Resumo: Este texto pretende analisar e entender o papel da instituição educacional frente à práticas de intolerância e discriminação a LGBT, bem como conhecer a realidade social da escola perante tais práticas. Nesse sentido, a referida pesquisa trata de verificar em que medida a escola trabalha para desnaturalizar ou não, concepções profundamente consolidadas sobre homossexualidade e homofobia. Para tanto, a metodologia partirá de análise documental e estudo de caso. A análise documental vai pesquisar leis, ações e políticas públicas a nível federal, Ministério da Educação, e estadual, Secretaria Estadual de Educação do Paraná, desde o início da República no Brasil até os dias atuais. O estudo de caso, in loco, foi realizado com professores e alunos de duas escolas da rede pública estadual da cidade de Londrina-PR. Foram escolhidas duas escolas distintas, uma localizada na região central e tida como referência e a outra na periferia da cidade. Essa escolha se deu afim de averiguar a percepção dos entrevistados sobre homossexualidade e homofobia e também as especificidades quanto ao ensino-aprendizagem sobre esse tema. Por se tratar de uma temática nova, inserida muito recentemente na academia, o embasamento teórico está ancorado em autores contemporâneos que discutem: sexualidade e gênero, homofobia, discriminação, diversidade sexual, LGBT e todos esses temas correlacionados com: educação pública, currículo, escola e formação docente no Brasil. Os dados revelam que há uma exacerbação do preconceito ocorrendo na escola, isso mostra o quanto a homofobia está ligada ao ensino limitado da escola pública e que ela, é incapaz de transformações e mudanças significativas na linha do pensamento, do comportamento, dos costumes e valores, dessa forma, a escola não está cumprindo com o papel a qual lhe foi designada.
Abstract: This text aims to analyze and understand the role of educational institution forward intolerance practices and discrimination LGBT and know the social reality of school before such practices. In this sense, said research is to check to what extent the school works to denature or not, deeply consolidated views on homosexuality and homophobia. To do so, depart methodology document analysis and case study. The document analysis will research laws, actions and public policy at the federal level, the Ministry of Education, and state of Paraná State Department of Education, from the beginning of the Republic in Brazil until today. The case study, in situ, was carried out with teachers and students from two schools in the public schools of the city of Londrina-PR. Two distinct schools were chosen, one located in the central region and taken as a reference and the other on the outskirts of the city. This choice was in order to ascertain the perception of respondents about homosexuality and homophobia and also the specifics as to the learning on this topic. Since this is a new theme, set recently in the gym, the theoretical basis is anchored in contemporary authors who discuss: sexuality and gender, homophobia, discrimination, sexual diversity, LGBT and all these issues correlated to: public education, curriculum, school and teacher training in Brazil. The data reveal that there is an exacerbation of prejudice occurring in school, it shows how homophobia is linked to the limited education of public school and she is unable to change and significant changes in the line of thought, behavior, customs and values thus the school is not fulfilling the role which was assigned to him. |