Resumo: O trabalho com leitura em sala de aula é um assunto muito discutido e pesquisado na atualidade, devido a sua grande importância para o desenvolvimento dos alunos em todas as disciplinas escolares, Nessa perspectiva, o presente trabalho dedica-se a uma investigação sobre a forma de como a leitura tem sido trabalhada a partir do livro didático, por ser este, muitas vezes, a única ferramenta que os professores têm disponível aos seus alunos, Focamos, no entanto, na educação de alunos privados de liberdade, que se encontram internados no Centro de Sócio Educação de Campo Mourão e que, por receberem a escolarização nos moldes da Educação de Jovens e Adultos, utilizam o mesmo material didático. Analisamos, então, o livro Educação de Jovens e Adultos, de Cícero de Oliveira Silva, Elizabeth Gavioli de Oliveira Silva e Greta Nascimento Marchetti, publicado em 2013 pelo IBEP, que foi o livro didático escolhido pelos professores para ser utilizado pelos alunos no ano de 2015, no CEEBJA, de Campo Mourão. Nossos objetivos são analisar a abordagem de leitura presente no livro didático em questão e propor atividades de leitura para a adaptação desse material para a socioeducação, tomando o trabalho mais adequado ao contexto de privacão de liberdade. Como embasamento teórico para o desenvolvimento da analise e da proposta, recorremos a autores reconhecidos, como Solé (1998), Leffa (1996, 1999) e Kleiman (2013). A analise evidencia que os autores do livro didático realizam um trabalho bem diversificado com as atividades de leitura, porém não há uma introdução adequada a leitura da maioria dos textos. As atividades são propostas, em sua maioria, para ocorrer somente depois da leitura, e as questões priorizam a compreensão superficial do texto e a opinião do aluno, independente do teor do texto, sendo poucas as questões de interpretação. O que predomina é a abordagem na perspectiva do texto ou do leitor, negligenciando-se o interlocutor e a perspectiva interacional. Como forna de adaptação, sugerimos a substituição de alguns textos por outros que julgamos mais adequados, além da introducão dos textos por meio de atividades antes da leitura, a tentativa de uma melhor compreensão por meio de atividades durante a leitura e o acréscimo de algumas questões de compreensão e de interpretação as atividades propostas pelos autores.
Abstract: Working with reading in the classroom is a hot topic and researched at present, due to its great importance for the development of students in all school subjects. In this perspective, this work is devoted to an investigation into how reading has been crafted from the textbook, being that often the only tool that teachers have available to their students. We focus, however, in the education of students of private freedom, which are admitted in the Centro de Socio Educação de Campo Mourão, and how they receive schooling along the lines of the Educação de Jovens e Adultos, they use the same teaching materials. We analyzed, then, the book Educação de Jovens e Adultos written by Cicero de Oliveira Silva, Elizabeth Gavioli de Oliveira Silva and Greta Nascimento Marchett, published in 2013 by IBEP, which was the textbook chosen by teachers for use by students in the year 2015 in the CEEBJA of Campo Mourão. We seek to find out What`s the Our goals are to analyze the reading of this approach in the textbook in question and propose reading activities to adapt this material for socioeducation, seeking a more pleasant work for students and a more effective result. As a theoretical basis for the development of the analysis and proposal, we resort to recognized authors like Sole (1998), Leffa (1996, 1999) and Kleiman (2013). During the analysis, we realized that the authors of the textbook did a diverse work with reading activities, however, there is not a proper introduction to the reading of most texts. Activities are proposed, mostly to occur only after the reading, and the issues prioritize superficial understanding of the text, and the opinion of the student, regardless of text content, with few questions of interpretation. What predominates, then, it is the approach to the text perspective or the student, if neglecting the caller and interactive perspective. In order to adapt, we propose to exchange some texts by others who deem most appropriate, the introduction of texts through activities before reading, attempting to better understanding through activities during the reading and the addition of some issues understanding and interpretation to the activities proposed by the authors. |