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Ttulo [PT]: Alfabetizao cientfica de alunos do ensino superior frente s implicaes da engenharia gentica e a idealizao do "melhoramento humano"
Autor(es): Eduarda Maria Schneider
Palavras-chave [PT]:

Ensino de cincias. Anlise quantitativa. Alfabetizao cientfica. Biologia molecular. Eugenia. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Quantitative Analysis. Science education. Scientific literacy. Molecular biology. Eugenics. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Doutor em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Maria Jlia Corazza [Orientador] - UEM
Maria da Graa Ferreira Simes de Carvalho
Fernanda Aparecida Meglhioratti
lvaro Lorencini Jnior - UEL
Flvia Elo Maricato
Resumo:
Resumo No cenrio atual do desenvolvimento cientfico e tecnolgico, uma das reas da cincia que se destaca devido sua acelerada produo de conhecimento, a engenharia gentica, referente ao conjunto de tcnicas que envolve a manipulao do material gentico. No entanto, as aplicaes dessas novas tcnicas, que prometem a soluo de problemas relacionados espcie humana, devem ser analisadas com cuidado, uma vez que podem corresponder a uma ideologia perigosa, baseada em princpios antiticos, tal qual ocorreu no movimento eugnico do final do sculo XIX e incio do sculo XX. A eugenia, que objetivava o melhoramento da espcie humana, transformou-se em um movimento de carter racista e discriminatrio. Ao reconhecer as aproximaes entre os avanos da engenharia gentica humana e a ideologia do movimento eugnico, importante estudar possibilidades de inserir discusses desses temas nos diferentes nveis de ensino e averiguar como esta abordagem vem sendo realizada para a formao de cidados crticos e participativos nas decises sociais. Nesse contexto, objetiva-se com esta pesquisa construir, validar e aplicar um instrumento de investigao sobre conhecimentos, valores e prticas apresentadas por estudantes do ensino superior acerca da engenharia gentica e idealizao do melhoramento humano. A pesquisa foi realizada com universitrios dos anos iniciais e finais de cursos das reas de biolgicas e de humanidades de uma universidade localizada no Brasil e outra em Portugal. A metodologia de elaborao, validao e anlise do instrumento seguiu a abordagem quantitativa, baseada na escala do tipo Likert, testes estatsticos como o Alpha, KMO e Bartlett, bem como anlise dos componentes principais (ACP), das frequncias, das mdias e das correlaes dos componentes, calculadas com o auxlio do programa Statistical Packet for Social Sciences (SPSS). Em relao validao do questionrio, os testes estatsticos aplicados evidenciaram valores satisfatrios de confiabilidade semntica e estatstica, mostrando-se vlido como instrumento de pesquisa. A ACP resultou em trs componentes principais com cargas fatoriais similares ao conjunto de dados do Brasil e de Portugal, que foram classificados, respectivamente, como valores, prticas e conhecimentos, demonstrando a validade dos componentes e do modelo KVP para analisar concepes sobre o tema investigado. Os resultados das frequncias e das mdias do componente I indicaram que grande parte dos estudantes pesquisados demonstra valores deterministas quanto ao uso da engenharia gentica para o melhoramento da populao humana e seu aperfeioamento quanto s doenas. Contudo, a maioria dos acadmicos das duas reas investigadas, nos dois pases, evidencia valores sistmicos quanto ao uso desta tecnologia para buscar o aperfeioamento de caractersticas fsicas e intelectuais. Na anlise das frequncias e mdias do componente II constatamos que a maioria, tanto no grupo de estudantes de biolgicas, como de humanas, nos dois pases, apresenta respostas coerentes com prticas contrrias s ideologias do movimento eugnico. Em relao anlise do componente III, verificamos que grande parte dos respondentes dos dois pases apresenta conhecimento das leis de biossegurana e da complexidade das interaes entre a herana gentica, ambiental e do desenvolvimento do organismo, mas no detm conhecimentos sobre o termo eugenia e so cticos ou desconhecem a possibilidade da escolha do sexo e da seleo de embries saudveis. De modo geral, os resultados alcanados evidenciam a validade do instrumento e deste tipo de pesquisa para a investigao dos conhecimentos, valores e prticas sobre engenharia gentica e eugenia, revelando a necessidade de uma formao que integre estes trs polos ao propiciar a alfabetizao cientfica da populao.

Abstract: In the present scenario of scientific and technological development, one of the areas of Science that stands out due to its accelerated production of knowledge is the genetic engineering, referring to the set of techniques that involves the manipulation of genetic material. However, applications of these new techniques, which promise the solution of problems related to the human species, must be analyzed carefully, since it may correspond to a dangerous ideology, based on unethical principles, as occurred in the eugenics movement of the late nineteenth and early twentieth century. Eugenics, which aimed to improve the human species, became a racist and discriminatory character movement. Recognizing the similarities between the advances in human genetic engineering and the ideology of eugenics movement, it is important to study possibilities of entering discussions of these topics in different levels of education and ascertain how this approach has been made for the formation of critical and participating citizens in social decisions. In this context, the objective of this research was to build, validate and implement a research instrument of knowledge, values and practices presented by higher education students about genetic engineering and idealization of "human enhancement". The survey was conducted with university initial and final year courses in biological areas and humanities at a university located in Brazil and another in Portugal. The methodology of elaboration, validation and instrument analysis followed a quantitative approach based on the Likert scale, statistical tests such as Alpha, KMO and Bartlett and principal component analysis (PCA), the frequency of the means and correlations component, calculated with the help of Statistical Packet for Social Sciences (SPSS). Regarding the questionnaire validation, the applied statistical tests showed good results of semantic and statistical reliability, being valid as a research tool. The ACP resulted in three main components with factor loadings similar to Brazil's dataset and Portugal, which were classified respectively as values, practices and knowledge, demonstrating the validity of the components and the KVP model to analyze views on the subject investigated. The results of frequency and average component I indicated that most of the surveyed students show deterministic values as to the use of genetic engineering for the improvement of the human population, and their improvement as regards diseases. However, most scholars of the two areas surveyed in both countries, shows systemic values regarding the use of this technology to seek the improvement of physical and intellectual characteristics. In the analysis of the frequencies and component averages II found that the majority in both the biological group of students, such as in the humanistic one, in both countries, provides consistent answers with practices contrary to the eugenics movement ideologies. Regarding the component analysis III, we find out that most of the respondents in both countries demonstrated to know the biosafety laws and the complexity of interactions between genetic inheritance, environmental and development of the body, but do not hold knowledge about the term eugenics and are skeptical or unaware of the possibility of sex selection and the selection of healthy embryos. Overall, the results achieved demonstrate the validity of the instrument and this type of research for the investigation of knowledge, values and practices of genetics and eugenics engineering, revealing the need for training that integrates these three centers to provide scientific literacy of the population.
Data da defesa: 04/12/2015
Cdigo: vtls000220375
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Maria Jlia Corazza
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Tese (doutorado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: TESE EDUARDA M SCHNEIDER - REVISADA - FINAL com ata e ficha.pdf
Tamanho: 3233 Kb (3310470 bytes)
Criado: 28-09-2016 09:36
Atualizado: 28-09-2016 09:45
Visitas: 659
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