Resumo: O "empreendedorismo", o "conhecimento" e a "inovação" são diferenciais para a competitividade. Neste contexto as Instituições de Ensino Superior (IES) atuam enquanto fonte de difusão. As Empresas Juniores (EJs) constituem-se um mecanismo que auxilia as IES a desenvolver os atributos listados. O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar os fatores de gestão que determinam a eficiência nas EJs. Esta pesquisa configura-se como descritiva e explicativa, com enfoque aplicado (prático) e perspectiva quantitativa. A contribuição científica da pesquisa está na adoção de técnicas metodológicas e ao descrever aspectos como: geração de conhecimento, eficiência de EJs e fatores de gestão que as determinam. Esta pesquisa utilizou as seguintes técnicas metodológicas aplicadas a dados disponibilizados pela Brasil Junior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores): a) técnica não paramétrica Data Envelopment Analysis (DEA), para avaliar a eficiência técnica relativa das EJs; b) "análise de regressão" e "análise de variância", para identificar os fatores de gestão que explicam as diferenças de eficiência entre as EJs; e, c) estatística descritiva, para avaliar as EJs por outras perspectivas. A amostra da pesquisa é composta por 52 EJs da área de Ciências Sociais Aplicadas filiadas à Brasil Junior. Os resultados empíricos indicam que as EJs apresentam características em comum, tais como: a) o apoio das IES; b) a atividade principal de capacitação e serviços de consultoria; c) a maioria dos clientes são pessoas físicas, micro e pequenas empresas; d) os participantes das EJs atuam sem remuneração; e, e) o conhecimento é considerado a principal variável utilizada nas atividades de capacitação e nos serviços de consultoria prestados. Com a utilização da Data Envelopment Analysis (DEA), verificou-se que a maioria das EJs está distante de obter a eficiência. Com o intuito de gerar subsídios que favoreçam a eficiência, foram identificados e analisados os fatores de gestão que explicam as diferenças de eficiência entre as EJs, tais como: "participação em eventos", "capacidade de negociação", "tempo de mercado", "ações estratégicas realizadas" e "indicadores estratégicos dentro da meta".
Abstract: The "entrepreneurship", "knowledge" and "innovation" are differential for competitiveness. In this context the Higher Education Institutions act as a diffusion agent. The Student Enterprises constitute a mechanism that assists those Institutions to develop the attributes listed. This research objective is to identify and analyze the factors that determine the management efficiency in Student Enterprises. The research scientific contributions are the adoption of methodological techniques and description of aspects such as knowledge generation, Student Enterprises efficiency and their determinant management factors. The following methodological techniques were applied to Junior Brazil (Student Enterprises Brazilian Confederation) data: a) nonparametric Data Envelopment Analysis (DEA) to evaluate Student Enterprises relative technical efficiency; b) "regression analysis" and "analysis of variance", to identify management factors that explain the efficiency differences between Student Enterprises; and, c) descriptive statistics to assess Student Enterprises from other perspectives. The research sample is composed by fifty-two (52) Student Enterprises from Social Sciences courses affiliated to Junior Brazil. Empirical results indicate that Student Enterprises have characteristics in common, such as: a) the Higher Education Institutions support; b) the training and consulting services as the main activity; c) the most of customers being individuals, micro and small enterprises; d) the Student Enterprises members acting without remuneration; e) knowledge being main variable used in training activities and consultancy services provided. Using Data Envelopment Analysis (DEA), it was found that most of Student Enterprises are far from achieving efficiency. In order to generate subsidies that favor effectiveness were identified and analyzed the management factors that explain the differences in efficiency between the Student Enterprises, namely "participation in events", "ability to negotiate", "market time" "strategic actions carried" and "strategic indicators within the target" . |