Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo identificar as contribuições que a inserção da História e Filosofia da Ciência (HFC) pode proporcionar à formação de professores de Ciências e Biologia. Considerando os pressupostos da Alfabetização Científica e suas dimensões relacionadas com a HFC, o estudo trata das relações internas, externas, ontológicas e epistemológicas dos conceitos científicos, admitindo a HFC como uma ferramenta de apoio ao professor que possibilita a integração do conhecimento. Nesta perspectiva, constituímos um grupo de trabalho com 16 estudantes de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade pública do Estado do Paraná, no qual discutimos as possibilidades e dificuldades de se utilizar a HFC como ferramenta de ensino, na Educação Básica. Nossos resultados apontam diversas dificuldades nesta inserção, em especial as que se relacionam à insegurança dos estudantes em adotar nas aulas o enfoque HFC. Neste sentido, os licenciandos demonstraram oscilações argumentativas entre o como e o porquê da inserção da HFC no Ensino de Ciências. Contudo, as possibilidades também foram apresentadas, de modo que apontaram a viabilidade de solucionar, ou ao menos contornar, as dificuldades por meio de debates e atividades oriundas da inserção da HFC no Ensino Superior, diminuindo assim as oscilações argumentativas dos licenciandos. Portanto, as contribuições da HFC à formação inicial foram configuradas, considerando estes aspectos integrados às dimensões do ato educativo em um processo de reflexão sobre a própria prática docente, bem como sobre a Natureza da Ciência.
Abstract: This study aims identify how the insertion of history and Philosophy Science (HPS) can contribute to training of Science and biology teachers. Considering the assumptions of scientific literacy and its dimensions related with HPS. The study deals about internal, external, ontological and epistemological relations of scientific concepts, admitting HPS as a support tool to the teacher that the enable integrations of knowledge. In this way, we set up a study group with 16 students of a Biological Science Degree at a public University of Paraná, which we discuss the possibilities and difficulties about using the HPS as a teacher tool in basic education. Our results point of many difficulties in this insertion, especially those related with the insecurity of the students, on adopt HPS in class. In this sense, the undergraduates showed argumentative oscillations between the how and why they should insert the HPS in the science teaching. However, the possibilities also was pointed of, presenting feasibility of solving, or at least work around, the difficulties through discussions and activities derived of the insertion HPS in the initial training of teachers, thus diminishing the argumentative oscillations from the undergraduates. Therefore, the contributions of the HPS to initial training were configured, considering this aspects integrated the dimensions of educational act in a process of reflection on one's own teaching practice, and about the Nature of Science. |