Resumo: Este estudo descreveu a animação cultural no rodeio, caracterizando-a a partir das representações e práticas de seus produtores. O trabalho empírico foi alcançado por meio de observação participante no Rodeio de Colorado e entrevistas semi estruturadas junto a 12 animadores de rodeio. As festas de peão se constituem como oferta de lazer e propiciam quatro esferas de sociabilidade: 1) o espaço extra-muros do parque; 2) a feira; 3) o esporte; 4) os shows. No âmbito do rodeio, há presença de profissionais cuja função é animar a fruição daquele esporte. O rodeio em touros é o principal mote das animações, mas os perigos dessa modalidade acarretaram em diminuição das performances corporais dos animadores. O enfoque vem sendo proporcionar uma experiência de exaltação em massa. Em conseqüência das mudanças advindas no modo de produção do espetáculo, os animadores passaram a buscar mais recursos nas tecnologias e na gestão dos riscos. Com destaque para a figura do locutor, os animadores mediam o consumo do esporte na forma espetáculo, sendo as principais atividades informar, direcionar a atenção, incitar emoções na fruição das performances dos atletas e entreter o público com interatividade. Para tanto, a animação de rodeio possui um modo de fazer singular de diálogo com o público, valendo-se da combinação de elementos arcaicos da cultura rural com tecnologias do entretenimento moderno.
Abstract: The means of this study was to describe the cultural animation on rodeo parties by social representations and actions from the professional staff. The empirical work had observation in Colorado city (South Brazil) and interviews with 12 cultural animators. The parties of rodeo became leisure and it developed in four places: 1) outside activities; 2) the great party; 3) the sports challenge; 4) music festival. There are workers to do cultural animation in rodeo parties. The bull riding is the most opportunity to this workers do cultural animation, but it gives danger to life of the clows and speakers. About this risk, the acrobatic performances had a decreasing on rodeo parties. The approach from cultural animation on rodeo is the massive entertainment. After this configuration in cultural animation on rodeo, the technology and risk management have been the resource to do cultural animation on rodeo. The speaker is the greater cultural animator in the rodeo and he does mediation between sport and public. Usually the cultural animators have to do some functions to focusing the spectator attention on rodeo: information, motivation, seduction, and entertainment. Therefore, the animation on rodeo is a special kind of cultural animation and the communication with the public and there are heritage from the rural culture together news technologies from the modern entertainment. |