Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Desenvolvimento profissional de professores que lecionam matemtica no ensino fundamental : possibilidades a partir da reflexo sobre os erros dos alunos
Autor(es): Jos Roberto Costa
Palavras-chave [PT]:

Ensino aprendizagem. Ensino fundamental. Matemtica. Formao continuada de professores. Desenvolvimento profissional docente. Formao continuada. Anlise de erros. Mudana de concepes e prticas. Educao Matemtica. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Teacher‟s professional development. Continuing education. Error analysis. Changing conceptions and practices. Mathematics Education. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Doutor em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Regina Maria Pavanello [Orientador) - UEM
Ettine Cordeiro Qurios - UFPR
Anglica da Fontoura Gracia Silva - UNIAN
Silvia Pereira Gonzaga de Moraes - UEM
Ourides Santin Filho - UEM
Resumo:
Resumo: A reflexo sobre a necessidade de se ultrapassar prticas tradicionais de formao continuada suscitou questionamentos que nos levaram realizao dessa investigao. O erro cometido pelo aluno durante seu processo de aprendizagem foi tomado como tema detonador de reflexo com os professores participantes da pesquisa, por considerarmos que isso possibilitaria aos docentes compreender melhor as dificuldades da sua profisso. Nosso objetivo foi investigar as possibilidades de se estabelecer um processo de desenvolvimento profissional em um grupo de seis professores de Matemtica, a partir da sua reflexo sobre os erros cometidos por seus alunos de 6 ano do Ensino Fundamental. Inicialmente foi feito um estudo bibliogrfico com o objetivo de resgatar a literatura referente formao continuada de professores, ao desenvolvimento profissional docente e anlise de erros dos alunos. A investigao, de cunho qualitativo, teve como instrumentos de pesquisa: observao das aulas, feita antes e durante o processo reflexivo; entrevista estruturada, feita antes, durante e aps o processo reflexivo; e encontros com os professores feitos a partir de uma proposta de formao continuada pautada na anlise de erros, que envolveu os docentes em um trabalho dinmico com troca de experincias e reflexes sobre os erros dos alunos. A anlise do processo de formao se baseou nas falas das professoras e nos registros das aulas observadas, o que permitiu identificar e discutir quatro classes de fenmenos: por que os alunos erram; entre o discurso e a ao; a formao e a sala de aula; a importncia da experincia compartilhada. A anlise das entrevistas sugere que cinco dos seis participantes da pesquisa esto em processo de modificao de sua viso sobre os erros e da ao necessria em sala de aula para trat-los de modo mais conveniente e reflexivo. A anlise das aulas observadas evidenciou que metade dos professores apresentou avanos no que se refere ao tratamento diferenciado dos erros cometidos pelos alunos. Apesar de o estilo de correo das atividades ainda ser, por diversas vezes, tradicional, ele envolveu mais questionamentos do que era feito anteriormente, propiciando mais discusses entre os alunos e o professor. Como o processo de desenvolvimento profissional contnuo, ele tende a avanar ainda mais com a continuidade dos encontros e reflexes conjuntas.

Abstract: The reflection on the need to overcome traditional practices of continuing education raised questions which led us to conduct this research. The error made by the student during the learning process has been taken as the starting theme for reflection with teachers participating in the research because we consider it would enable teachers to better understand difficulties in their profession. Our aim was to investigate the possibilities to establish a professional development process in a group of six teachers of mathematics based on their reflection on the mistakes made by students of the 6th year of elementary school. Initially, a literature study was carried out with the purpose of rescuing the literature regarding continuing education for teachers, the teacher's professional development and analysis of students' errors. The present research is a qualitative one and had as investigation tools: class observation, before and during the reflective process; structured interview conducted before, during and after the reflecting process; and meetings with teachers within a continuing education proposal based on the error analysis, which involved in-service teachers with a dynamic exchange of experiences and reflections on students' errors. The analysis of the education process was grounded on the teachers' speech and the recordings of the classes observed, which allowed us to identify and discuss four kinds of phenomena: reasons for students make mistakes; between the speech and the action; the education and the classroom; the importance of shared experience. The data analysis suggests that five out of six research participants are going through a changing process of their understanding about the errors and the necessary action to be taken in the classroom to treat them more conveniently and thoughtfully. The analysis of the lessons observed showed that half of the teachers presented advances concerning the different treatment toward the mistakes made by students. Although the style of correction activities, most of the time, is still traditional, it involved more questioning than previously, providing further discussions between the students and the teacher. As the process of professional development is continuous, it tends to improve even more with the continuity of meetings and joint reflection.
Data da defesa: 04/12/2014
Cdigo: vtls000220535
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Regina Maria Pavanello
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Tese (doutorado em Educao para a Cincia e a Matemtica)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: TESE verso final Jos Roberto Costa 2014.pdf
Tamanho: 3097 Kb (3171136 bytes)
Criado: 08-06-2016 17:36
Atualizado: 08-06-2016 17:43
Visitas: 835
Downloads: 12

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.