Resumo: A reserva urbana do Parque Municipal do Cinquentenário, localizada no município de Maringá - PR, sofre inúmeros impactos ambientais, comprometendo a conservação deste importante remanescente de Mata Atlântica. O presente trabalho buscou extrair dos moradores do entorno do Parque, por meio de entrevistas semiestruturadas, informações sobre a reserva. Estes dados objetivaram ampliar os temas em uma trilha interpretativa para a prática de Educação Ambiental. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, cuja análise dos resultados baseou-se nos princípios de análise de conteúdos. Dentro de sua metodologia dialogou-se com a comunidade do entorno da reserva alguns conceitos socioambientais durante a atividade de uma trilha interpretativa guiada. Esta foi elaborada com seis paradas, representadas pelos marcos referenciais, os quais apontam aspectos relacionados ao histórico da reserva, ecologia da floresta, espécie exótica, cultura do lixo, córrego Mandacaru e avaliação participante. O trabalho desenvolveu-se aproveitando o potencial de paisagem do entorno da Reserva. Contou com a participação de 10 moradores. Os resultados mostraram que, por meio da socialização dos saberes entre os envolvidos, foi possível o reconhecimento desse trabalho pela atividade conjunta ao complemento dos referenciais sobre o ambiente da unidade de conservação. As temáticas trabalhadas nos diferentes marcos contribuíram para validar uma prática socioambiental de ação educativa com os visitantes, como também para a ampliação temática desta ação na trilha planejada, implantando pesquisas e práticas futuras de Educação Ambiental nesta Unidade de Conservação.
Abstract: The Reserve Municipal Park of Cinquentenário, located in the municipal of Maringá - PR, suffers of countless environmental problems, compromising the conservation of this rain forest remaining. The present work sought to extract from the surrounding residents, through semi structured interviews, information about the reserve. On the developing of a guided interpretative trail as the practice of environmental education. It is characterized as a qualitative research, witch analysis of the results was based on the principles of content analysis. Aimed to engage with that community some environmental concepts during the activity of a guided interpretive trail. This was drawn with six stops, represented by the benchmarks, which point to the historical aspects of the reserve; forest ecology, exotic species; culture of waste, stream Mandacaru and participant evaluation. The work was developed using the potential of the surrounding landscape of the reserve. With the participation of 10 residents. The results showed that, through socialization of knowledge among stakeholders, the recognition of this work by the joint activity to complement the references on the conservation unit environment was possible. The themes worked in different landmarks, contributed to validate an environmental practice of educational activity with visitors, but also for the thematic extension of this action in the planned track, implementing research and future practice of environmental education in this Conservation Unit. |