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Ttulo [PT]: A leitura no contexto de privao de liberdade : anlise da abordagem de leitura no livro didtico
Autor(es): Marlei Cleis Pereira
Palavras-chave [PT]:

Leitura. Livro didtico. (Educao Jovens e Adultos - EJA. Adaptao. Centro de socioeducao. Educao. Privao de liberdade. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Reading. Socioeducation. Textbook. Brazil.
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Eliana Alves Greco [Orientador] - UEM
Luciane Braz Perez Mincoff - UEM
Luciana Cristina Dias di Raimo - UEM
Resumo:
Resumo: O trabalho com leitura em sala de aula um assunto muito discutido e pesquisado na atualidade, devido a sua grande importncia para o desenvolvimento dos alunos em todas as disciplinas escolares, Nessa perspectiva, o presente trabalho dedica-se a uma investigao sobre a forma de como a leitura tem sido trabalhada a partir do livro didtico, por ser este, muitas vezes, a nica ferramenta que os professores tm disponvel aos seus alunos, Focamos, no entanto, na educao de alunos privados de liberdade, que se encontram internados no Centro de Scio Educao de Campo Mouro e que, por receberem a escolarizao nos moldes da Educao de Jovens e Adultos, utilizam o mesmo material didtico. Analisamos, ento, o livro Educao de Jovens e Adultos, de Ccero de Oliveira Silva, Elizabeth Gavioli de Oliveira Silva e Greta Nascimento Marchetti, publicado em 2013 pelo IBEP, que foi o livro didtico escolhido pelos professores para ser utilizado pelos alunos no ano de 2015, no CEEBJA, de Campo Mouro. Nossos objetivos so analisar a abordagem de leitura presente no livro didtico em questo e propor atividades de leitura para a adaptao desse material para a socioeducao, tomando o trabalho mais adequado ao contexto de privaco de liberdade. Como embasamento terico para o desenvolvimento da analise e da proposta, recorremos a autores reconhecidos, como Sol (1998), Leffa (1996, 1999) e Kleiman (2013). A analise evidencia que os autores do livro didtico realizam um trabalho bem diversificado com as atividades de leitura, porm no h uma introduo adequada a leitura da maioria dos textos. As atividades so propostas, em sua maioria, para ocorrer somente depois da leitura, e as questes priorizam a compreenso superficial do texto e a opinio do aluno, independente do teor do texto, sendo poucas as questes de interpretao. O que predomina a abordagem na perspectiva do texto ou do leitor, negligenciando-se o interlocutor e a perspectiva interacional. Como forna de adaptao, sugerimos a substituio de alguns textos por outros que julgamos mais adequados, alm da introduco dos textos por meio de atividades antes da leitura, a tentativa de uma melhor compreenso por meio de atividades durante a leitura e o acrscimo de algumas questes de compreenso e de interpretao as atividades propostas pelos autores.

Abstract: Working with reading in the classroom is a hot topic and researched at present, due to its great importance for the development of students in all school subjects. In this perspective, this work is devoted to an investigation into how reading has been crafted from the textbook, being that often the only tool that teachers have available to their students. We focus, however, in the education of students of private freedom, which are admitted in the Centro de Socio Educao de Campo Mouro, and how they receive schooling along the lines of the Educao de Jovens e Adultos, they use the same teaching materials. We analyzed, then, the book Educao de Jovens e Adultos written by Cicero de Oliveira Silva, Elizabeth Gavioli de Oliveira Silva and Greta Nascimento Marchett, published in 2013 by IBEP, which was the textbook chosen by teachers for use by students in the year 2015 in the CEEBJA of Campo Mouro. We seek to find out What`s the Our goals are to analyze the reading of this approach in the textbook in question and propose reading activities to adapt this material for socioeducation, seeking a more pleasant work for students and a more effective result. As a theoretical basis for the development of the analysis and proposal, we resort to recognized authors like Sole (1998), Leffa (1996, 1999) and Kleiman (2013). During the analysis, we realized that the authors of the textbook did a diverse work with reading activities, however, there is not a proper introduction to the reading of most texts. Activities are proposed, mostly to occur only after the reading, and the issues prioritize superficial understanding of the text, and the opinion of the student, regardless of text content, with few questions of interpretation. What predominates, then, it is the approach to the text perspective or the student, if neglecting the caller and interactive perspective. In order to adapt, we propose to exchange some texts by others who deem most appropriate, the introduction of texts through activities before reading, attempting to better understanding through activities during the reading and the addition of some issues understanding and interpretation to the activities proposed by the authors.
Data da defesa: 28/08/2015
Cdigo: vtls000220586
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Eliana Alves Greco
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: A LEITURA NO CONTEXTO DE PRIVAO DE LIBERDADE (1).pdf
Tamanho: 4840 Kb (4955821 bytes)
Criado: 23-04-2016 10:26
Atualizado: 23-04-2016 10:30
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