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Consultar: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Sociedade e Políticas Públicas)

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Título [PT]: Violência na escola e a relação com o seu entorno : uma abordagem de escolas da Rede Estadual do Ensino Fundamental do Município de Londrina
Título [EN]: Violence in the school and the relation with its surroundings: an approach to the Elementary School System in the City of Londrina
Autor(es): Edna Kawata da Silva
Palavras-chave [PT]:

Violência escolar. Ensino fundamental. Políticas públicas. Características socioespaciais. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Violence in schools. Sociogeographic characteristics. Elementary School. Brazil
Resumo:
Resumo: A pesquisa se pautou na investigação e análise sobre a violência nas escolas e as eventuais relações que podem ser estabelecidas com as características do entorno, onde se localizam as escolas. Desta forma, o objetivo geral da pesquisa é relacionar as características socioespaciais e de qualidade urbana vinculadas à presença ou não do conjunto dos equipamentos sociais públicos e coletivos das escolas pesquisadas, renda dos moradores e condições de domicílio com as ocorrências registradas nos livros de ocorrência, além do desempenho escolar, relativo à nota de cada escola. O objetivo específico da pesquisa é elaborar uma proposta de política pública de enfrentamento da violência escolar. A proposta apresentada consiste da criação de um banco de dados (por meio de um portal) único para a coleta de informações sobre incidentes envolvendo violência escolar e outras variáveis como: renda, moradia, grau de vulnerabilidade da família, local de moradia do estudante, escola, etc. Ancorada nos pressupostos teóricos de Santos (1988), Sposito (1998), Abramovay e Rua (2002), dentre outros, procedeu-se uma pesquisa bibliográfica, tendo como fonte de dados os livros de ocorrências, os quais geraram dados qualitativos e quantitativos apresentados em forma de tabelas. No que concerne à coleta de dados a mesma procedeu em etapas. Para realização dos objetivos previstos foi realizado e sistematizado um conjunto de dados noâmbito da pesquisa para servir às análises. Para tratar do território das escolas antes se apresentou o território do município de Londrina, as questões estruturais da região e de suas formas de sociabilidade. Na sequência, foram levantados dados do Distrito Sede do município de Londrina, onde se localizam as escolas pesquisadas. A seguir, foi realizado um levantamento do desempenho escolar auferido pelos índices das avaliações do MEC das
escolas públicas estaduais do Ensino Fundamental, do 6o ao 9o ano, e se procedeu à análise dos livros de ocorrências das cinco escolas escolhidas do Ensino Fundamental (anos finais), uma localizada em cada região do Distrito Sede de Londrina para identificar se os processos de segregação urbana vinculados à precariedade do território onde está a escola guardam alguma relação com índices de maior ou menor envolvimento dos mesmos em processos de violência na escola. Os dados obtidos com a pesquisa revelam a existência de um efeito do território sobre as escolas. A evidência que sustem esta conclusão é que as escolas localizadas em territórios de maior vulnerabilidade social tendem a ter IDEB e rendimento escolar mais baixo que as localizadas em regiões de menor vulnerabilidade. Os estudos sobre desigualdade educacional têm analisados vários fatores que podem influenciar o desempenho escolar. Os fatores extraescolares referem-se a diversas variáveis, dentre elas, o nível de instrução e a condição de trabalho e renda das famílias, as condições socioambientais, moradias entre outros. Estes foram brevemente aqui analisados. Outros fatores identificam as variáveis dentro da escola, que abrangem desde a questão do gênero, etnia, estrutura da escola, a formação dos pofessores, o projeto político pedagógico, a gestão escolar, equipamentos disponíveis entre outros, que ainda precisam ser investigados. No entanto, são questões que encaminham para estudos posteriores.

Abstracts: The research relies on investigation and analysis of violence in schools, and the possible relations likely be established with the characteristics of the surrounding areas where the schools are located. Therefore, the general objective of this research is to relate the sociospatial and urban-quality characteristics linked to the presence or absence of all public and collective social facilities in the assessed schools, income of the dwellers and their household conditions with the incident records registered in the school registers, in addition to school performance, related to each school's score. The specific objective of the research is to elaborate a proposal for a public policy designed to fight school violence. The presented proposal consists of creating a single database (by means of a web portal) to collect information o incidents involving school violence and other variables, such as: income, household, level of vulnerability of the family, student's housing location, school, etc. Based on the theoretical assumptions by Santos (1988), Sposito (1998), Abramovay and Rua (2002), amongst others, one has conducted bibliographic research, having the record books as source. Such books generated qualitative and quantitative data, presented in the form of tables. As to data collection, it was performed in stages. In order to accomplish the predicted goals, a group of data within the research was created and systematized to serve the analyzes. Dealing with the schools' territories, one firstly presented the territory of the City of Londrina, its region's infrastructural issues and its sociability forms. Afterward, data regarding the place where the assessed schools are located in the District of Londrina were collected. A survey on the performance of the schools was then made. Such performance was measured according to the indexes set by the Brazilian Ministry of Education's evaluations of state Elementary public schools, ranging from the 6th to the 9th grade. One analyzed the record books of the five Elementary Schools chosen (later years), each one located in one of the District of Londrina
regions, in order to identify if the processes of urban segregation, linked to the precariousness of the territory where the school is located, regard any relation to the indexes of greater or lesser involvement of such segregation in the processes of violence within the school. The data obtained from the research show the existence of an effect of the territory on the schools. The evidence that sustains such conclusion is that schools located in territories of greater social vulnerability tend to have IDEB and school performancelower than those located in less vulnerable territories. The studies on educational inequality have analyzed several factors that may influence school performance. The factors that are exterior to school refer to several variables. Amongst them, the instruction level, income and the working conditions to families, socioenvironmental conditions, and housing, among others. These were briefly analyzed here. Other factors identify the variables inside the school, covering from gender and ethnic related issues, qualification of teachers, the political-pedagogical project, school management, and available facilities, among others, which still need to be investigated.
Nevertheless, these are issues to be addressed in later studies.
Código: vtls000220602
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2014
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Ana Lúcia Rodrigues
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Nível: Dissertação (mestrado em políticas públicas)
UEM: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas

Responsavel: ademir
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: EDNA KAWATA DA SILVA.pdf
Tamanho: 2368 Kb (2424572 bytes)
Criado: 14-04-2016 15:30
Atualizado: 14-04-2016 15:49
Visitas: 873
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