate) on the structure of the post-graduate as well as the elements and strategies towards a political consolidation of Post-graduate Programs Stricto sensu at the UEL. Following the field theory of Pierre Bourdieu (2004), the scientific field has a set of representations conditioned by the symbolic capital, it means that, the dominant field by occupying strategic positions (which are defined policies for funding of scientific research and post graduate and evaluation system of graduate education) tend to stratify the structure and hinder the rise of groups with incipient symbolic capital. This way, we sought to analyze and interpret qualitative and quantitative way the official documents produced by agencies and stakeholders of the scientific field agents (evaluation forms, regulations, programs, resolutions, notices, documents the areas of assessment, etc.), both UEL as CAPES, as well as other agencies that overlap in the national system post-graduate, trying to elucidate the relations objectified in the structure of the field (power relations). |